Cronograma de Obras: veja as principais etapas deste documento

por | 21/08/2018

Quais são os tópicos fundamentais para um Cronograma de Obras eficiente?

É fato: um planejamento bem estruturado faz toda a diferença. Não só na Engenharia, mas em todas as áreas da vida. Quanto mais organizado for o seu processo, melhor será o resultado final – concorda? Por isso, é fundamental investir na elaboração de um Cronograma de Obras eficaz.

O QUE É UM CRONOGRAMA DE OBRAS?

O nome é autoexplicativo, mas – de maneira geral – o Cronograma de Obras é a concretização do seu planejamento. Ele reúne diversos documentos e informações essenciais para a execução do projeto ou da instalação.

Veja os principais itens desta documentação:

  • Projetos a realizar
  • Datas e prazos
  • Lista de atividades e etapas
  • Profissionais envolvidos na obra
  • Serviços e equipamentos necessários
  • Orientações técnicas

CHECKLIST: APRENDA A ELABORAR UM CRONOGRAMA DE OBRAS

A Eletrorede Engenharia preparou um checklist detalhado para te ajudar a elaborar um Cronograma de Obras eficiente. Veja o passo-a-passo:

#1 LISTE AS ATIVIDADES

Para começar a montar o planejamento, faça uma lista de todas as etapas da obra. O que é necessário para executar o projeto? Com todas as informações atualizadas, o documento ficará mais completo.

É importante consultar o orçamento do trabalho – com todas as despesas, serviços e equipamentos descritos. Preste muita atenção neste momento! Afinal, ele será dedicado a desenhar a base do Cronograma de Obras. Quanto mais detalhado e completo, mais eficiente!

#2 DEFINA PRAZOS E DATAS

Os orçamentos são segmentados por tipo de serviço. Ou seja, instalações elétricas, hidráulicas e outros são descritos de forma separada. No momento de montar o Cronograma de Obras, fique atento a estas informações.

Os prazos devem ser estabelecidos seguindo uma ordem cronológica estratégica. Desta maneira será mais simples estipular datas precisas da conclusão do projeto. Além disso, será possível visualizar quais atividades são interdependentes.

Outro ponto importante é a distribuição de atividades. O ideal é considerar possíveis imprevistos na duração das tarefas. Assim, você se antecipa aos problemas e não sobrecarrega nenhuma equipe!

#3 IDENTIFIQUE AS TAREFAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE PRIORIDADE

Assim como em qualquer trabalho, no canteiro de obras existem atividades urgentes, não-urgentes e simultâneas. É importante estabelecer uma ordem no plano de ação no planejamento do Cronograma de Obras. Algumas atividades dependem de outras para que possam iniciar.

Por isso, preste atenção neste detalhe!

#4 SIGA O SEU PLANO

Mudanças de plano e pequenas alterações em um Cronograma de Obras são acontecimentos comuns no cotidiano de um gestor. Porém, isso só acontece porque o planejamento simula um cenário ideal de calendário. Existem alguns problemas que não é possível prever! Eles só acontecem durante a execução do projeto.

Ao contrário do que a maioria pensa, este documento não é totalmente teórico. Sua elaboração continua ao longo da prática. Não se esqueça de atualizar o cronograma com todas as informações necessárias para dar continuidade ao plano. Inclusive as possíveis alterações!

#5 DE OLHO NOS RESULTADOS

E quando a obra termina, o planejamento perde sua utilidade? Claro que não! Você pode usar o seu Cronograma de Obras como base para um próximo projeto.

Se lembra do segundo item da lista – em que o tempo de cada atividade foi estimado? Então, agora você sabe, com base na realidade, qual foi a duração de determinada etapa. Ao analisar os resultados do projeto, você pode aprimorar seus processos e aprender com os erros!

E aí, está pronto (a) para elaborar um cronograma supereficiente? Então, mãos à obra!

A Eletrorede Engenharia conta com uma equipe extremamente qualificada para atender clientes de diversos segmentos. Oferecemos soluções para o setor industrial, de instalações e distribuição de energia. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, entre em contato conosco!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

apontamento-de-obra
Apontamento de produção: como isso impacta uma obra?

Um bom apontamento de produção pode transformar a execução de uma obra. Nele, registramos todas as informações do projeto, do começo ao fim, além de
Saiba mais

Manutenção Preditiva: O que você precisa saber sobre essa prática!

A manutenção preditiva pode fazer toda a diferença em seu orçamento. Não é incomum uma empresa ou indústria querer reduzir custos de operação e melhorar
Saiba mais

As Built: saiba tudo sobre este tipo de projeto

Entenda o que é um projeto As Built e por que ele é importante O termo “As Built” é relativamente comum no ramo de engenharia.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá