Indústria 4.0: como ela vai impactar o seu negócio?

por | 13/03/2018

Entenda o que é e como a sua empresa pode se beneficiar com a Indústria 4.0.

Provavelmente você já ouviu falar na Revolução Industrial. Este processo influenciou diversos aspectos da vida cotidiana na época. Começou com a transição dos métodos artesanais para a produção por máquinas – gerando novos meios de produzir e distribuir energia. A grande questão é: qual a relação deste acontecimento histórico com a Indústria 4.0? Leia o texto para descobrir!

INDÚSTRIA 4.0: ENTENDENDO O CONCEITO

A tecnologia mudou a maneira que consumimos informação e como nos relacionamos uns com os outros. Tal fato nos transporta a um novo período histórico da humanidade: a quarta Revolução Industrial. Mudanças que irão transformar, mais uma vez, o funcionamento do mundo e impactar a nossa rotina.

A Indústria 4.0 veio para movimentar a economia, elevar os padrões de vida e gerar empregos qualificados. Este conceito surgiu em 2011, na Feira de Hannover. Incentivada pelo Governo alemão junto a empresas de tecnologia e centros de pesquisa, a iniciativa propõe a descentralização do controle dos processos ao longo de toda a cadeia de produção. Tudo isso, é claro, inserindo uma grande quantidade de dispositivos tecnológicos conectados entre si.

Em resumo, trata-se de uma equação simples:

Trabalho Colaborativo
+
Inovações Tecnológicas [Automação, controle e tecnologia da informação] +
Setores Industriais e Processos de Manufatura
=
Eficiência Operacional

O setor industrial brasileiro, de acordo com especialistas, apresenta um déficit no acompanhamento das tendências. Grande parte das indústrias ainda está engatinhando neste sentido. A maioria se encontra na transição da Indústria 2.0 [utilização de energia elétrica e linhas de montagem] para a Indústria 3.0 [automação por meio da robótica, programação e eletrônica].

Em 2016, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um estudo interessante. Nesta pesquisa foi descoberto que apenas 58% da amostra (2225 fábricas) já tem ciência da importância de investir em tecnologias para aumentar a vantagem competitiva. Um número relativamente grande. Entretanto, menos da metade investe neste setor.

CONHEÇA OS PRINCÍPIOS

A implantação da Indústria 4.0 nas fábricas segue alguns princípios de desenvolvimento. Veja quais são eles:

1) MODULARIDADE
Capacidade de produzir de acordo com a demanda – utilizando os recursos de acoplamento e desacoplamento dos módulos no processo. Isto possibilita a criação de alternar com facilidade as atividades das máquinas.

2) VIRTUALIZAÇÃO
Sistemas de simulação já ficaram ultrapassados. A Indústria 4.0 sugere o desenvolvimento de uma espécie de “cópia virtual” das fábricas inteligentes. Por meio de sensores espalhados pela planta, é possível monitorar remotamente e rastrear todos os processos.

3) POSSIBILIDADE E ESTRUTURA PARA OPERAÇÃO EM TEMPO REAL
Os dados são coletados de forma instantânea – servindo como base e possibilitando a tomada de decisão em tempo real.

4) DESCENTRALIZAÇÃO DE PROCESSOS
Um dos pilares mais interessantes da Indústria 4.0, a descentralização acontece com o objetivo de melhorar os processos de produção. Como as máquinas fornecem dados importantes sobre o ciclo de trabalho, será possível arquitetar as decisões por meio do sistema cyber-físico – levando em consideração as necessidades em tempo real.

5) SOFTWARE COM FOCO EM SERVIÇOS
O conceito de Internet of Services (em português, Internet dos Serviços) oferece inúmeras possibilidades de atuação. Vai além do simples monitoramento de dados. O software também pode fornecer informações essenciais sobre os dispositivos. Esta análise serve como base para insights e inputs críticos com foco em aprimorar o processo.

Um termostato conectado a um IP, por exemplo, pode mostrar alternativas de eficiência energética para economizar na conta de luz.

COMO A INDÚSTRIA 4.0 VAI IMPACTAR O SEU NEGÓCIO?

Assim como as três Revoluções Industriais passadas, a chegada da Indústria 4.0 trará mudanças que afetarão não só o mercado, mas a nossa vida. Em um contexto cada vez mais competitivo e exigente, a empresa que não investe na criação ou implantação de novos modelos de negócio acaba morrendo na praia.

Veja alguns exemplos de como este processo pode impactar o seu negócio:

  • ADAPTAÇÃO AO NOVO PADRÃO DE INDÚSTRIA
    As empresas precisarão investir na adequação ao modelo de fábricas inteligentes. Para que isso aconteça, a tecnologia é peça fundamental no que diz respeito a garantir a viabilidade desta adaptação.

Será necessário realizar muitas pesquisas nos campos de segurança, interação máquina-máquina e confiabilidade da produção.

  • NOVAS DEMANDAS PARA OS PROFISSIONAIS
    Como em todo processo de mudança, as demandas também se transformam. Algumas necessidades deixam de existir e abrem espaço para novas. Por exemplo, a mão de obra automatizada vem ganhando espaço na indústria e robôs passaram a substituir pessoas. Parece um cenário muito ruim, mas há o outro lado da moeda! Começam a surgir novas demandas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento – tarefa que é realizada por profissionais extremamente capacitados.

É importante entender que a Indústria 4.0 não surge como uma inimiga dos humanos. Ao contrário, ela vem para aprimorar processos criados por pessoas e otimizar o tempo – a fim de permitir novos insights por parte dos pesquisadores.

  • FOCO NO CLIENTE
    Pensando em atender um público que se mostra mais exigente, as empresas começaram a investir em equipamentos mais modernos. Estes possibilitam a customização de cada produto de acordo com as necessidades ou demandas específicas de cada cliente.

As fábricas inteligentes tornam esta variável do processo de produção uma realidade. Hoje já é possível levar em conta as preferências de cada consumidor.

Assim como a Indústria 4.0, a atuação da Eletrorede no mercado é pautada pela inovação de projetos – de acordo com a necessidade do cliente.

 Quer saber mais sobre os nossos serviços na área industrial? Acesse o link para conferir ou, se preferir, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em entender as necessidades da sua empresa e esclarecer todas as suas dúvidas!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

3 inovações tecnológicas no setor de distribuição de energia

Conheça as novidades que estão ganhando espaço no setor de distribuição de energia elétrica. O setor de distribuição de energia é muito versátil. A cada
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá