Gás natural ou GLP: Qual a diferença?

por | 17/01/2019

Entenda a diferença desses gases e suas vantagens.

Muitas pessoas acreditam que o gás natural e o GLP iguais e que a única diferença é o jeito de armazenamento, mas isso não é verdade. Eles são quimicamente diferentes e um deles é mais estável.

Continue a leitura para saber mais.

GLP

Gás Liquefeito de Petróleo é o gás de cozinha, é uma mistura de hidrocarboneto das reservas do subsolo ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias, principalmente butano e o propano. Ele não possui cheiro nem cor. O cheiro que sentimos é um composto a base de enxofre (mercaptana) para que percebamos seu vazamento.

Ele é acondicionado dentro de botijões ou cilindros de gás em estado líquido. Por isso, ele é mais fácil de ser armazenado, e em consequência, transportado e vendido. Ele é mais econômico e instável que o gás natural. Em caso de vazamento, ele se acumulará no solo.

GN

O gás natural é criado a partir de combustíveis fósseis encontrados na natureza em reservatórios profundos no subsolo.

Ele é a combinação de hidrocarbonetos gasosos, sendo 90% metano e 10% de outros gases menores como propano e butano. O metano é um dos componentes do Efeito Estufa e o 1% que vaza, é responsável pela poluição.

É distribuído nas condições atmosféricas normais de pressão e temperatura por uma rede de encanamento.

É mais seguro e economiza espaço, já que não utiliza botijões. Também não tem cheiro ou cor. É mais leve que o GLP e quando em caso de vazamento, ele se acumulará no teto.

Qual é o mais seguro?

Ambos são igualmente inflamáveis quando próximos de fontes de ignição, como por exemplo lâmpadas. O que garante a segurança é a aplicação das normas de segurança da instalação e manutenção da ABNT e do Corpo de Bombeiros.

Consagrada a mais de um século, a norma internacional National Fire Protection Association obriga uma distância mínima de 3 metros entre o botijão de GLP e qualquer fonte de ignição. Já o GN, que tem origem em um gasoduto subterrâneo da Bolívia, tem risco de vazamento e explosão quando não é feita a manutenção de seu encanamento.

 

 

 


Artigos Relacionados
Rede Subterrânea: conheça os benefícios

Descubra as vantagens de investir na rede subterrânea – um dos modelos de distribuição de energia. Imagine caminhar pela cidade, olhar para o céu e
Saiba mais

Iluminação de Emergência: Tudo o que você precisa saber a respeito

O que é, qual a importância e quais os tipos de iluminação de emergência?  Uma parte muito importante do sistema de combate a incêndio é
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

Manutenção Preditiva: O que você precisa saber sobre essa prática!

A manutenção preditiva pode fazer toda a diferença em seu orçamento. Não é incomum uma empresa ou indústria querer reduzir custos de operação e melhorar
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá