Qual o papel da blindagem para seu sistema de descargas elétricas?

por | 10/01/2019

A blindagem foi uma das medidas de proteção contra surtos apresentadas na NBR 5419:2015.

As MSPs foram criadas para evitar que apareça uma diferença de tensão maior do que os terminais de equipamentos eletroeletrônicos.

A blindagem pode ser dividida entre espacial ou dos próprios cabos. Continue a leitura para saber mais

Blindagem espacial

A blindagem espacial envolve o material metálico, criando uma Zona de Proteção contra Raios (ZPRs) construída a partir de barras de concreto armado, armaduras e suportes metálicos do teto, paredes e piso. Esse tipo de blindagem atenua os campos magnéticos formados pelas descargas diretas ou indiretas, diminuindo o surto de tensão.

Seu principal benefício é a utilização da própria edificação. Sendo assim, ela é mais econômica e prática.

O elemento de metal que será blindado deverá apresentar continuidade elétrica da blindagem para que ela funcione como um envoltório. Uma das formas de garantir a sua eficiência contra surtos de tensão é utilizar uma malha que tenha largura de no máximo 5 metros.

Blindagem das linhas internas

Esse tipo de blindagem é feito através de cabos blindados. Ela tem como função controlar surtos que se originem dentro da própria ZPR e evita interferências em circuitos de sinal de transmissão entre equipamentos e sobretensões induzidas.

O cabo blindado pode ser aterrado nas duas extremidades, diretamente ou indiretamente através de um dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Quanto maior o cabo a ser blindado, maior o custo. É fundamental que seja aterrado nas duas extremidades para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema.

Para que a blindagem, qualquer uma delas, seja eficaz é importante que o projetista aplique corretamente as medidas de proteção contra surtos, além da norma NBR 5419:2015.

 


Artigos Relacionados
Como fazer uma boa montagem de infraestrutura elétrica?

Montar uma infraestrutura elétrica não precisa ser um problema. Saiba mais neste post! Uma boa infraestrutura elétrica é fundamental para o correto funcionamento de uma
Saiba mais

Proteção contra sobrecorrente: tudo o que você precisa saber!

Para garantir a eficiência e a segurança de circuitos elétricos, é importante entender mais sobre a proteção contra sobrecorrente. Confira! A sobrecorrente é um problema
Saiba mais

NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá