Segurança no trabalho: 5 práticas essenciais

por | 06/03/2018

Não importa complexidade da obra ou instalação a ser executada, pensar em segurança no trabalho é uma prática fundamental para o sucesso de um projeto.

Imagine a situação: um operário está procurando uma ferramenta. Enquanto caminha pelo canteiro de obras, tropeça em uma pilha de entulho, se desequilibra e bate a cabeça. O risco de sofrer um acidente é grande – ainda mais no contexto da construção civil. Histórias como esta são bastante comuns, infelizmente. Continue a leitura para saber mais e aprender como inserir a segurança no trabalho na rotina da sua equipe!

SEGURANÇA NO TRABALHO: CONCEITO E ESTATÍSTICAS

Você sabe qual é a definição de acidente de trabalho? Ao olhar a Constituição brasileira, você irá encontrar a seguinte descrição:

“(…) o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”
Artigo 19 – Lei nº8.213/91

Segundo pesquisas, atualmente, o Brasil é o 4º país no mundo com o maior número de ocorrências de acidentes no período de trabalho. O primeiro lugar fica com a China – seguida da Índia e Indonésia. Outro dado interessante foi revelado no último Anuário Estatístico da Previdência Social (2015). Nele consta que a construção civil é o 5º setor econômico com maior número de acidentes e o 2º mais letal.

O bem-estar e a saúde do trabalhador no canteiro de obras são de responsabilidade da empresa contratante. Estas organizações precisam de ações práticas para cuidar da segurança de cada funcionário no ambiente de trabalho. Este é um assunto tão sério que exige a fiscalização oficial de diversos órgãos – desde associações de bairro até o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o Ministério do Trabalho.

É importante pensar na segurança no trabalho como um investimento. Afinal, a negligência com os deveres e direitos dos funcionários é um atalho para o prejuízo e dores de cabeça.

DE OLHO NAS DICAS!

Veja 5 práticas essenciais que a Eletrorede separou para cuidar da segurança das suas equipes:

#1 PLANEJAMENTO EM PRIMEIRO LUGAR
Planilhas, cronogramas, orçamentos… todas as ferramentas de planejamento são fundamentais para minimizar os riscos de imprevisto em qualquer projeto. No caso de uma reforma, instalação ou obra, não é diferente!

Considere no orçamento da obra o investimento na segurança da equipe. Pesquisas apontam que, para cada R$1 investido, são economizados R$3 em custos de acidentes – como despesas médicas e ações na justiça.

Faça um levantamento de todos os riscos! Desta forma, construtora e mestre de obras poderão definir estratégias de prevenção coerentes com a realidade.

#2 TENHA SEMPRE EM VISTA AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
O Ministério do Trabalho disponibiliza as Normas Regulamentadoras (popularmente conhecidas como NR). São direcionamentos relativos à segurança e medicina do trabalho – que devem ser cumpridos obrigatoriamente por empresas públicas e privadas que adotem o regime CLT.

Tanto o empregador, quanto os funcionários devem se atentar ao cumprimento destas regras. Afinal, qualquer deslize pode gerar prejuízo para ambas as partes. Quando todos estão trabalhando em prol do mesmo ideal, fica mais fácil garantir um ambiente seguro!

Para fazer o download gratuito de todas as NRs, clique aqui.


#3 UNIFORME COMPLETO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO CERTIFICADOS
Antes de colocar as mãos à obra, certifique-se de fornecer aos funcionários todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para executar cada tarefa. Além disso, é responsabilidade do contratante fiscalizar o uso destes equipamentos.

A Contricon (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário) fez uma pesquisa que revelou dados interessantes. O estudo indica que o grande número de acidentes de trabalho na construção civil está relacionado, principalmente, à falta de uso de capacetes, luvas, óculos de proteção e outros EPIs.

A NR-6 trata exclusivamente deste tema. Acesse o link para conferir na íntegra.

#4 CAPACITE, TREINE, FISCALIZE
Sua equipe sabe como agir em caso de algum acidente? Crie um processo para que os próprios funcionários possam identificar, reportar riscos e lidar com situações de crise. O treinamento é fundamental para garantir a segurança no trabalho.

Promova capacitação adequada de todos e invista na fiscalização dos acordos estabelecidos. Incentive, motive e engaje os colaboradores a adotar estas práticas. Este é um assunto sério e deve ser tratado como tal!

#5 FAÇA MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A última dica é extremamente importante quando o assunto é segurança no trabalho!

Faça revisões periódicas e manutenção preventiva em todas as máquinas utilizadas na execução da obra ou nas instalações do projeto. Desta forma, os funcionários poderão explorar a capacidade de todos os equipamentos sem a preocupação com acidentes de trabalho.

Dica: elabore um cronograma de manutenção preventiva de todas as máquinas utilizadas pela construtora. Assim, você minimiza riscos e tem o controle do que está em perfeito estado de funcionamento.

Para a Eletrorede, garantir a segurança dos funcionários é fundamental! Temos sólida experiência no cumprimento às Normas Regulamentadoras. Ficou interessado (a)? Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre a execução do seu projeto.


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá