Ciclo PDCA: Como ele pode te ajudar a gerenciar uma obra?

por | 21/03/2019

Essa metodologia pode fazer toda a diferença na hora de gerenciar uma obra!

Não é a primeira vez que ressaltamos a importância de um gerenciamento de obra eficiente. Saber gerenciar uma obra é o primeiro passo para um projeto bem sucedido. Algumas ferramentas são ótimas aliadas nesse processo, como por exemplo, a metodologia PDCA.

Quer saber como aplicar o ciclo PDCA no seu gerenciamento de obra? Continue a leitura!

O QUE É PDCA?

O ciclo PDCA é uma metodologia norte-americana, usada na resolução de problemas. A sigla é composta por quatro letras que resumem as atividades que devem ser feitas pela gestão. As etapas são:

Plan – planejar

Do – fazer

Check – checar

Act – atuar

COMO ELE FUNCIONA?

Seguindo a ordem das letras, é preciso primeiro fazer um planejamento detalhado de ações, considerando todas as limitações do projeto. O segundo passo é colocar o plano em prática, realizando todos os planos de ação sugeridos no planejamento.

A terceira etapa é uma das mais importantes, é a fase de checar. Com ela, são detectados os pontos positivos, erros e desvios do plano original. E por último, depois de analisar os erros, se deve atuar para diminuí-los, voltando ao planejamento original e corrigindo-o com novas ações e detalhes.

COMO VOCÊ PODE MAXIMIZAR SEUS RESULDADOS COM O PDCA?

Mesmo com a rotina corrida de uma construção, para que a aplicação do PDCA dê certo, é preciso que alguns procedimentos sejam seguidos e alguns controles sejam feitos. Como por exemplo:

  • Apontamento de atividades e mão de obra
  • Avaliação do desempenho e eficiência dos serviços e equipamentos
  • Verificação e acompanhamento de erros e não conformidades
  • Reuniões e treinamentos de segurança
  • Controle de documentos
  • Inspeções frequentes
  • Cumprimento dos programas de qualidade

Aplicar o PDCA em seu gerenciamento de obras fará toda a diferença para seu processo, tornando sua gestão mais eficiente. É recomendado que se comece em processos pequenos, e assim que a técnica estiver aperfeiçoada, partir para processos mais complexos.

 

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Entre em contato para saber mais!


Artigos Relacionados
Efluentes Industriais ou Esgoto?

Assim como qualquer outro estabelecimento, uma indústria gera diversos tipos de resíduos. Estes resíduos são chamados de efluentes industriais. No entanto, existe uma dúvida em
Saiba mais

5 Curiosidades sobre Energia Solar

Confira essas curiosidades: 1 Também funciona durante a noite e nos dias nublados A energia solar funciona normalmente durante o dia todo e também nos
Saiba mais

O que é gestão de monitoramento?

Você sabe o que é gestão de monitoramento? É uma metodologia para realizar o monitoramento e controle de trabalho da equipe, tornando o trabalho padronizado
Saiba mais

Energia Elétrica no Ambiente Industrial

A conscientização é o segredo para garantir o uso de energia elétrica no futuro. A economia de energia na indústria passa a ser um dos
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá