SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

por | 13/12/2018

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco.

O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é imprescindível para a proteção de um edifício. Ele dissipa a corrente elétrica para o solo, eliminando ou minimizando o impacto, sem danificar estruturas.

Neste artigo, vamos listar 5 erros que você não deve cometer ao fazer a instalação.

Descubra quais são eles, continue a leitura.

#1 – Não acompanhar o projeto

Muitos imprevistos acontecem durante uma obra ou instalação, o que pode fazer com que o projeto não seja seguido fielmente. Quando alguém faz o planejamento do projeto, ele leva em conta diversas variáveis em conta e não seguir o que foi planejado pode causar grandes problemas.

Por esse motivo, é importante se manter o mais fiel possível ao que foi projetado e em caso de mudanças drásticas, é fundamental entrar em contato com o projetista para que ele aprove as alterações.

#2 – Utilizar produtos de qualidade discutível

O Brasil registra 50 milhões de descargas elétricas por ano e o líder mundial na incidência desses fenômenos. E a descarga gerada por um raio é mil vezes maior que a elétrica, como a que passa pelo chuveiro.

Com todos esses dados, você acha que é inteligente fazer a instalação com produtos de baixa qualidade? Esses produtos e materiais provavelmente não aguentaram a descarga e vão causar problemas, e até colocar em risco a vida de pessoas. É melhor apostar em produtos e marcas reconhecidos pela sua qualidade.

#3 – Rufos em cima de condutores captores? Não!

Essa prática é muito comum e deve ser evitada a todo custo. O certo é instar os rufos antes dos condutores captores para que estes não percam sua eficiência.

#4 – Ignorar a importância do aterramento em anel

Segundo a NBR5419:2015, apenas esse tipo de aterramento é permitido. É necessário, no mínimo, um anel circundando a edificação, complementado por hastes que podem ser verticais ou horizontais. Assim, o anel evitará ou limitará as tensões.

#5 – Esquecer de equipotencializar estruturas metálicas da cobertura

Essa ação é fundamental para evitar centalhentos, ou seja, incêndios por conta de descargas elétricas. Esses incêndios ocorrem bastante no Brasil e causam muitas mortes, além da destruição completa do edifício. A norma NBR5419:2015 exige que todas as estruturas metálicas, de rufos, mastros, antenas que fiquem na cobertura do edifício sejam equipotenciadas.

Um SPDA bem planejado e executado fará com que o edifício fique preparado para descargas elétricas e ajudará a prevenir acidentes. Indicamos a leitura da norma NBR5419:2015 para que tudo ocorra nos conformes.

Leia agora: 4 motivos para investir em um Laudo Técnico de SPDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Artigos Relacionados
SPDA: Quais são os modelos?

Gaiola de Faraday? Captor Franklin? Qual o melhor modelo para você? Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve estar ciente da
Saiba mais

4 motivos para investir em um Laudo Técnico de SPDA

Separamos 4 razões para te mostrar a importância de realizar um laudo técnico de SPDA! Depois da instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas
Saiba mais

SPDA: 4 dicas para uma instalação eficiente

Separamos 4 conselhos fundamentais para garantir o sucesso na instalação do SPDA no seu edifício! O SPDA tem a função de evitar ou diminuir os
Saiba mais

Período de chuvas: veja como se proteger da incidência de raios

Em algumas épocas do ano a chuva não perdoa. Você sabe como se proteger dos raios? O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizou um
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá