Eletrorede responde: o que fazer em caso de pequenos incêndios?

por | 22/03/2018

Aprenda como agir em situações de pequenos incêndios.

Ao executar uma obra ou reforma, é preciso pensar na instalação de uma infraestrutura para combater pequenos incêndios. Se antecipar é o grande segredo para minimizar riscos. Também é fundamental investir em um programa de educação preventiva. Assim, é possível capacitar as pessoas a agir com segurança!

Leia mais:  Segurança no trabalho: 5 práticas essenciais

Você sabe o que fazer em caso de pequenos incêndios na sua casa, fábrica ou empresa? Leia o texto para descobrir.

O TRIÂNGULO DO FOGO

Todo incêndio – de pequena, média ou grande escala – começa com uma reação química desencadeada por 3 elementos: combustível, comburente e calor (reação em cadeia). Entenda o que é e como cada fator influencia na combustão:

#1 COMBUSTÍVEL
Corresponde a qualquer material que possa ser oxidado. Eles podem estar em 3 estados:

  • Gasosos: gás hidrogênio, gás liquefeito de petróleo, acetileno, etc.
  • Líquidos: gasolina, álcool, óleo combustível, éter, etc.
  • Sólidos: algodão, madeira, papeis, etc.

Ainda neste assunto, os combustíveis líquidos se subdividem em duas categorias. Veja:

  • Voláteis: liberam vapor em temperatura ambiente e apresentam maior risco. Ex: álcool e gasolina.
  • Não voláteis: praticamente não liberam vapor e apresentam menor risco. Ex. graxa e tintas.

#2 COMBURENTE
Elemento simples, mas indispensável para gerar a combustão. O comburente é o gás oxigênio (O2) – que reage ao entrar em contato com o combustível.

 #3 CALOR (REAÇÃO EM CADEIA)
Para fazer uma fogueira é preciso mais do que alguns pedaços de madeira (combustível) em contato com o oxigênio (comburente). O fogo só começa quando o calor de um fósforo – por exemplo – fornece a energia necessária para a reação química continuar.

COMO COMBATER PEQUENOS INCÊNDIOS?

Para combater um incêndio com segurança, é preciso remover um dos fatores que compõem o triângulo do fogo. A Eletrorede preparou um resumo para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Veja só:

A. ELIMINE O COMBUSTÍVEL
Em incêndios de classe B (com líquidos que queimam na superfície e deixam resíduos) e C (com equipamentos elétricos) este método é o mais indicado.

Neste caso, basta retirar o material do local. Se o gás da sua cozinha está aberto, por exemplo, é preciso desligar o botão para que eliminar o combustível de uma possível reação.

B. ELIMINE O COMBURENTE
Imagine a seguinte situação: você está cozinhando com óleo e a frigideira começa a pegar fogo. O que você faz? Se a resposta foi jogar água, é melhor rever suas atitudes. Neste caso, a água poderia causar uma explosão de óleo quente – ocasionando queimaduras na sua pele.

A alternativa certa é desligar o fogo e colocar um pano úmido por cima da frigideira – impedindo que o oxigênio entre em contato com as chamas. Para eliminar o comburente, basta cortar o contato entre o combustível e o oxigênio usando a técnica do abafamento por uma cobertura.

C. ELIMINE O CALOR
Este é um dos principais métodos de se combater um incêndio – principalmente os de classe A (combustíveis sólidos que queimam na superfície e na profundidade deixando resíduos). Para eliminar o calor, basta diminuir a temperatura. Os extintores são as ferramentas mais indicadas para esta tarefa.

Lembre-se: existe um extintor apropriado para cada tipo de incêndio. Preste atenção nesta sinalização! Do contrário, você pode piorar a situação e transformar pequenos incêndios em grandes.


PRINCIPAIS TIPOS DE EXTINTOR

Conheça as quatro categorias de extintores e saiba em qual classe de incêndio usar cada um:

  • EXTINTOR À BASE DE ESPUMA – Incêndio Classe A e Classe B
    Materiais sólidos como madeira, papel ou tecido – que, após a combustão, geram resíduos como cinzas e carvão. Também pode ser utilizado em incêndios com líquidos e gases inflamáveis ou em sólidos que derretem para entrar em combustão – como a parafina, por exemplo.
  • EXTINTOR H2O Incêndio Classe A
    Materiais sólidos como madeira, papel ou tecido – que, após a combustão, geram resíduos como cinzas e carvão.
  • EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO (BICARBONATO DE SÓDIO) – Incêndio Classe B e Classe C
    Pode ser utilizado em incêndios com líquidos e gases inflamáveis ou em sólidos que derretem para entrar em combustão – como a parafina, por exemplo. Também é a categoria mais indicada para combater incêndios em equipamentos elétricos.
  • EXTINTOR DE GASES E VAPORES INERTES (GÁS CARBÔNICO, VAPOR D’ÁGUA E NITROGÊNIO) – Incêndio Classe B e C
    Assim como o extintor de pó químico, ele pode ser utilizado em incêndios com líquidos e gases inflamáveis ou em sólidos que derretem para entrar em combustão. Também é a categoria usada para combater incêndios em equipamentos elétricos.

DICAS PARA UTILIZAR O EXTINTOR

Ao enfrentar situações de pequenos incêndios, o extintor é a ferramenta mais indicada. Contudo, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes:

  • VERIFIQUE ANTES DE USAR
    Você precisa analisar as condições do extintor antes de usá-lo. Confira se os lacres não foram violados, se está dentro do prazo de validade e se está com o selo de qualidade do INMETRO.

Verifique se o indicador de pressão está na faixa verde. Se estiver na vermelha, não é seguro utilizar aquele extintor.

  • REGRAS DE UTILIZAÇÃO
    O primeiro passo é retirar a trava da válvula e se certificar que o lacre foi rompido. Você sempre deve segurá-lo na posição vertical! Depois, aponte a mangueira em direção à base das chamas – sempre de uma distância segura.

Existem extintores que não possuem mangueira. Se este for o seu caso, não se preocupe! O importante é direcionar o jato sempre para a base do fogo.

EM CASO DE INCÊNDIO: MANTENHA A CALMA!

Antes de agir para combater pequenos incêndios, é fundamental tomar alguns cuidados. Confira a altura do fogo – isto, é claro, se a fumaça não estiver dificultando sua respiração ou atrapalhando a visualização do foco das chamas. Se a temperatura do ambiente estiver alta ao ponto de impedir sua permanência no ambiente, deixe o local imediatamente!

Não dá para eliminar totalmente a possibilidade de um incêndio, mas é possível equacionar os riscos! A Eletrorede tem sólida experiência no desenvolvimento de projetos e instalação de infraestrutura de combate a incêndio para clientes de diversos segmentos.

 Ficou interessado (a)? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá