Drenagem subterrânea: conheça as 5 modalidades

Entenda melhor as modalidades da drenagem subterrânea na engenharia.

Realizar uma obra envolve diversos processos. A drenagem subterrânea é um deles – muito importante para outras áreas também, como a agricultura e construção civil. Por conta de sua versatilidade, já podemos assumir que não existe apenas uma forma de fazer a drenagem subterrânea.

E assim como todo processo que conta com muitas modalidades, cabe ao engenheiro decidir, com base em parâmetros técnicos e logísticos qual o melhor método a ser utilizado. Para isso, é preciso conhecer as modalidades.

Continue a leitura e confira as 5 modalidades de drenagem subterrânea!

DRENOS ABERTOS PROFUNDOS

Esse tipo de dreno é responsável por remover o excesso de água do subsolo. As valas são cavadas em locais estratégicos, e não só drenam a água do solo, como também removem a água da superfície.

Esse tipo de dreno é o mais barato – mas não o mais prático. Ele usa terra, dificulta o uso de maquinário e, consequentemente, requer muita manutenção.

DRENOS DE CANO

Os drenos de cano são usados para alcançar os lençóis freáticos. Eles são enterrados e cobertos com um aterro permeável. Atualmente, os sistemas modernos contam com canos de PVC ou outros plásticos.

Eles são mais caros que os drenos abertos, porém não requerem tanta manutenção e não ocupam espaço na superfície.

DRENOS DE DIQUE

Esse modelo tem o mesmo funcionamento que um dreno de cano, porém seu grande diferencial se encontra no fato de não precisar usar canos para funcionar. O que os torna muito úteis em solos onde o uso de canos é impraticável.

DRENOS INTERCEPTORES

Os drenos interceptores são colocados no encontro entre terras planas e inclinadas, interceptando o escoamento na inclinação. Por isso, são chamados de interceptores. Eles podem ser abertos, de cano ou dique.

BOMBAS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA

Em alguns casos de drenagem subterrânea podem ser usadas as bombas de água subterrâneas. Geralmente em aquíferos. Elas são usadas para abaixar o nível de água. Entretanto, essas bombas são caras, precisam de autorização do governo para instalação e não são tão eficientes.

Projetos de drenagem subterrânea precisam incluir estudos adequados antes de serem desenvolvidos, para evitar que erros aconteçam. Se o estudo não for bem feito, e o tipo de dreno adequado, você pode acabar com uma drenagem ineficiente, correndo o risco de perder todo o dinheiro investido.

A Eletrorede Engenharia atente empresas de diversos segmentos, projetando e executando diferentes tipos de projetos. Entre nossas expertises, está a instalação de projetos para infraestrutura hidráulica, contando com projetos de drenagem subterrânea. Entre em contato para saber mais!