4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

por | 18/12/2018

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra.

Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço dos materiais, elevando a eficiência da obra. Durante o planejamento do canteiro, a segurança deve ser colocada em primeiro lugar.

Listamos 4 dicas para você evitar problemas e assegurar a segurança de todos:

Continue a leitura para saber mais.

#1 Antes de tudo, organização

Comece o planejamento da obra já pensando na segurança. Determine ainda no início onde cada material ficará pensando em facilitar o trabalho de quem irá utiliza-lo. Os sanitários e o refeitório também devem ter fácil acesso. Considere o tempo que seus funcionários vão levar para chegar a cada local e remova qualquer obstáculo do caminho.

Além disso, é fundamental a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e controlar seu uso. É obrigação do empregador fornecer os equipamentos e caso o funcionário se recuse a utilizar, poderá ser demitido. Por isso, o uso deve ser fiscalizado.

#2 Siga as normas regulamentadoras

Essa dica está muito ligada a anterior, já que as normas servem para prevenir acidentes, doenças e outras situações de risco. Além disso, o não cumprimento pode gerar multas para a empresa.

Alguns dos itens importantes são:

  • NR 06: Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • NR 23: Proteção Contra Incêndios
  • NR 35: Trabalho em Altura

Você pode consultar todas as NRs no site do Ministério do Trabalho.

#3 Conscientize seu time da importância da segurança

Todos que irão passar pela obra devem estar conscientes de todas as regras e normas, além da obrigatoriedade do uso dos equipamentos. Assim, é essencial que ocorram treinamentos com as orientações de segurança para todos.

As informações devem aparecer de forma objetiva para que todos entendam porque os equipamentos são obrigatórios, além de apresentar também procedimentos que devem ser executados em alguma situação de emergência.

Levante as dúvidas pré-existentes para que elas sejam solucionadas de uma vez. Ofereça também capacitações periódicas para a atualização.

#4 Planeje e execute manutenções preventivas

Como o nome já diz, a manutenção tem como objetivo prevenir quebra de equipamentos e acidentes. Elas devem ser planejadas antes de começar a obra com a intenção de vistoriar elevadores, rampas e até os equipamentos de segurança dos trabalhadores.

Utilizando todas essas dicas, você irá garantir um ambiente seguro, organizado e livre de problemas.

Leia agora: 5 pontos para prestar atenção no gerenciamento de sua obra


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá