Esgoto Sanitário: como ele impacta na qualidade de vida?

por | 24/05/2018

Entenda o que é o esgoto sanitário e a sua importância para o cotidiano.

Já imaginou viver em um lugar onde não há coleta ou tratamento de resíduos? Esta questão é tão elementar que o saneamento básico foi reconhecido pela ONU como um direito humano! Hoje são mais de 2,5 bilhões de pessoas que têm sua qualidade de vida muito reduzida por não possuir acesso a sistemas de esgoto sanitário adequados às Normas Regulamentadoras.

Quer entender mais sobre o funcionamento e a importância de um sistema de esgoto sanitário adequado? Então, leia o texto a seguir!

UMA PEQUENA INTRODUÇÃO

Já falamos aqui no blog sobre a importância das Normas Regulamentares. Agora, queremos falar sobre as NBRs. Muitas pessoas acabam confundindo as duas normas pela semelhança nas siglas, mas a verdade é que ambas são aplicadas em contextos diferentes.

A NBR nada mais é do que uma norma técnica. Ou seja, um direcionamento estabelecido por pesquisadores do segmento, aprovadas e regulamentadas por um organismo nacional ou internacional. Neste caso específico, a ABNT – uma organização privada cuja missão é padronizar os processos produtivos pensando no desenvolvimento tecnológico do Brasil.

O principal objetivo da criação destas normas é orientar as pessoas a respeito de determinados materiais, serviços ou produtos – a fim de atingir alguns resultados preestabelecidos como, por exemplo, garantir um padrão de qualidade no produto final.

AFINAL, NO QUE CONSISTE O ESGOTO SANITÁRIO?

Você deve estar se perguntando porque fizemos esta introdução, certo? Simples! Existe uma norma específica (NBR 9648) que define o Esgoto Sanitário como:

“(…) despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária.”

Agora vamos dar mais um passo. Entenda do que se trata cada tipo de esgoto:

  • ESGOTO DOMÉSTICO

Como o próprio nome indica, o esgoto doméstico é oriundo das residências, instituições, estabelecimentos comerciais ou qualquer edifício que conta com banheiros, lavanderias e cozinhas instalados.

Ele é formado principalmente por água usada na lavagem de roupas ou louças e do banho. Também podemos encontrar sabão, detergentes, necessidades fisiológicas (urina e fezes), papel higiênico e até mesmo alimentos descartados.

Fato interessante: o esgoto doméstico contém em sua composição cerca de 99,9% de água e 0,1% de resíduos sólidos. É justamente por conta desta mínima parcela que surgem os problemas de contaminação que afetam a saúde e qualidade de vida das pessoas.

  • ESGOTO INDUSTRIAL

É formado pelo despejo dos resíduos gerados pelos processos e atividades realizadas na indústria. Nesta categoria existem alguns padrões de lançamento que precisam ser respeitados.

  • ÁGUA DE INFILTRAÇÃO

Consiste em toda água indesejável originária do subsolo que é absorvida pelas tubulações.

  • CONTRIBUIÇÃO PLUVIAL PARASITÁRIA

A água proveniente das chuvas acaba sendo absorvida pela rede de Esgoto Sanitário. Ela é composta por dutos subterrâneos utilizados para captação e escoamento. Estas galerias servem para evitar enchentes nas ruas e conduzem esta água até córregos, rios ou mares.

Por conta dos resíduos que ameaçam a saúde das pessoas e animais da sociedade, o Esgoto Sanitário necessita passar por Estações de Tratamento exclusivas. Somente desta maneira, após o processo, ela estará apta a voltar a natureza sem poluir o meio ambiente.

TIPOS DE SISTEMA DE COLETA

É fundamental promover a destinação correta do Esgoto Sanitário. Para que isso aconteça de maneira organizada, eficiente e assertiva, os sistemas de coleta e transporte são classificados em dois tipos:

  • SISTEMA INDIVIDUAL

Trata-se do sistema responsável por atender uma única unidade habitacional. Geralmente é composto por fossa séptica e algum dispositivo de infiltração – como, por exemplo, irrigação superficial ou sumidouro.

  • SISTEMA COLETIVO

Compreende os encanamentos que recebem o despejo dos resíduos domésticos, industriais e pluviais para transportá-los à Estação de Tratamento adequada – seguindo os padrões sanitários básicos.

COMO O ESGOTO SANITÁRIO AFETA A QUALIDADE DE VIDA?

Não tratar os resíduos gerados nas residências, comércios e indústrias implica em alguns problemas. Se o Esgoto Sanitário não for destinado para o local certo, de maneira adequada, pode ocasionar:

  • Contaminação das águas superficiais e do lençol freático;
  • Poluição do solo;
  • Escoamento do Esgoto Sanitário a céu aberto;
  • Destruição do ecossistema;
  • Transmissão de doenças;
  • Entre outros perigos ambientais e para a saúde!

As pessoas e os animais são afetados de maneira muito negativa com a ausência de tratamento do esgoto. Afinal, ele contém resíduos tóxicos, bactérias e micro-organismos prejudiciais à saúde – causando doenças graves e comprometendo a qualidade de vida da sociedade.

Agora você entendeu por que é tão importante investir em um sistema de Esgoto Sanitário? A Eletrorede Engenharia possui a expertise técnica necessária para realizar instalações hidráulicas adequadas para cada situação e segmento. Entre em contato conosco para saber mais detalhes!


Artigos Relacionados
Fornecedores qualificados: como fazer uma contratação de sucesso?

Muitas pessoas sentem dificuldade para encontrar fornecedores de confiança. Veja as dicas da Eletrorede e seja assertivo(a) nas suas contratações! Quais são os fatores que
Saiba mais

Sistema de Combate a Incêndio: 4 motivos para investir neste projeto

Descubra porque você deve investir em um Sistema de Combate a Incêndio! Existem alguns assuntos que, de tão elementares, muitas vezes acabamos deixando de lado.
Saiba mais

Período de chuvas: veja como se proteger da incidência de raios

Em algumas épocas do ano a chuva não perdoa. Você sabe como se proteger dos raios? O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizou um
Saiba mais

Normas Regulamentadoras: o que são e como elas afetam o seu negócio?

Entenda porque as Normas Regulamentadoras são fundamentais para a atuação da sua empresa. Também chamadas por NRs, as Normas Regulamentadoras causam impacto na atuação de
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá