Esclarecendo a NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

por | 03/10/2018

Do que se trata a NR-10?

Tudo o que fazemos em nosso cotidiano depende de uma série de normas e regulamentos. Quando falamos de instalações não é diferente. No caso de empresas, existem algumas normas que são essenciais para o bom funcionamento. Elas são as NRs.

As NRs são uma série de orientações e processos técnicos relacionados à segurança e medicina do trabalho. A NR-10, em especial, regulariza serviços que envolvem eletricidade.

Neste artigo iremos discutir:

#1 Qual o objetivo dessa norma regulamentadora 

#2 A importância da NR-10

#3 Quais as adequações necessárias

Acompanhe a seguir!

QUAL O OBJETIVO DA NR-10?

Assim como outras normas aprovadas pelo Ministério do Trabalho, a NR-10 tem como propósito garantir a segurança, saúde e integridade física dos profissionais que estão envolvidos – direta ou indiretamente – com serviços de eletricidade.

QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO?

Uma das exigências da NR-10 é a participação obrigatória dos profissionais envolvidos com atividades elétricas em um treinamento de 40 horas. Esse treinamento é um curso básico, que aborda as principais características do trabalho com eletricidade, como:

  • Principais riscos destas atividades
  • Medidas de controle
  • Técnicas e procedimentos seguros
  • Entre outros!

Além desta capacitação, os profissionais precisam participar de novos treinamentos periodicamente. Desta forma, todos estarão atualizados em relação ao conteúdo da NR-10.

Esta obrigatoriedade se mostrou efetiva, uma vez que, desde o início de sua vigência, houve uma queda acentuada nos índices de acidentes e óbitos envolvendo profissionais que trabalham com eletricidade.

Há também um esforço que cresce entre as empresas privadas do ramo para tornar seus ambientes mais seguros, visando melhorar a qualidade de vida e segurança de seus funcionários.

COMO ADEQUAR SUA EMPRESA A NR-10?

Para adequar sua empresa à NR-10, é preciso organizar o Prontuário das Instalações Elétricas. O PIE:

  • Estabelece os sistemas de segurança elétrica da empresa
  • Disponibiliza ao trabalhador todas as informações necessárias relacionadas a sua segurança
  • Prova ao MTE o cumprimento da NR-10
  • Prova que todos os serviços são executados seguindo os procedimentos de segurança.

Nesse documento, devem estar sintetizados o conjunto de ações, documentos, procedimentos e programas que a empresa tem ou planeja desenvolver para proteger os profissionais dos riscos elétricos.

Caso sua empresa não tenha esse documento, ele deve ser providenciado o mais rápido possível, para que a organização se adeque as obrigações da NR-10.

 

 A Segurança no Trabalho exige um nível de detalhamento grande na regulamentação – especialmente quando falamos de eletricidade. A Eletrorede Engenharia entende a importância deste tema – por isso, está sempre adequada à última atualização da NR-10.


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá