Período de chuvas: veja como se proteger da incidência de raios

por | 26/04/2018

Em algumas épocas do ano a chuva não perdoa. Você sabe como se proteger dos raios?

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizou um estudo que revelou dados interessantes. Na última década, uma média de 133 pessoas morreram por ano no Brasil em decorrência de descargas elétricas. Pensando nisso, surge a dúvida: como se proteger dos perigos gerados pela incidência de raios? Continue a leitura para descobrir!

CONHEÇA OS IMPACTOS E PERIGOS CAUSADOS PELA INCIDÊNCIA DE RAIOS

 Para começar, é importante esclarecer conceitos. Em uma tempestade, três elementos se destacam na cena e, embora pareçam semelhantes, possuem algumas diferenças entre si. São eles:

  • Relâmpago: por conta da rápida movimentação dos elétrons, o clarão que você enxerga no céu corresponde ao relâmpago.
  • Trovão: ainda efeito desta movimentação, o trovão é o barulho gerado pelo aquecimento dos elétrons.
  • Raios: são uma descarga elétrica que ocorre entre uma nuvem e outra – ou entre as nuvens e o solo. Este fenômeno é mais comum em lugares que possuem um clima tropical.

O Brasil é o local que mais sofre com a incidência de raios no mundo. Além do clima propício e a sua extensão territorial, o aquecimento global e a urbanização são dois fatores que contribuem para aumentar as ocorrências. Por ano, são cerca de 57,8 milhões de raios no nosso país.

UM RAIO CAI DUAS VEZES NO MESMO LUGAR? 

Apesar da expressão popular afirmar o contrário, um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar. Inclusive, pode acontecer até de cair repetidas vezes em um ponto específico – como é o caso do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estátua mais famosa do Brasil é atingida por uma média de 6 raios todos os anos.

Sabendo que esta informação é verdadeira, se torna mais urgente ainda se proteger dos perigos causados pela incidência de raios. Neste contexto, é importante ter acesso a algumas informações cruciais:

  • Grande parte dos óbitos decorrentes pelo fenômeno são causadas pela potência da descarga elétrica;
  • Os raios costumam cair em pontos altos – pois é o local onde as cargas positivas tendem a se acumular. Por isso, é bom ficar atento(a)! Em lugares abertos e descampados, o ponto mais alto será você.
  • Não fique dentro ou perto do mar, piscina, rios ou em corpos d’água durante uma tempestade. A água conduz eletricidade, gerando maior perigo de acidentes e até mortes com a incidência de raios.
  • Evite se proteger embaixo de árvores – elas são pontos bastante atingidos pelos raios, por conta de sua altura. Além disso, quando a chuva está muito forte, ela pode cair.
  • Fique longe das janelas, portas e outros condutores de energia – como canos, metais, equipamentos eletrodomésticos ligados, telefones com fio, etc. Durante uma tempestade, tire os aparelhos da tomada e mantenha distância destes pontos. O ELAT – grupo de Eletricidade Atmosférica que atua no INPE – calcula que 15% dos óbitos decorrentes da incidência de raios acontecem dentro de casa.
  • Se estiver dentro do carro ou ônibus, fique tranquilo(a)! A estrutura metálica destes automóveis atua como isolante elétrico – protegendo aqueles que estão dentro do veículo.

SPDA: UMA SOLUÇÃO NECESSÁRIA

Você já ouviu falar no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – popularmente conhecido como SPDA ou para-raios? Ele é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT – segundo a NBR 5419.

A função do SPDA é evitar ou reduzir o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas. Assim, também serve para equacionar riscos de incêndios, explosões, danos materiais ou até a integridade física das pessoas.


A NBR 5419 se aplica a qualquer estrutura comum ou especial – seja ela comercial, agrícola, industrial, administrativa ou residencial. Em outras palavras, qualquer edificação que contenha:

  • Mais de 1500m² de área construída;
  • Mais de 30m de altura;
  • Áreas com função de depósito de explosivos e inflamáveis;
  • Quando a periculosidade for justificada.

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas deve ser submetido a inspeções completas ao menos uma vez por ano. Nestas auditorias, o fiscal irá identificar eventuais irregularidades – que deverão ser corrigidas em um prazo determinado.

A documentação gerada pelas inspeções e medições do SPDA e aterramentos elétricos é uma das exigências da NR-10 – por isso, deve constar no Prontuário de Instalações Elétricas. Já falamos sobre a importância das Normas Regulamentadoras e do PIE aqui no blog. Caso queira saber mais sobre estes assuntos, clique aqui.

Para a instalação adequada do SPDA, é preciso contar com o suporte de uma empresa qualificada. A Eletrorede Engenharia é especialista em instalações elétricas, atuando há anos no mercado e atendendo clientes de diversos segmentos. Conte com a nossa equipe técnica para se proteger e proteger o seu patrimônio dos perigos causados pela incidência de raios!


Artigos Relacionados
SPDA: Quais são os modelos?

Gaiola de Faraday? Captor Franklin? Qual o melhor modelo para você? Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve estar ciente da
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

4 motivos para investir em um Laudo Técnico de SPDA

Separamos 4 razões para te mostrar a importância de realizar um laudo técnico de SPDA! Depois da instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas
Saiba mais

SPDA: 4 dicas para uma instalação eficiente

Separamos 4 conselhos fundamentais para garantir o sucesso na instalação do SPDA no seu edifício! O SPDA tem a função de evitar ou diminuir os
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá