Gestão de documentos: por que é importante para a realização de uma obra?

por | 26/04/2019

A chave por trás de uma boa obra é a gestão de documentos!

Sabemos que nos dias atuais informação é tudo. Especialmente quando falamos de conseguir vantagens no mundo dos negócios e solucionar problemas. Claro que quando falamos de engenharia não pode ser diferente.

Quando lidamos com obras, saber o que está acontecendo é essencial. Por isso, uma gestão de documentos se torna uma solução infalível para o controle de informações de obra.

Continue a leitura para saber mais! 

O QUE É UMA GESTÃO DE DOCUMENTOS?

Ao contrário do que muitos pensam, fazer uma boa gestão de documentos é muito mais do que apenas armazenar informações. Ela ajuda a entender programas de certificação de qualidade, por conta da atualização constante dos documentos – um ponto muito importante.

Além disso, ela ajuda a simplificar rotinas, serve como forma de arquivamento, auxilia na diminuição de ruídos, falhas, conflitos e empecilhos entre a equipe e clientes.

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO DE DOCUMENTOS?

O avanço da tecnologia tem um grande papel em uma gestão de qualidade. A adoção de processos automatizados e soluções digitais auxiliam a empresa a acompanhar o ritmo do mercado e da obra que acontece.

Selecionamos as boas práticas para uma gestão de documentos eficiente, confira!

CATEGORIZE E ORGANIZE

Organização é fundamental para qualquer tipo de gestão. Por isso, é importante ter uma visão geral do que é prioridade, como:

  • Contratos
  • Atas
  • Declarações
  • Relatórios
  • Certificados
  • Manuais
  • Comprovantes

Depois disso estabelecido, é a hora de categorizar os materiais. Com isso, é mais fácil enxergar o todo e ter ideias de como fazer um armazenamento de informações intuitivo e de qualidade.

DEFINA RESPONSABILIDADES

Uma ferramenta digital que possibilita o acesso de todos pode ser uma benção ou uma maldição. Por isso, é importante definir responsabilidades com sua equipe e delimitar o acesso de cada um dos colaboradores.

Dessa forma corre-se menos risco de misturar e perder arquivos importantes. Também facilita o uso da ferramenta para os colaboradores. Deixando mais simples a criação, armazenamento, atualização, compartilhamento e consultas de documentos referentes às obras.

CRIE FLUXOS PRÁTICOS E INTUITIVOS

A gestão de documentos existe para facilitar processos, por isso, quanto mais simples e intuitivos forem os fluxos de trabalho, melhor. É importante manter uma linha de comunicação direta e transparente, com foco na autonomia dos colaboradores que estiverem no projeto.

SEMPRE ACOMPANHE AS ALTERAÇÕES FEITAS

Por ser uma tarefa compartilhada, é importante ficar de olho nas modificações feitas nos documentos. Dessa forma, tudo fica registrado e não se corre o risco de perder os documentos por falta de controle.

APOSTE EM DEIXAR OS DOCUMENTOS NA NUVEM

O armazenamento em nuvem revolucionou a forma que arquivamos nossos documentos. Além de simplificar o trabalho e economizar papel e tinta de impressora, a nuvem:

  • Economiza tempo e dinheiro
  • Promove um fácil acesso às informações
  • Traz maior facilidade para encontrar arquivos
  • Centraliza todos os materiais
  • Possibilita o acesso remoto
  • Atualiza de forma automática novas versões e licenças
  • Garante a segurança dos dados

Seguindo essas dicas, fazer uma boa gestão de documentos ficará mais simples, e você poderá acompanhar todos os projetos de sua empresa em qualquer lugar – sem perder nada!

 

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Entre em contato para saber mais!


Artigos Relacionados
As Built: saiba tudo sobre este tipo de projeto

Entenda o que é um projeto As Built e por que ele é importante O termo “As Built” é relativamente comum no ramo de engenharia.
Saiba mais

turnkey
Turn key: tudo o que você precisa saber

Uma das maiores dificuldades em um projeto é a integração das empresas responsáveis por cada etapa. Cada uma delas têm uma maneira de trabalhar, com
Saiba mais

Relatório de manutenção preventiva: O que não pode faltar?

A manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos e para que a produção não seja interrompida. Como o objetivo é fazer a
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá