Guia: Como fazer o dimensionamento de circuito elétrico?

Com instalações elétricas cada vez mais complexas, o dimensionamento de circuito elétrico correto é essencial.

Você com certeza já passou por uma situação onde a rede elétrica do lugar onde você estava caiu. Isso acontece por conta da má divisão ou dimensionamento de circuitos elétricos. Em alguns casos isso inclusive causar curtos circuitos e incêndios.

Então, como fazer um dimensionamento de circuito elétrico corretamente?

Nós separamos um passo a passo, com tudo o que você precisa saber. Continue a leitura para conferir!

SEGUINDO A NORMA NBR 5410

A norma NBR 5410 da ABNT serve para instalações elétricas de baixa tensão. Segundo ela, os sistemas de distribuição de um circuito elétrico são determinados em função do:

  • Esquema de condutores vivos
  • Esquema de aterramento

Para condutores vivos a norma considera o seguinte:

Corrente alternada

  • Monofásico a 2 condutores
  • Monofásico a 3 condutores
  • Bifásico a 3 condutores
  • Trifásico a 3 condutores
  • Trifásico a 4 condutores

Corrente contínua

  • 2 condutores
  • 3 condutores

COMO FAZER O DIMENSIONAMENTO DE FORMA CORRETA?

O primeiro passo para começar o dimensionamento é considerar todos os equipamentos que estarão ligados no circuito. A partir disso, é preciso ser feito o cálculo da corrente elétrica que irá circular pelo circuito e definir a seção adequada dos condutores.

Isso porque quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ele é aquecido e a temperatura máxima do condutor não pode ser ultrapassada. Se a corrente for muito alta, o condutor escolhido deve ser maior.

Para evitar que a corrente seja maior que a permitida nos condutores, é bom que sejam instalados disjuntores nos quadros de luz. Eles servem para desligar automaticamente o sistema em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

Com o dimensionamento feito da forma correta, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 5410, problemas como queda de tensão, curtos circuitos e até mesmo incêndios podem ser evitados com mais facilidade.

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos com mudanças de layout! Para isso, é preciso de um bom dimensionamento de circuitos elétricos. Entre em contato conosco para saber mais!