Rede Subterrânea: conheça os benefícios

por | 20/03/2018

Descubra as vantagens de investir na rede subterrânea – um dos modelos de distribuição de energia.

Imagine caminhar pela cidade, olhar para o céu e não ser atrapalhado (a) por inúmeros postes com fios entrelaçados. A instalação de uma rede subterrânea pode transformar a paisagem de um lugar – mas não para por aí. Os benefícios vão muito além da estética!

Quer entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura. Este texto foi feito para você!

REDE SUBTERRÂNEA: ALTERNATIVA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Assim como acontece nas redes de água e saneamento, em projetos de rede subterrânea toda a fiação é transferida para galerias localizadas no subsolo. Este modelo de distribuição de energia já é uma realidade nos países desenvolvidos. É muito comum encontrar trechos urbanos sem fiação aérea.

No Brasil, o cenário ainda é um pouco diferente. Por não ser um tema muito abordado, é difícil enxergar a viabilidade e as vantagens de investir em um projeto como este. É preciso enxergar esta mudança como uma oportunidade de investimento. Afinal, este modelo de distribuição é uma alternativa que traz inúmeras vantagens para todos os públicos envolvidos: desde as concessionárias de energia até a população em geral.

Leia mais: Indústria 4.0: como ela vai impactar o seu negócio?

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

O primeiro pensamento em relação ao processo de enterramento da fiação sempre está ligado à questão estética. É preciso ampliar este pensamento! A instalação de uma rede subterrânea gera impactos muito positivos quando o projeto considera a revitalização e reurbanização do local.

Em relação ao modelo de fiação aérea, as redes subterrâneas se apresentam como uma alternativa muito mais moderna. Sabe por quê? Muito simples! Elas estão melhor protegidas e sofrerão menos impacto com as interferências do meio.

Veja as principais vantagens de investir na rede subterrânea como alternativa principal de distribuição de energia:

  • ESTÉTICA
    Com postes, transformadores e cabos elétricos em galerias no subsolo a paisagem urbana fica muito mais agradável! É possível plantar mais árvores, já que, sem os fios não há perigo de acidentes.

A sensação de bem-estar nas pessoas aumenta bastante – afinal, a rua se torna um ambiente charmoso e acolhedor. Tal fato também gera impacto no movimento comercial e valoriza os imóveis da região.

  • SEGURANÇA
    A rede subterrânea é uma alternativa de distribuição que aumenta a segurança das pessoas na cidade. Como? Não existirão mais colisão de carros em postes! Além disso, as crianças que empinam pipa não estarão expostas ao perigo de sofrer acidentes com a energia elétrica por conta das fiações.
  • REDUZ CUSTOS DE MANUTENÇÃO
    Com a fiação em galerias subterrâneas, a rede fica protegida do desgaste com fenômenos naturais ou outras interferências externas. Este investimento resulta custos menores de operação e manutenção corretiva.

Como os equipamentos são de grande durabilidade e funcionam de maneira automatizada, é possível transferir cargas de energia automaticamente – basta realizar o comando no Centro de Operação.

  • MENOS RISCOS DE TRANSTORNO OPERACIONAL
    No que diz respeito à eficiência na distribuição de energia, o modelo de redes subterrâneas reduz consideravelmente a possibilidade de descargas elétricas e apagões.
  • ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
    Sem postes atrapalhando o caminho, as pessoas com deficiência (PCDs) terão maior acessibilidade, mobilidade e autonomia para se locomover pela cidade.
  • SATISFAÇÃO PARA TODOS
    Todos os públicos de interesse ficam satisfeitos com esta alternativa de distribuição de energia. O Estado, as concessionárias e a população em geral desfrutam da qualidade e vantagens que a rede subterrânea oferece.
  • PROCESSO LIMPO
    Atualmente já existem tecnologias de perfuração que geram menos transtorno no processo de instalação. É possível reduzir a movimentação dos equipamentos e continuar permitindo a movimentação de pedestres e veículos nas proximidades do local.

Viu só? A instalação de rede subterrânea é um investimento com custo-benefício excelente!

Se você ficou interessado (a) por esta alternativa, entre em contato conosco! Com muita experiência no mercado, nosso trabalho é reconhecido pela experiência e qualidade nos serviços elétricos para concessionárias de energia e obras em loteamentos comerciais, residenciais e industriais.

 Não importa o segmento – a Eletrorede é a solução certa para viabilizar o seu projeto!


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá