Guia Prático: Como garantir a qualidade de uma obra

O maior objetivo de um gestor é executar a obra com qualidade e entregar o projeto no prazo. Para que isso aconteça é importante se atentar a todos os detalhes. Mas como fazer isso?

Continue a leitura para saber mais.

Faça o planejamento completo!

Antigamente, o planejamento de obras não era levado a sério e muitos problemas ocorriam por causa disso. Hoje em dia os gestores já estão mais conscientes da sua importância. Um planejamento bem feito garante a qualidade da obra e seu sucesso.

Para fazer um planejamento é importante começar com o projeto. Ele deve criado por um especialista e quanto mais detalhado for, melhor.

Destrinche o seu objetivo em metas alcançáveis e aplique-as em um cronograma. Depois, faça o acompanhamento do cronograma e veja se as metas estão sendo alcançadas.

Escolha com inteligência os materiais

Pesquise não só sobre a qualidade e o preço dos materiais, mas o tempo que será necessário realizar manutenções ou trocas. Às vezes o barato pode sair muito mais caro.

Ao pesquisar os materiais é importante também pensar onde serão armazenados e por quanto tempo. Ocupar espaços desnecessariamente pode diminuir a dinâmica da obra e consequentemente diminuir a produtividade.

Invista em mão de obra qualificada

Contratar profissionais capacitados e qualificados é fundamental e afeta diretamente a qualidade da obra. Caso você não se atente a isso, pode correr o risco de perder tempo, dinheiro e até por pessoas em perigo.

Depois de contratar a equipe, é necessário que as regras de segurança e os processos fiquem transparentes para todos. Treinamentos, cursos e workshops são atividades que aumentarão a motivação da equipe e também a capacitação.

Exija a aplicação das normas regulamentadoras

Para assegurar a segurança e a qualidade da obra é necessário conhecer e aplicar as normas regulamentadoras. Elas foram regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com o intuito de garantir o funcionamento e segurança de cada etapa da obra.

Além da ABNT, temos também as regras do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e também o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Seguindo essas dicas, é muito fácil assegurar a qualidade da obra, além da segurança dos seus funcionários e a entrega no prazo.