Energia fotovoltaica: o que você precisa saber sobre sistemas On e Off grid

Qual a diferença entre os sistemas On e Off grid?

A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, está em alta já vai fazer um bom tempo. Ela tem sido a opção de muitas pessoas e empresas que se interessam por sustentabilidade. Por se tratar de uma fonte limpa e inesgotável de energia.

Quando falamos da energia solar, existem dois tipos básicos de sistemas: on e off grid. Neste artigo vamos explicar o que você precisa saber a respeito deles! Continue a leitura para conferir!

O QUE SÃO OS SISTEMAS ON E OFF GRID?

Essencialmente, existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: os conectados à rede (on grid) e os não conectados à rede (off grid). O que isso significa?

Como os sistemas on grid são conectados à rede elétrica, eles podem trazer grandes economias! Por estarem conectados, quando a energia gerada pela luz solar excede o necessário, essa energia é enviada para a rede elétrica. O que gera descontos da conta de luz.

Quando a energia gerada não é o suficiente, a rede elétrica compensa com o faltante. Pagando apenas o que foi consumido naquele período.

Já os sistemas off grid, são utilizados para uso local. Eles abastecem diretamente os aparelhos que utilizarão energia, sem conexão alguma à rede elétrica. É bem comum encontrar esse modelo de sistema em lugares afastados, que não possuem ligação com distribuidoras de energia.

Em sistemas off grid, a energia excedente é armazenada em baterias, que garantem o abastecimento em períodos que não se têm sol.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE?

Você provavelmente já está familiarizado com os benefícios da energia fotovoltaica para o meio ambiente, por se tratar de um assunto bastante comentado nos últimos anos. Porém, achamos importante sempre relembrar.

Por isso, listamos os benefícios a seguir:

  • Redução da emissão de gases do efeito estufa;
  • Fonte de energia limpa, renovável e sustentável;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Não faz barulho;
  • Manutenção mínima;
  • Inesgotável;

QUAL O MELHOR SISTEMA PARA VOCÊ?

Antes de decidir qual dos dois é melhor para você, é preciso ter em mente que ambos requerem alguns componentes.

SISTEMAS ON GRID

Os sistemas on grid, são normalmente usados em áreas urbanas, por isso, necessitam, além dos painéis fotovoltaicos e cabeamento especial, de um inversor energético. Ele que vai ser responsável por converter a energia gerada pelo sistema (corrente contínua) para o tipo de energia que circula em postes de luz (corrente alternada). Os sistemas on grid também requerem um relógio bidirecional, para que a medição da energia, tanto gerada quando consumida, seja medida.

SISTEMAS OFF GRID

Os sistemas off grid também precisam de inversores, além de baterias. Isso porque a maior parte dos equipamentos domésticos funciona com energia alternada. Geralmente, os sistemas off grid não são recomendados para áreas urbanas, sendo preferidos para alimentar equipamentos que demandam cargas mais potentes – como motores, bombas d’água e máquinas agrícolas.

 

As vantagens que os sistemas on e off grid podem trazer para sua conta de luz, seu negócio e para o planeta, como pudemos ver são inúmeras. Agora que você já sabe mais a respeito desse assunto, é só escolher qual se encaixa melhor com seus objetivos e iniciar seu projeto!

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos com a distribuição de forças e sistemas de geração limpa e autônoma de energia, como a energia fotovoltaica. Entre em contato conosco para saber mais!