Instalações Hidráulicas: conheça as 10 falhas mais comuns

por | 06/09/2018

Descubra quais são os erros mais comuns em instalações hidráulicas e aprenda a evita-los.

Realizar instalações hidráulicas em edificações é um trabalho que exige muita atenção. Todas as orientações devem ser seguidas à risca – a fim de evitar falhas estruturais. Geralmente, estes problemas acontecem por conta da incompatibilidade entre o projeto e a área hidrossanitária.

Em seus anos de atuação no mercado de instalações, a Eletrorede Engenharia pode identificar quais são as 10 falhas mais comuns do setor. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

#1 RESERVATÓRIO ELEVADO E CISTERNA

Em um projeto de reservatório elevado ou de uma cisterna, o erro que mais acontece é imaginar que só haverá uma câmara. Ou seja, sem um septo separador.

Este descuido provoca problemas sérios na edificação – como, por exemplo, a dificuldade de manutenção em caso de vazamento.

#2 RAMAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Outra falha comum no setor de instalações hidráulicas é construir os ramais de distribuição de água no formato de um “U” invertido. Esta estrutura acaba gerando um fluxo desfavorável. Além disso, contribui para a formação de um vácuo que origina bolhas de ar. Isso faz com que torneiras e chuveiros, quando acionados, liberem um fluxo descontínuo!

Este problema pode acabar queimando a resistência do chuveiro, devido à dificuldade no escoamento.

#3 VÁLVULAS DE DESCARGA

Como comentamos no início, a maioria das falhas em instalações hidráulicas é gerada pela incompatibilidade entre o projeto e sua execução.

No caso das descargas, muitas vezes o projetista não especifica corretamente o diâmetro da válvula. Isso acontece, geralmente, por desconsiderar as pressões aplicadas nesta peça – considerando apenas os pesos.

#4 TUBULAÇÕES PLÁSTICAS

No setor de instalações hidráulicas, uma das soluções mais utilizadas são os famosos tubos de PVC. Mas, com o tempo, as tubulações sofrem com a deterioração. Por conta da exposição contínua ao sol e as mudanças de temperatura, o desgaste é inevitável.

Sabe qual é a consequência disso? Perda de resistência e colapso do material. Por este motivo, o ideal é investir em tubos com material mais resistente – ou na substituição dos equipamentos antigos com determinada periodicidade.

#5 IRREGULARIDADES NA CENTRAL REDUTORA DE PRESSÃO

Apesar de fazer parte do escopo de trabalho, às vezes, os projetistas se esqueçam de alguns detalhes. Isso também é comum no setor de instalações hidráulicas! É possível encontrar projetos sem especificações como:

  • Meios de drenagem
  • Espaço para a instalação de filtros tipo Y
  • Registros de fechamento

Por isso, é fundamental dimensionar corretamente uma estação redutora de pressão.

#6 LOCALIZAÇÃO DA CASA DE BOMBAS

O bom funcionamento de uma bomba depende de sua localização no reservatório. Ela deve ficar em um nível mais baixo do que o fundo do reservatório.

Entretanto, este detalhe pode passar batido para alguns profissionais – que acabam desenvolvendo projetos que impedem o afogamento da bomba.

#7 ESPAÇO NA CASA DE BOMBAS

Muitas vezes, a casa de bombas não recebe muito espaço para a sua instalação. Para que não haja falhas, o local escolhido para realizar a montagem dos registros de fechamento nas tubulações de sucção e recalque das bombas.

#8 RUÍDOS E VIBRAÇÕES DAS BOMBAS DE RECALQUE

Para minimizar o efeito dos ruídos e vibrações que as bombas emitem ao operar, é preciso prever sua localização e o material com que será feito o assentamento. Desta forma, será possível absorver os sons incômodos.

Além de diminuir o barulho destas instalações hidráulicas, também aumenta a proteção das tubulações de rachaduras e vazamentos.

#9 ELETRODUTOS APARENTES NA CISTERNA

É comum que a água da cisterna evapore e forme gotículas no topo. Isto acaba gerando infiltração nos eletrodutos e contribuindo para o desenvolvimento de problemas nas instalações elétricas.

Além disso, a manutenção destes trechos acaba oferecendo maior perigo aos profissionais envolvidos. Por isso, no momento da criação do projeto, lembre-se de não atravessar os eletrodutos pela cisterna.

#10 AUSÊNCIA DE FOLGA NAS PAREDES DA CISTERNA

Outro caso de incompatibilidade é a falta de espaço nas paredes de uma cisterna. O grande erro, neste caso, é elaborar o projeto sem conhecer profundamente a necessidade de volumetria em função do consumo de água. O resultado desta situação é a instalação de câmaras com dimensão insuficiente.

 

A Eletrorede Engenharia conta com uma equipe capacitada para atender clientes de diferentes segmentos. Instalações Hidráulicas são uma das nossas especialidades. Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre as soluções que oferecemos!

 


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

Qual é o papel do comissionamento na Engenharia?

O que é o comissionamento e pra que ele serve? Um dos grandes motivos de atrasos e gastos desnecessários no término de projetos é o
Saiba mais

Gerenciamento de Obras: 5 pontos para prestar atenção

Separamos 5 pontos cruciais para um bom Gerenciamento de Obras. Fazer um gerenciamento de obras eficiente exige muita atenção de um engenheiro. Afinal, trata-se de
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá