NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

por | 28/12/2018

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência.

A NBR-5410 foi criada por pesquisadores e profissionais, e aprovada pela ABNT, e é a norma técnica responsável por estipular as condições adequadas de funcionamento seguro de instalações elétricas de baixa tensão.

Continue a leitura para saber mais sobre a NBR-5410.

A NBR-5410 é aplicada em instalações elétricas prediais, públicas e comerciais. Abaixo mostramos algumas das especificações:

  • Instalações temporárias como canteiros de obra, exposições e feiras
  • Instalações novas e já existentes, sobre reforma
  • Locais de acampamento, marinha e instalações análoga
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada e com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1.500 V em corrente contínua

Ela age como um guia para os profissionais da área com regras do que se pode ou não fazer para garantir a segurança, bom funcionamento e conservação.

Assim, ela é dividida em 3 tipos de proteção:

  • Proteção básica que garante segurança contra contato direto e compreende uso de dispositivos de proteção, isolação de partes vivas e limitação de tensão.
  •  Proteção supletiva que garante segurança contra contatos indiretos, que inclui equipotencialização, uso de separação elétrica e emprego de isolação suplementar.
  • Proteção adicional que garante segurança em situações onde existe maior risco de choque elétricos, e as proteções supletivas e básicas não suprem a necessidade.

A aplicação da norma NBR-5410 é fundamental para que as instalações elétricas funcionem corretamente. Ela garante a segurança de todos que estão próximos a ela. Além disso, ela iguala todas as instalações elétricas onde são aplicadas, garantindo também a qualidade de todo o serviço feito.

Leia agora: Normas Regulamentadoras: o que são e como elas afetam o seu negócio?


Artigos Relacionados
Guia Prático: Como garantir a qualidade de uma obra

O maior objetivo de um gestor é executar a obra com qualidade e entregar o projeto no prazo. Para que isso aconteça é importante se
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

Esclarecendo a NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Do que se trata a NR-10? Tudo o que fazemos em nosso cotidiano depende de uma série de normas e regulamentos. Quando falamos de instalações
Saiba mais

De olho na NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A NR-12 é uma das Normas Regulamentadoras mais importantes da Consolidação de Leis Trabalhistas. Leia o texto e saiba mais detalhes sobre este tema! Em
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá