Mudança de Layout: como ela pode ajudar a sua indústria

por | 27/06/2019

A organização do layout de sua indústria pode melhorar todos os seus processos!

Mudança de layout pode soar um pouco vago para algumas pessoas. Há quem pense que seja uma questão meramente estética e não estratégica. A palavra mudança também pode assustar.

Mas a mudança de layout industrial não é nada para se ter medo – muito pelo contrário! Ela pode te trazer muitas vantagens, como por exemplo:

  • Otimização da disposição espacial
  • Redução do deslocamento de materiais, pessoas e produtos
  • Melhora na supervisão e controle de qualidade
  • Aumento da segurança no ambiente de trabalho

POR QUE INVESTIR EM UMA MUDANÇA DE LAYOUT EM SUA INDÚSTRIA?

Quando pensamos em um ambiente industrial, precisamos considerar que o ideal é otimizar processos. Um dos fatores que contribuí muito para isso, aumentando a eficiência da empresa é a redução de necessidade de deslocamento.

O ambiente deve ser pensado de forma em que não se movimente o que se está sendo produzido ou quem produz, mas sim o maquinário, de forma que o ambiente siga o fluxo dos processos na produção.

Além do layout posicional, em uma mudança de layout eficiente também devem ser levados em consideração os fatores físicos. Separamos 3 fatores fundamentais que devem ser considerados para que o ambiente de sua indústria se torne mais agradável, seguro, produtivo e organizado. Confira!

#1 ACESSIBILIDADE

Promover o fácil acesso às máquinas, de forma que os operadores não encontrem problemas no dia a dia, na hora de executarem seu trabalho.

Uma máquina mal posicionada pode gerar queda de produtividade, problemas de manutenção, e consequentemente, trazendo gastos desnecessários à empresa.

Por isso, deve ser feito um estudo, observando se todas as máquinas tem um acesso fácil. Caso a resposta seja não, é recomendado pensar em um reposicionamento ou remoção de equipamentos que são inúteis no ambiente.

#2 SINALIZAÇÃO

Já falamos da importância da sinalização em indústria aqui no blog, mas especificamente quando falamos de incêndios, mas outros tipos de sinalização também fazem parte de um ambiente industrial, como por exemplo:

  • Saídas;
  • Locais de apoio;
  • Indicação de áreas em que existam substâncias tóxicas, corrosivas, explosivas, radioativas e inflamáveis;
  • Advertir contra risco de queda;
  • Indicação de uso de equipamento de proteção;
  • Identificação à acessos e circulação de veículos.

#3 SEGURANÇA

Outro fator crucial em uma mudança de layout industrial é a segurança. Esse item anda de mãos dadas com a sinalização, uma vez que um depende do outro. Além de placas e avisos, deve-se considerar:

  • Demarcação de passagens;
  • Isolamento de operações perigosas;
  • Espaço físico compatível com as tarefas realizadas no ambiente.

Uma boa forma de colocar isso em prática é com faixas ou grades – quando falamos de máquinas que ofereçam perigo.

Viu só? A mudança de layout pode trazer muitos benefícios para sua indústria! Mas lembre-se: antes de começa-la entre em contato com um profissional adequado para a realização do projeto!

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos mudança de layout. Entre em contato conosco para saber mais!


Artigos Relacionados
Instrumentação e automação Industrial: veja as principais diferenças

Definimos os conceitos de instrumentação e a automação industrial. Uma questão que gera dúvidas no ramo da engenharia é justamente a diferença entre a automação
Saiba mais

Efluentes industriais ou esgoto? Aprenda a diferença!

Entenda no que os efluentes industriais se divergem do esgoto. Assim como qualquer outro estabelecimento, uma indústria gera diversos tipos de resíduos. Estes resíduos são
Saiba mais

Análise Cromatográfica: por que ela é fundamental para a indústria?

Entenda a importância da análise cromatográfica para o setor industrial. A análise cromatográfica (ou cromatografia) é uma técnica de análise com diversas finalidades. O método
Saiba mais

De olho na NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A NR-12 é uma das Normas Regulamentadoras mais importantes da Consolidação de Leis Trabalhistas. Leia o texto e saiba mais detalhes sobre este tema! Em
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá