Guia: Como fazer o dimensionamento de circuito elétrico?

por | 29/05/2019

Com instalações elétricas cada vez mais complexas, o dimensionamento de circuito elétrico correto é essencial.

Você com certeza já passou por uma situação onde a rede elétrica do lugar onde você estava caiu. Isso acontece por conta da má divisão ou dimensionamento de circuitos elétricos. Em alguns casos isso inclusive causar curtos circuitos e incêndios.

Então, como fazer um dimensionamento de circuito elétrico corretamente?

Nós separamos um passo a passo, com tudo o que você precisa saber. Continue a leitura para conferir!

SEGUINDO A NORMA NBR 5410

A norma NBR 5410 da ABNT serve para instalações elétricas de baixa tensão. Segundo ela, os sistemas de distribuição de um circuito elétrico são determinados em função do:

  • Esquema de condutores vivos
  • Esquema de aterramento

Para condutores vivos a norma considera o seguinte:

Corrente alternada

  • Monofásico a 2 condutores
  • Monofásico a 3 condutores
  • Bifásico a 3 condutores
  • Trifásico a 3 condutores
  • Trifásico a 4 condutores

Corrente contínua

  • 2 condutores
  • 3 condutores

COMO FAZER O DIMENSIONAMENTO DE FORMA CORRETA?

O primeiro passo para começar o dimensionamento é considerar todos os equipamentos que estarão ligados no circuito. A partir disso, é preciso ser feito o cálculo da corrente elétrica que irá circular pelo circuito e definir a seção adequada dos condutores.

Isso porque quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ele é aquecido e a temperatura máxima do condutor não pode ser ultrapassada. Se a corrente for muito alta, o condutor escolhido deve ser maior.

Para evitar que a corrente seja maior que a permitida nos condutores, é bom que sejam instalados disjuntores nos quadros de luz. Eles servem para desligar automaticamente o sistema em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

Com o dimensionamento feito da forma correta, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 5410, problemas como queda de tensão, curtos circuitos e até mesmo incêndios podem ser evitados com mais facilidade.

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Dentre nossos serviços, trabalhamos com mudanças de layout! Para isso, é preciso de um bom dimensionamento de circuitos elétricos. Entre em contato conosco para saber mais!


Artigos Relacionados
Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Eletrorede responde: o que fazer em caso de pequenos incêndios?

Aprenda como agir em situações de pequenos incêndios. Ao executar uma obra ou reforma, é preciso pensar na instalação de uma infraestrutura para combater pequenos
Saiba mais

SPDA: Quais são os modelos?

Gaiola de Faraday? Captor Franklin? Qual o melhor modelo para você? Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve estar ciente da
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá