Construção sustentável: dicas para não perder a qualidade da obra

por | 15/01/2019

A indústria da construção consome muitos recursos naturais como madeira, minerais e água.  Por esse motivo, é importante repensar a utilização desses recursos de forma sustentável.

Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Leia mais!

Muitos profissionais ainda são céticos com relação ao reaproveitamento de materiais em construções e a reciclagem de resíduos. Eles acreditam que a reutilização dos materiais pode afetar a qualidade. Além disso, eles consideram que as saídas sustentáveis podem ser muito caras.

Porém, existem diversas soluções que podem auxiliar a criar construções sustentáveis sem que a qualidade da obra seja afetada.

Construção sustentável

O conceito de construção sustentável compreende edificações que não impactem ou que tenham baixo impacto no meio ambiente, sem que seja inviável economicamente. Para isso, são escolhidos materiais de baixo custo, reutilização de resíduos.

Ela também busca utilizar as áreas do imóvel para captar recursos naturais, como água da chuva e luz solar que serão utilizados no dia a dia. Caso opte por utilizar algum material que se diz sustentável, é preciso verificar se ele se segue as normas técnicas de segurança.

Abaixo, vamos listar algumas dicas para auxiliar a criar uma construção sustentável:

1# – Torne seu canteiro de obras sustentável.

Reaproveite a água da chuva utilizando sistemas simples de captação. Também é possível trocar as lâmpadas normais por LED, que duram 25 vezes mais que a comum e convertem em luz 60% da energia usada, as convencionais só convertem de 5% a 10%.

2# – Cores claras nas fachadas

Elas absorvem menos calor, o que ajuda a impedir que os ambientes fiquem muito quentes. Hoje o mercado conta com produtos à base de água com vários benefícios, como proteção contra corrosão e até maresias.

3# – Utilize matérias sustentáveis

Como concreto reciclado, feito a partir de entulho. Existem também tijolos ecológicos que não precisam de muita massa de assentamento.  Evite os materiais que sejam tóxicos ao meio ambiente e às pessoas.

4# – Recicle o entulho

Apenas 46% de todo o resíduo criado pela construção civil é reciclado no Brasil. É preciso apostar nessa iniciativa para que menos resíduos sejam desperdiçados. Com relação aos materiais que não podem ser reciclados, é importante fazer o descarte dele de forma responsável, com empresas que sejam especialistas no assunto.

Existem inúmeras formas de tornar uma construção sustentável. É essencial que o pensamento sustentável já comece no planejamento da obra para que ele defina os materiais, a organização e a escolha da empresa que fará o processo.

 

 


Artigos Relacionados
Tarifa Branca: vale a pena mesmo?

Quais as vantagens e desvantagens de aderir a Tarifa Branca? A Tarifa Branca é uma nova modalidade de cobrança que entrou em vigor no início
Saiba mais

Eficiência Energética: de olho na sustentabilidade

Saiba tudo sobre o conceito e a prática da Eficiência Energética! Você imagina como seria a sua rotina sem energia? Atividades simples como tomar banho
Saiba mais

Como economizar energia: 5 práticas fundamentais para ajudar a sua empresa

Conheça algumas ações simples, mas eficientes, para economizar energia na sua empresa. Além de contribuir para o uso consciente dos recursos naturais, economizar energia também
Saiba mais

turnkey
Turn key: tudo o que você precisa saber

Uma das maiores dificuldades em um projeto é a integração das empresas responsáveis por cada etapa. Cada uma delas têm uma maneira de trabalhar, com
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá