Drenagem Subterrânea: por que ela é necessária?

por | 17/04/2018

Entenda o que é, como funciona e porque a drenagem subterrânea é um fator essencial para prestar atenção.

Quando você pensa em comprar um terreno, há alguns fatores importantes para levar em consideração. As possibilidades de drenagem e o impacto que intervenções deste tipo podem gerar durante a instalação hidráulica da rede artificial são aspectos a serem cuidadosamente analisados. O texto a seguir trata deste tema. Vamos te explicar o conceito, funcionamento e mostrar porque a drenagem subterrânea é extremamente necessária.

Você está pronto(a)? Então, continue a leitura!

MAS, AFINAL, O QUE É A DRENAGEM SUBTERRÂNEA?

Drenagem é um sistema planejado para escoar a água superficial de terrenos encharcados por meio de alguns recursos artificiais. No geral, são utilizados tubos, valas, canais, túneis, fossos e até mesmo motores como apoio ao processo.

O ciclo da água depende das chuvas. A água pluvial pode ser acumulada em diversos lugares: represas, lados, poças, terrenos, etc. Ou seja: ela pode seguir seu curso (escoando por um terreno íngreme) ou se infiltrar no solo.

A drenagem subterrânea consiste em uma instalação para, como o próprio nome sugere, drenar o excesso de água no subsolo. Desta forma, se configura como uma estratégia eficiente na redução dos riscos de erosão, possíveis alagamentos e protegendo os edifícios de sofrer com os problemas gerados pela umidade.

Veja alguns exemplos dos efeitos causados pelo excesso de água no solo:

  • Prejudica a absorção de nitrogênio pelas raízes;
  • Leva ao apodrecimento das raízes;
  • Aumenta a salinização do solo;
  • Causa dificuldades no trânsito de máquinas;
  • Contribui com a deterioração da estrutura do solo;
  • E muito mais!

Às redes de drenagem construídas pela intervenção humana nas cidades se dá o nome de redes artificiais. São elas que dão o suporte e promovem a estabilidade adequadas para a porção terrena no ciclo da água. Com a união do sistema de drenagem residencial, comercial e industrial às redes das ruas conduzem a água pelos bueiros e galerias pluviais da cidade – até se acomodarem no corpo de água (mar, lago, etc.) mais próximo.

Leia mais: Normas Regulamentadoras: o que são e como elas afetam o seu negócio?

COMO FUNCIONA UM PROJETO DE DRENAGEM?

 Para realizar um projeto de drenagem subterrânea é fundamental contar com o apoio de profissionais experientes e qualificados. Um estudo técnico profundo faz toda a diferença para evitar equívocos comuns – tanto no planejamento, quanto na instalação hidráulica.

Conheça os principais tópicos observados em um projeto de drenagem:

  • Reconhecimento e delimitação da área: análise e diagnóstico da origem do excesso de água.
  • Levantamento topográfico: etapa do processo responsável por estudar o terreno e definir em quais perímetros serão instalados os tubos da rede artificial. 
  • Estudo do solo e dos lençóis freáticos: este é um estágio fundamental para o sucesso do projeto. O estudo aprofundado do solo permite avaliar a macroporosidade e condutividade hidráulica do terreno.

Já para realizar o levantamento de informações dos lençóis freáticos é necessário instalar uma rede de poços de observação em toda a área delimitada. 

  • Estudo do clima: tem o objetivo de analisar o índice de precipitações na região onde o sistema de drenagem subterrânea será instalado. 

Com base nos dados estudados e em algumas fórmulas, é possível elaborar um projeto eficiente – distribuindo a instalação dos tubos de maneira estratégica para aquele terreno específico. Por isso, a análise de um especialista faz toda a diferença para garantir que o investimento em um sistema de drenagem subterrânea valha a pena. 

A Eletrorede tem grande expertise técnica para elaborar e executar instalações hidráulicas para clientes de diversos segmentos. Se você precisa de suporte para realizar um projeto de drenagem subterrânea, conte com a nossa equipe!


Artigos Relacionados
Instalações Hidráulicas: tudo o que você precisa saber

Entenda tudo a respeito de instalações hidráulicas e como fazê-las da forma correta em sua obra! As instalações hidráulicas são uma parte fundamental de qualquer
Saiba mais

Instalações Hidráulicas: conheça as 10 falhas mais comuns

Descubra quais são os erros mais comuns em instalações hidráulicas e aprenda a evita-los. Realizar instalações hidráulicas em edificações é um trabalho que exige muita
Saiba mais

Esgoto Sanitário: como ele impacta na qualidade de vida?

Entenda o que é o esgoto sanitário e a sua importância para o cotidiano. Já imaginou viver em um lugar onde não há coleta ou
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá