4 conceitos da indústria 4.0 que já fazem parte do nosso dia a dia

por | 15/07/2019

A indústria 4.0 já está entre nós!

Você provavelmente já ouviu falar da indústria 4.0. Esse conceito que surgiu recentemente, engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e análise de dados e TI aplicando-os em processos de manufatura.

Quando pensamos nisso, pode parecer que ela ainda está longe, algo que levará algum tempo para acontecer. Porém, a realidade é que ela já está presente no dia a dia das indústrias atuais.

Separamos os 4 conceitos que já estão revolucionando a rotina das indústrias ao redor do mundo. Continue a leitura para conferir!

#1 INTERNET DAS COISAS X MANUTENÇÃO PREDITIVA

Uma das maiores tendências da indústria 4.0 é a internet das coisas. Ela é responsável por estabelecer conexões entre máquinas e objetos, possibilitando a analise de dados, desenvolvendo sistemas mais ágeis e eficientes.

Como usar?

Uma das maneiras de utilizar isso dentro do dia a dia da indústria – e que algumas empresas já vem fazendo – é o uso para a realização de serviços de manutenção preditiva, monitorando os sensores das máquinas. Dessa forma, o tempo de manutenção é reduzido, diminuindo perdas na produção.

#2 REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada, para muitos, ainda parece um sonho distante de ficção, presente apenas em filmes do futuro. Porém, com a indústria 4.0, ela já faz parte da rotina de várias empresas.

Muitas empresas têm usado da realidade aumentada para a visualização de novos processos, operações e treinamento de funcionários.

#3 IMPRESSÃO 3D

A impressão 3D permite a criação dos mais diversos objetos a partir de camadas de materiais como resina plástica ou metal. Ela é uma ótima aliada para o setor industrial, uma vez que ela ajuda na redução de prazos e aumenta a eficiência. Isso porque, ela possibilita a reposição de peças que saíram de circulação, teste de novas ideias, protótipos e produtos finais.

#4 CIBERSEGURANÇA

Esse é, provavelmente, o conceito mais conhecido da indústria 4.0, pois já está presente em nossa realidade. Sabemos da preciosidade dos dados atualmente, ainda mais na era da automação.

A cibersegurança é responsável por proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes, dados e até mesmo máquinas de ataques maliciosos.

 

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos, nos mantendo sempre atualizados em relação às ultimas novidades da indústria. Entre em contato conosco para saber mais!


Artigos Relacionados
Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa
Saiba mais

Indústria 4.0: como ela vai impactar o seu negócio?

Entenda o que é e como a sua empresa pode se beneficiar com a Indústria 4.0. Provavelmente você já ouviu falar na Revolução Industrial. Este
Saiba mais

Termovisão: O que é e como agrega valor à distribuição de energia?

A termovisão é uma técnica que merece ser mais bem estudada. Leia o post e saiba tudo sobre ela! O nome pode gerar insegurança e
Saiba mais

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: Qual a diferença?

As manutenções são essenciais para o funcionamento de prédios residenciais e comerciais. Conheça os tipos existentes! Manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva. Ao ouvir
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá