A importância da periodicidade na poda de árvores

por | 28/10/2019

Entenda por que você deve ter um cronograma para a poda de árvores em sua empresa ou condomínio!

A manutenção de prédios comerciais e residenciais requer muitos cuidados, especialmente no que se refere à poda de árvores. Apesar de essenciais para o meio ambiente e nossa saúde, podem afetar a rede elétrica e causar diversos transtornos.

Para que a natureza não atrapalhe o fornecimento de energia e a vegetação seja preservada, a poda é alternativa mais interessante. Saiba mais a seguir!

Por que podar as árvores periodicamente?

A poda de árvores trata a vegetação retirando galhos fracos ou com má formação. Além disso, é um procedimento que controla o crescimento constante, limpa o ambiente e garante a segurança do entorno.

Não é incomum encontrarmos árvores afetando a rede elétrica, causando danos aos imóveis e até gerando risco à população. Por isso, a poda periódica é fundamental para assegurar a convivência equilibrada entre a vegetação e as construções.

Quais os riscos evitados com a poda de árvores?

Conforme destacamos, a poda de árvores periódica pode eliminar uma série de riscos à sociedade e às construções. Esse é um dos principais motivos para investir nesse procedimento e precisa ser bem compreendido.

Veja as principais situações que podem ser evitadas com a implementação de um cronograma de manutenção das áreas verdes de sua empresa ou condomínio:

  • Interrupção do fornecimento de energia elétrica para o prédio;
  • Curto-circuito e, consequentemente, danos aos aparelhos elétricos;
  • Riscos aos pedestres que circulam pelo local;
  • Redução da eficiência do sistema de iluminação existente;
  • Rompimento de cabos da rede elétrica;
  • Aumento da insegurança, em razão da facilitação da ação de bandidos.

Como fazer a poda de árvores corretamente?

A poda de árvores é um procedimento indispensável para qualquer ambiente que tenha uma área verde, independente da quantidade e do tamanho da vegetação.

Além de influenciar no aspecto estético do local, a manutenção periódica garante a convivência harmônica entre a natureza e o desenvolvimento das cidades — a sustentabilidade. Mas, afinal, como ela deve ser feita?

É interessante lembrar que a prefeitura é a responsável pela poda das árvores situadas em locais públicos e deve legislar sobre o assunto. Por isso, antes de cortá-las, é importante verificar se há algum impedimento ou exigência legal.

Já as árvores dentro de propriedades privadas exigem cuidados, como a escolha do profissional responsável pela tarefa.

Ao contrário do que possa parecer, a poda da vegetação não é simples e exige técnica, preparo e equipamentos adequados. Em razão dos sérios riscos existentes no processo, somente empresas capacitadas devem executá-la.

Isso significa que delegar essa tarefa para o jardineiro ou para um auxiliar de limpeza não é uma decisão segura e produtiva. Por não ter experiência, estrutura e habilidade, ele pode se colocar em risco ao se aproximar da rede elétrica ou subir em escadas, por exemplo.

Além do risco à vida e à saúde do profissional, a má execução do processo pode causar:

  • Interrupção do fornecimento de energia;
  • Curtos e danos aos equipamentos elétricos instalados.

Como a Eletrorede Engenharia pode ajudá-lo?

Com ampla experiência e profissionalismo no mercado, a Eletrorede Engenharia é especializada em engenharia elétrica, hidráulica e combate a incêndio em obras de grande, médio e pequeno porte.

Oferecemos aos nossos clientes serviços de infraestrutura personalizado às suas necessidades, em qualquer parte do território nacional.

Temos uma equipe qualificada e de qualidade comprovada que atua pautada na inovação, segurança e respeito ao meio ambiente. Opera, inclusive, no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas que observam a existência de árvores no local e garantem a sua preservação e na manutenção das obras.

Ao longo deste post, você descobriu como é importante cuidar da poda de árvores. Essenciais para a sobrevivência humana, é vital que empresas e cidadãos aprendam a conviver com as áreas verdes, aproveitando todo o seu potencial.

Para isso, desde a construção dos prédios até a manutenção periódica do local, é preciso ficar atento ao crescimento da vegetação e cuidar para que os galhos não afetem a rede elétrica e coloquem em risco a vida e a integridade física dos pedestres.

Quer investir em uma manutenção de qualidade para o seu prédio? Confira 4 motivos para contratar as soluções da Eletrorede!


Artigos Relacionados
Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: Qual a diferença?

As manutenções são essenciais para o funcionamento de prédios residenciais e comerciais. Conheça os tipos existentes! Manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva. Ao ouvir
Saiba mais

Análise Termográfica: descubra sua importância para a indústria

Entenda o que é, como funciona e qual a importância da Análise Termográfica para a sua empresa. Não tem como falar em manutenção no setor
Saiba mais

Qual é o papel do comissionamento na Engenharia?

O que é o comissionamento e pra que ele serve? Um dos grandes motivos de atrasos e gastos desnecessários no término de projetos é o
Saiba mais

As Built: saiba tudo sobre este tipo de projeto

Entenda o que é um projeto As Built e por que ele é importante O termo “As Built” é relativamente comum no ramo de engenharia.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá