Como economizar energia: 5 práticas fundamentais para ajudar a sua empresa

por | 09/04/2018

Conheça algumas ações simples, mas eficientes, para economizar energia na sua empresa.

Além de contribuir para o uso consciente dos recursos naturais, economizar energia também gera impacto positivo na sua conta de luz ao final do mês. As empresas que priorizam esta pauta em suas agendas também aumentam sua credibilidade ante ao público. A verdade é uma só: não faltam motivos para adotar alternativas e economizar energia na sua empresa!

Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Continue a leitura e conheça 5 ações para colocar em prática na rotina corporativa.


COMO A SUA EMPRESA PODE ECONOMIZAR ENERGIA?

Saiba quais atitudes fazem a diferença para economizar energia:

#1 MODERNIZAÇÃO É TUDO

Investir na modernização aprimora a eficiência energética de sua produção e, como consequência, diminui os gastos com energia elétrica.

Uma das maneiras mais conhecidas de poupar dinheiro e eletricidade é trocar os tipos de lâmpada usados no ambiente. As fluorescentes e de LED são as melhores opções. Enquanto a primeira dura cerca de 8 mil horas e consome 15 watts, a segunda tem uma vida útil de 50 mil horas e seu consumo fica em torno de 6 a 8 watts.

É claro que as lâmpadas não são os únicos itens que devem ser modernizados. Com o aumento da eficiência energética de maquinários e outros equipamentos, o investimento se paga em alguns meses.

Embora seja uma dica básica, é sempre importante relembrar!

#2 A ILUMINAÇÃO NATURAL É SUA GRANDE ALIADA

Pense em estratégias para aproveitar ao máximo a luz natural. Aproxime os polos de trabalho das janelas, quebre paredes e evite pintá-las com cores escuras. Os tons mais claros refletem a luz com mais intensidade e diminuem o consumo de energia.

As tintas escuras absorvem a claridade e deixa os ambientes mais quentes – tornando necessário o investimento em equipamentos como ar condicionado ou ventiladores.

#3 PLANEJE SUA INFRAESTRUTURA DE MANEIRA ESTRATÉGICA

Esta dica é fundamental! Toda a infraestrutura do edifício, escritório ou galpão de fábrica deve ser pensada de maneira lógica e eficiente. Alguns movimentos são muito importantes. Veja:

  • Instale sensores de presença nos ambientes com pouca circulação de pessoas – como banheiros e halls. Esta é uma alternativa para evitar que as luzes fiquem ligadas o tempo todo e evita o consumo irresponsável de energia elétrica.
  • Desenhe um projeto pensando em garantir uma circulação de ar inteligente. Invista em janelas amplas, portas grandes com abertura para outros espaços bem ventilados e em ambientes maiores. Procure unificar espaços, pensando sempre na entrada e saída do ar.
  • O isolamento térmico também é um investimento muito importante quando se trata de economizar energia. Esta é uma estratégia que ajuda a manter a temperatura de um espaço menos vulnerável ao calor externo. Um bom exemplo são as janelas duplas – que possuem uma camada de ar entre os dois vidros e diminuem a troca de calor entre os ambientes.
  • Como não dá para contar 100% com a luz natural, é essencial investir em uma iluminação artificial eficiente. Além de utilizar equipamentos mais modernos, é importante garantir que as lâmpadas estejam distribuídas pelo espaço de maneira estratégica. Consulte um especialista para fazer este estudo! 

#4 CONHEÇA OS CUSTOS DA SUA PRODUÇÃO

Procure acompanhar de perto as etapas da sua produção e preste atenção onde, quanto e por quanto tempo a energia elétrica é necessária. Desta maneira, você será capaz de discernir em quais momentos a operação gera desperdício e criar estratégias para usar esta energia de maneira consciente.

Veja em quais momentos é possível desligar os equipamentos sem sofrer prejuízos.

#5 ESTEJA ATENTO AO QUE ACONTECE NO MUNDO

Economizar energia é uma pauta que está em alta a todo o momento. Pesquisadores e empreendedores se unem para pensar em soluções de consumo cada vez mais responsáveis. No segmento da energia elétrica não é diferente.

Recentemente, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – desenvolveu a Tarifa Branca. Trata-se de um método alternativo de cobrança na conta de luz, pensada como uma estratégia para reduzir o consumo de energia e aliviar a sobrecarga das distribuidoras em determinados horários do dia.

Para descobrir como funciona a Tarifa Branca e entender se ela é o melhor modelo de cobrança para o seu perfil, clique aqui e faça o download grátis do nosso infográfico.

RESUMINDO…

O processo para economizar energia se dá em 3 etapas:

  1. Evitar o desperdício dos recursos naturais;
  2. Reduzir o consumo de eletricidade;
  3. Reaproveitar a energia gasta.

A Eletrorede Engenharia é especialista em atuar com soluções inovadoras no ramo da distribuição de energia. Somos uma das maiores parceiras das concessionárias de energia – além de trabalhar em loteamentos industriais, comerciais e residenciais. Clique aqui e conheça nossos serviços!

 


Artigos Relacionados
Linha viva: o que é isso?

A linha viva é uma técnica desenvolvida nos EUA por conta dos acidentes que aconteciam com eletricistas a todo momento. Ela permite a realização de
Saiba mais

Automação na distribuição de energia: entenda a importância

Quais são as vantagens que a Automação traz para a Distribuição de Energia? Atualmente tudo é – ou está no processo de se tornar –
Saiba mais

Tarifa Branca: vale a pena mesmo?

Quais as vantagens e desvantagens de aderir a Tarifa Branca? A Tarifa Branca é uma nova modalidade de cobrança que entrou em vigor no início
Saiba mais

Engenharia Hospitalar: conheça 4 desafios do segmento

A engenharia hospitalar é mais complexa do que parece. Construir um hospital é muito mais do que levantar um prédio. Como em toda obra, existem
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá