Linha viva: o que é isso?

por | 31/01/2019

A linha viva é uma técnica desenvolvida nos EUA por conta dos acidentes que aconteciam com eletricistas a todo momento. Ela permite a realização de instalações e procedimentos em sistemas energizados.

Continue a leitura para saber mais.

Para isso, foram desenvolvidos equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais que trabalham em contato direto com eletricidade. Eles são utilizados em instalações como montagem e desmontagem de redes, circuitos e ramais de distribuição de energia, conexões de estrutura de postes, entre outros.

Existem 3 métodos de trabalho com a técnica linha viva.

Método ao contato

Empregado onde é necessário o contato direto com a parte energizada, ou seja, em operações de baixa tensão (até 15kV).  É obrigatório de vestimentas com mangas cobertas, plataformas de sustentação isoladas e luvas de proteção.

Método ao potencial

Empregado em altas tensões quando o profissional necessita manter uma distância segura da superfície. É obrigatório o uso de vestimentas antichamas.

A distância varia de acordo com as partes aterradas e a tensão da parte energizada. Por exemplo, quando a tensão está até 88 kV a distância ideal onde o eletricista deve ficar é de 1,05m. Se a tensão é de 440kv a distância muda para 2,80m.

Método à distância

Empregado em tensões de até 230 kV. Ele é aplicado quando o profissional se mantém afastado da superfície e são utilizadas ferramentas isoladoras como bastões de fixação.

A distância também varia de acordo com a tensão da linha. Exemplo: 69kV deve ficar a uma distância mínima de 0,95m.

A equipe de execução deve capacitada e os equipamentos utilizados necessitam de testes e ensaios para garantir a segurança dos envolvidos.

 


Artigos Relacionados
Como fazer uma boa montagem de infraestrutura elétrica?

Montar uma infraestrutura elétrica não precisa ser um problema. Saiba mais neste post! Uma boa infraestrutura elétrica é fundamental para o correto funcionamento de uma
Saiba mais

Energia fotovoltaica: o que você precisa saber sobre sistemas On e Off grid

Qual a diferença entre os sistemas On e Off grid? A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, está em alta já vai fazer um
Saiba mais

NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá