Manutenção: Por que investir na análise físico-química de óleo isolante?

por | 23/01/2019

O óleo isolante é um fluido estável utilizável em equipamentos elétricos como transformadores, reatores de potência, capacitores de alta tensão e outros.

Ele é essencial para a manutenção de transformadores elétricos de grande porte, pois ele aumenta a vida útil dos equipamentos. Sua principal função é de isolamento elétrico, refrigeração e extinção de descargas parciais.

Continue a leitura para saber mais.

O que é a análise físico-química?

A análise físico-química tem como função garantir a qualidade do óleo isolante. Um fluido de baixa qualidade ocasiona diversos prejuízos para todo o sistema. Seu uso pode provocar desde apagões até acidentes de trabalho por conta de superaquecimento nos dispositivos.

Por que investir na análise?

A análise físico-química é um dos itens fundamentais da manutenção preditiva. Ao executar a análise é possível verificar se o equipamento foi comprometido com as alterações químicas do óleo isolante. Em contato com metais, a oxidação do óleo, que ocorreria de modo natural, se acelera. Isso pode acontecer também por causa de umidade elevada e calor excessivo.

Também conseguimos prever quando há necessidade uma nova aplicação de óleo ou há probabilidade de acontecer um vazamento. A maior parte dos óleos é tóxica ao meio ambiente e aos humanos, por esse motivo é importante se atentar a isso.

O principal benefício da análise em uma manutenção preditiva é a diminuição de custos de aquisição de equipamento e de materiais, como o próprio óleo. Em uma época de incerteza econômica, qualquer economia é bem-vinda.

 

 

 

 


Artigos Relacionados
Como economizar em uma obra? Veja 4 dicas matadoras para um bom orçamento!

Será que é possível manter o orçamento em uma obra sem perder a qualidade? Seja a instalação de um sistema de combate a incêndio ou
Saiba mais

Gestão de prazos eficiente: veja como gerenciar uma obra de maneira assertiva

Explicamos tudo o que você precisa saber para uma gestão de prazos sem estresse! Gerenciar uma obra pode ser um processo estressante. Existem inúmeros detalhes
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

Manutenção preventiva: menos imprevistos, mais produtividade

Entenda o que é quais são os benefícios de incluir a manutenção preventiva no planejamento da sua empresa. Em um mercado extremamente competitivo, as empresas
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá