Proteção contra sobrecorrente: tudo o que você precisa saber!

por | 06/09/2019

Para garantir a eficiência e a segurança de circuitos elétricos, é importante entender mais sobre a proteção contra sobrecorrente. Confira!

A sobrecorrente é um problema relativamente comum no cotidiano de quem atua com sistemas elétricos. No entanto, precisa ser combatida com seriedade e responsabilidade, já que traz consequências perigosas.

A proteção contra esse tipo de situação deve fazer parte do projeto de instalação elétrica e ser capaz de escolher corretamente o dispositivo adequado para essa função, levando-se em consideração todas as regras e normas para a área.

Se você tem dúvidas sobre o tema ou gostaria de ampliar seus conhecimentos, a hora é agora. A seguir, selecionamos tudo o que é importante saber sobre proteção de sobrecarga e curto-circuito. Confira!

O que é sobrecorrente?

Didaticamente falando, a sobrecorrente é circulação de excesso de corrente no circuito de um aparelho elétrico. Ou seja, de uma corrente que excede o valor nominal.

É importante lembrar que dentro dessa categoria, há dois tipos de sobrecorrentes: o curto-circuito e a sobrecarga. Entenda melhor suas características!

O curto-circuito

O curto-circuito pode ser direcionado à classe de “Falta”, isto é, uma condição não programada e indesejada que ocorre em circuitos elétricos em razão da ocorrência de defeitos, falhas ou erros.

Em geral, tal situação conduz para a parada instantânea do equipamento, visto que todos os elementos interligados ao sistema sofrem com uma súbita elevação da tensão ou da corrente.

Sendo assim, o curto-circuito pode ser percebido quando a resistência elétrica no circuito diminui drasticamente — a ponto de a corrente elétrica que o atravessa chegar a uma grande intensidade — e a tensão na rede cai e se aproxima de zero.

A sobrecarga

A sobrecarga é um problema também comum e se revela quando a carga que passa por uma rede elétrica é superior àquela para qual ela foi projetada inicialmente. Essa situação sobrecarrega o sistema e causa quedas de tensão intermitentes pela entrada das proteções.

Enquanto no curto-circuito é preciso um aumento repentino e de grande intensidade, na sobrecarga o problema pode se configurar até mesmo com um leve aumento, desde que não suportado pelo sistema.

Proteção contra sobrecorrentes: o que você precisa saber?

É provável que, ao longo de sua carreira profissional, você já tenha se deparado com uma situação de sobrecorrente. No entanto, o problema pode (e deve) ser evitado por meio de técnicas e equipamentos de proteção.

Esse tipo de prevenção é essencial para que a instalação elétrica seja adequada, segura e dentro das normas legais. Por isso, selecionamos as informações mais importantes sobre o assunto. Continue a leitura para aprender mais!

As principais causas de sobrecorrentes

Sempre que uma sobrecorrente é vivenciada, além da interrupção do funcionamento do circuito, é possível que o equipamento seja danificado de maneira permanente, gerando prejuízos financeiros com a troca e em razão da sua indisponibilidade temporária.

A dúvida é: quais as principais causas desse tipo de problema? Muitos fatores podem ser apontados como situações de risco, mas é essencial que o profissional conheça os mais recorrentes, como:

  • faltas — refere-se a qualquer tipo de mau funcionamento do sistema;
  • fiação inadequada — é importante verificar a capacidade e o estado dos fios;
  • problemas na isolação entre fases — quando ela se rompe, há uma sobrecorrente;
  • fusíveis e disjuntores com defeitos.

Os principais sistemas de proteção contra sobrecorrentes

Uma das premissas básicas para a proteção contra sobrecorrente — seja em um curto-circuito, seja em uma sobrecarga — é que exista uma relação de coordenação entre o dispositivo usado para essa função e os condutores do circuito que será protegido.

Para isso, a NBR 5410 elenca as condições para a escolha adequada do dispositivo de proteção. O essencial é saber que podem ser usados um disjuntor ou um dispositivo fusível. Normalmente, ele é posicionado na origem do circuito, mas também há a possibilidade de ser deslocado — no caso de proteção contra curto-circuito.

O que se percebe é que, em relação à proteção contra sobrecorrentes, a norma se dedica a enfatizar a importância da seleção correta do dispositivo.

É interessante destacar que nada impede a existência simultânea de dispositivos que protejam contra sobrecargas e curtos-circuitos. Assim como pode existir itens voltados apenas para a proteção de um ou do outro problema.

A verificação da coordenação entre condutores e dispositivos de proteção

Conforme mencionamos, a coordenação entre os condutores e os dispositivos de proteção é uma regra básica para a correta prevenção de problemas relacionados à sobrecorrente em circuitos elétricos.

Para isso, a NBR 5410 indica o recurso conhecido como a Integral de Joule, que nada mais é que a representação dos esforços térmicos e magnéticos reais atribuídos a um componente que conduz uma corrente de curto-circuito.

A proteção de cabos em paralelo

Por fim, decidimos falar sobre a proteção de cabos em paralelo, especialmente porque o tema gera muitas dúvidas em projetistas, instaladores e engenheiros elétricos. Afinal, quando usar um único dispositivo para cada conjunto de fases?

No caso da proteção contra sobrecargas, quando um dispositivo tem a função de proteger vários condutores em paralelo, não pode existir qualquer derivação, pois é preciso buscar a divisão igualitária da corrente entre os condutores de cada fase.

Já no caso de proteção contra curto-circuito, a NBR 5410 afirma que um mesmo dispositivo pode proteger mais de um condutor em paralelo. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que as características de atuação e a forma de instalação sejam corretamente coordenadas.

Além disso, é importante adotar outras medidas preventivas, como o uso de proteção mecânica e a garantia de que os condutores não sejam instalados próximos a materiais combustíveis.

Ainda assim, caso essa proteção única não possa ser garantida, é indicado o uso de proteção individual. Lembrando que, quando há mais de três condutores em paralelo é necessário adotar proteções individuais na entrada e na saída do circuito.

Aprofundar seus conhecimentos sobre proteção contra sobrecorrente é essencial para o seu crescimento profissional. O tema é de extrema relevância para o cotidiano de quem lida com sistemas elétricos e, como vimos, tem regras e práticas específicas a fim de garantir a segurança de pessoas e equipamentos. Diante disso, esperamos que o presente artigo seja útil e possa ajudá-lo a evitar problemas de sobrecarga e curto-circuito em seus projetos e obras.

Gostou deste post? Continue conosco e descubra quais são os principais cuidados que você deve ter com as instalações elétricas!


Artigos Relacionados
Qual o papel da blindagem para seu sistema de descargas elétricas?

A blindagem foi uma das medidas de proteção contra surtos apresentadas na NBR 5419:2015. As MSPs foram criadas para evitar que apareça uma diferença de
Saiba mais

NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

Prontuário de Instalações Elétricas: por que ele merece sua atenção?

Você sabe por que o Prontuário de Instalações Elétricas é importante para a sua empresa? O Prontuário de Instalações Elétricas, conhecido popularmente como PIE, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá