Iluminação de Emergência: Tudo o que você precisa saber a respeito

por | 19/02/2019

O que é, qual a importância e quais os tipos de iluminação de emergência? 

Uma parte muito importante do sistema de combate a incêndio é a iluminação de emergência. Ele tem a função de tornar segura a evacuação em situações como queda de luz, incêndios e outros problemas que forçam uma saída rápida dos ambientes.

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre um sistema de iluminação de emergência. Continue a leitura para conferir!

POR QUE É IMPORTANTE?

Como mencionamos, a iluminação de emergência é responsável por uma evacuação segura em situações de perigo. Isso porque, nesses casos, as luzes são acionadas automaticamente, fazendo a sinalização de segurança, orientando a direção correta a ser tomada, indicando saídas, escadas e áreas de risco.

Ela é uma medida fundamental para garantir a segurança em casos de imprevistos. O sistema ajuda a evitar aglomeração de pessoas dentro de um mesmo local e fornecer orientações – minimizando o estresse que essas situações podem causar.

REGRAS DE INSTALAÇÃO

O sistema de iluminação de emergência deve ser instalado, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros, nos seguintes locais:

  • Condomínios (residenciais ou comerciais)
  • Escadas de serviço
  • Saídas de emergência
  • Elevadores
  • Teatros
  • Cinemas
  • Escolas
  • Hotéis
  • Shoppings
  • E outros lugares públicos

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA?

Existem 2 tipos de iluminação de emergência:

  • Iluminação de aclaramento – tem a função de iluminar o caminho para que as pessoas encontrem a saída mais próxima. Ela é obrigatória em locais de circulação vertical ou horizontal e com saídas para o exterior do ambiente. Todas as mudanças de direção, obstáculos, saídas e escadas devem ser sinalizadas.
  • Iluminação de balizamento – Esse tipo de sistema não consegue clarear todos os locais em que está instalado, mas é importante como canal de comunicação não verbal, apontando as rotas mais seguras para evacuar o local em segurança.

A iluminação de emergência é fundamental para tornar qualquer edificação e projeto seguro. Se você ainda não tem a sua instalada entre em contato com especialistas e não perca mais tempo! Ela fará toda a diferença em uma situação de emergência.

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos com a distribuição de sistemas de iluminação funcional decorativa e de emergência. Entre em contato para saber mais!


Artigos Relacionados
Sinalização de emergência: sua empresa está adequada às exigências?

Entenda o que é Sinalização de Emergência e qual a sua importância. A segurança no trabalho é uma prática que deve sempre estar no radar
Saiba mais

Gás natural ou GLP: Qual a diferença?

Entenda a diferença desses gases e suas vantagens. Muitas pessoas acreditam que o gás natural e o GLP iguais e que a única diferença é
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

Manutenção Preditiva: O que você precisa saber sobre essa prática!

A manutenção preditiva pode fazer toda a diferença em seu orçamento. Não é incomum uma empresa ou indústria querer reduzir custos de operação e melhorar
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá