Guia Prático: Como garantir a qualidade de uma obra

por | 28/01/2019

O maior objetivo de um gestor é executar a obra com qualidade e entregar o projeto no prazo. Para que isso aconteça é importante se atentar a todos os detalhes. Mas como fazer isso?

Continue a leitura para saber mais.

Faça o planejamento completo!

Antigamente, o planejamento de obras não era levado a sério e muitos problemas ocorriam por causa disso. Hoje em dia os gestores já estão mais conscientes da sua importância. Um planejamento bem feito garante a qualidade da obra e seu sucesso.

Para fazer um planejamento é importante começar com o projeto. Ele deve criado por um especialista e quanto mais detalhado for, melhor.

Destrinche o seu objetivo em metas alcançáveis e aplique-as em um cronograma. Depois, faça o acompanhamento do cronograma e veja se as metas estão sendo alcançadas.

Escolha com inteligência os materiais

Pesquise não só sobre a qualidade e o preço dos materiais, mas o tempo que será necessário realizar manutenções ou trocas. Às vezes o barato pode sair muito mais caro.

Ao pesquisar os materiais é importante também pensar onde serão armazenados e por quanto tempo. Ocupar espaços desnecessariamente pode diminuir a dinâmica da obra e consequentemente diminuir a produtividade.

Invista em mão de obra qualificada

Contratar profissionais capacitados e qualificados é fundamental e afeta diretamente a qualidade da obra. Caso você não se atente a isso, pode correr o risco de perder tempo, dinheiro e até por pessoas em perigo.

Depois de contratar a equipe, é necessário que as regras de segurança e os processos fiquem transparentes para todos. Treinamentos, cursos e workshops são atividades que aumentarão a motivação da equipe e também a capacitação.

Exija a aplicação das normas regulamentadoras

Para assegurar a segurança e a qualidade da obra é necessário conhecer e aplicar as normas regulamentadoras. Elas foram regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com o intuito de garantir o funcionamento e segurança de cada etapa da obra.

Além da ABNT, temos também as regras do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e também o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Seguindo essas dicas, é muito fácil assegurar a qualidade da obra, além da segurança dos seus funcionários e a entrega no prazo.

 


Artigos Relacionados
NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

Esclarecendo a NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Do que se trata a NR-10? Tudo o que fazemos em nosso cotidiano depende de uma série de normas e regulamentos. Quando falamos de instalações
Saiba mais

De olho na NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A NR-12 é uma das Normas Regulamentadoras mais importantes da Consolidação de Leis Trabalhistas. Leia o texto e saiba mais detalhes sobre este tema! Em
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá