Ciclo PDCA: Como ele pode te ajudar a gerenciar uma obra?

Essa metodologia pode fazer toda a diferença na hora de gerenciar uma obra!

Não é a primeira vez que ressaltamos a importância de um gerenciamento de obra eficiente. Saber gerenciar uma obra é o primeiro passo para um projeto bem sucedido. Algumas ferramentas são ótimas aliadas nesse processo, como por exemplo, a metodologia PDCA.

Quer saber como aplicar o ciclo PDCA no seu gerenciamento de obra? Continue a leitura!

O QUE É PDCA?

O ciclo PDCA é uma metodologia norte-americana, usada na resolução de problemas. A sigla é composta por quatro letras que resumem as atividades que devem ser feitas pela gestão. As etapas são:

Plan – planejar

Do – fazer

Check – checar

Act – atuar

COMO ELE FUNCIONA?

Seguindo a ordem das letras, é preciso primeiro fazer um planejamento detalhado de ações, considerando todas as limitações do projeto. O segundo passo é colocar o plano em prática, realizando todos os planos de ação sugeridos no planejamento.

A terceira etapa é uma das mais importantes, é a fase de checar. Com ela, são detectados os pontos positivos, erros e desvios do plano original. E por último, depois de analisar os erros, se deve atuar para diminuí-los, voltando ao planejamento original e corrigindo-o com novas ações e detalhes.

COMO VOCÊ PODE MAXIMIZAR SEUS RESULDADOS COM O PDCA?

Mesmo com a rotina corrida de uma construção, para que a aplicação do PDCA dê certo, é preciso que alguns procedimentos sejam seguidos e alguns controles sejam feitos. Como por exemplo:

  • Apontamento de atividades e mão de obra
  • Avaliação do desempenho e eficiência dos serviços e equipamentos
  • Verificação e acompanhamento de erros e não conformidades
  • Reuniões e treinamentos de segurança
  • Controle de documentos
  • Inspeções frequentes
  • Cumprimento dos programas de qualidade

Aplicar o PDCA em seu gerenciamento de obras fará toda a diferença para seu processo, tornando sua gestão mais eficiente. É recomendado que se comece em processos pequenos, e assim que a técnica estiver aperfeiçoada, partir para processos mais complexos.

 

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Entre em contato para saber mais!