Energia fotovoltaica: o que você precisa saber sobre sistemas On e Off grid

por | 13/06/2019

Qual a diferença entre os sistemas On e Off grid?

A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, está em alta já vai fazer um bom tempo. Ela tem sido a opção de muitas pessoas e empresas que se interessam por sustentabilidade. Por se tratar de uma fonte limpa e inesgotável de energia.

Quando falamos da energia solar, existem dois tipos básicos de sistemas: on e off grid. Neste artigo vamos explicar o que você precisa saber a respeito deles! Continue a leitura para conferir!

O QUE SÃO OS SISTEMAS ON E OFF GRID?

Essencialmente, existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: os conectados à rede (on grid) e os não conectados à rede (off grid). O que isso significa?

Como os sistemas on grid são conectados à rede elétrica, eles podem trazer grandes economias! Por estarem conectados, quando a energia gerada pela luz solar excede o necessário, essa energia é enviada para a rede elétrica. O que gera descontos da conta de luz.

Quando a energia gerada não é o suficiente, a rede elétrica compensa com o faltante. Pagando apenas o que foi consumido naquele período.

Já os sistemas off grid, são utilizados para uso local. Eles abastecem diretamente os aparelhos que utilizarão energia, sem conexão alguma à rede elétrica. É bem comum encontrar esse modelo de sistema em lugares afastados, que não possuem ligação com distribuidoras de energia.

Em sistemas off grid, a energia excedente é armazenada em baterias, que garantem o abastecimento em períodos que não se têm sol.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE?

Você provavelmente já está familiarizado com os benefícios da energia fotovoltaica para o meio ambiente, por se tratar de um assunto bastante comentado nos últimos anos. Porém, achamos importante sempre relembrar.

Por isso, listamos os benefícios a seguir:

  • Redução da emissão de gases do efeito estufa;
  • Fonte de energia limpa, renovável e sustentável;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Não faz barulho;
  • Manutenção mínima;
  • Inesgotável;

QUAL O MELHOR SISTEMA PARA VOCÊ?

Antes de decidir qual dos dois é melhor para você, é preciso ter em mente que ambos requerem alguns componentes.

SISTEMAS ON GRID

Os sistemas on grid, são normalmente usados em áreas urbanas, por isso, necessitam, além dos painéis fotovoltaicos e cabeamento especial, de um inversor energético. Ele que vai ser responsável por converter a energia gerada pelo sistema (corrente contínua) para o tipo de energia que circula em postes de luz (corrente alternada). Os sistemas on grid também requerem um relógio bidirecional, para que a medição da energia, tanto gerada quando consumida, seja medida.

SISTEMAS OFF GRID

Os sistemas off grid também precisam de inversores, além de baterias. Isso porque a maior parte dos equipamentos domésticos funciona com energia alternada. Geralmente, os sistemas off grid não são recomendados para áreas urbanas, sendo preferidos para alimentar equipamentos que demandam cargas mais potentes – como motores, bombas d’água e máquinas agrícolas.

 

As vantagens que os sistemas on e off grid podem trazer para sua conta de luz, seu negócio e para o planeta, como pudemos ver são inúmeras. Agora que você já sabe mais a respeito desse assunto, é só escolher qual se encaixa melhor com seus objetivos e iniciar seu projeto!

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos com a distribuição de forças e sistemas de geração limpa e autônoma de energia, como a energia fotovoltaica. Entre em contato conosco para saber mais!


Artigos Relacionados
Automação na distribuição de energia: entenda a importância

Quais são as vantagens que a Automação traz para a Distribuição de Energia? Atualmente tudo é – ou está no processo de se tornar –
Saiba mais

5 curiosidades sobre Energia Solar que você não sabia

Chegou a hora de conhecer alguns fatos sobre Energia Solar! Já faz alguns anos que a Energia Solar está em alta. A sustentabilidade e a
Saiba mais

Energia Solar: uma tendência no setor de distribuição

A Energia Solar vem se destacando no setor de distribuição de eletricidade. Saiba mais sobre esta tendência! O uso inconsciente dos recursos naturais acaba levando
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá