Tratamento de óleo isolante: o que você precisa saber?

por | 20/09/2019

O que você sabe sobre o tratamento de óleo isolante? Leia o post para se informar melhor sobre o assunto!

O óleo isolante é um material fundamental para o adequado funcionamento de equipamentos elétricos, como transformadores, reatores de potência e capacitores. Mas você sabia que é necessário investir no tratamento dessa substância?

Devido às suas características isolantes, que o mantém estável em altas temperaturas, esse tipo de óleo assegura uma maior vida útil às máquinas. No entanto, é comum que ele tenha como principal componente o óleo mineral, o que pode esconder alguns perigos.

Continue a leitura para entender melhor sobre a importância do tratamento de óleo e descobrir como o procedimento é realizado!

O que é e para que serve o óleo isolante?

O óleo isolante é um material fluido com capacidade isolante elétrica que assegura o correto funcionamento de diversos equipamentos, protegendo-os das elevações de temperaturas e de danos aos circuitos.

Conforme mencionamos, a grande maioria desses produtos é feito à base de óleo mineral, um derivado do petróleo. A sua grande função é proporcionar o isolamento térmico e elétrico do sistema, refrigerando o transformador. Isso porque, quando em funcionamento, é comum que o atrito das peças e a própria energia empregada elevem a temperatura dentro da máquina.

Qual a importância do tratamento de óleo?

Ao entender a função do óleo isolante, não é difícil concluir que, com o passar do tempo, ele começa a ficar carregado de impurezas e substâncias que prejudicam o isolamento elétrico e térmico dos equipamentos.

Essa situação nos leva a pensar um pouco mais sobre a importância do processo de tratamento do óleo mineral. Afinal, o procedimento visa garantir a qualidade dessa substância.

Em uma análise mais aprofundada, podemos dizer que, além de proporcionar um melhor funcionamento às máquinas, o tratamento é essencial para a manutenção da segurança de todos que as manuseiam.

Na prática, quando o óleo mineral não está em boas condições, ele perde suas propriedades, gerando danos aos sistemas e provocando acidentes de trabalho e incêndios em razão do superaquecimento dos circuitos.

Como é feito o tratamento de óleo mineral?

Afinal, quais os procedimentos aplicados para que o óleo mineral seja devidamente tratado e possa ser usado de forma segura e eficiente?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a coleta, manuseio e possível descarte desse material deve ser feito com base em rígidos processos, já que ele pode trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Confira, agora, o passo a passo do tratamento de óleo!

Coleta e transporte do óleo

A primeira etapa desse processo é a coleta e o transporte do óleo até a empresa responsável. Diante do nível de toxidade e perigo do produto, é imprescindível que as normas de segurança sejam rigorosamente seguidas.

Além disso, os veículos utilizados no transporte devem ser adequados para esse fim e equipados com dispositivos de proteção. Do mesmo modo, os motoristas e auxiliares precisam receber treinamento para lidar com esse tipo de material.

Armazenamento em local apropriado

Assim que o óleo usado chega ao local em que receberá tratamento, ele é retirado do veículo de transporte e armazenado em reservatórios exclusivos, a fim de evitar que sejam contaminados por outras substâncias.

Nesse momento é realizada a identificação dos níveis de PCB’s no óleo, ou seja, de policloretos de bifenila. Além disso, faz-se uma coleta de amostra que poderá ser comparada com o resultado obtido no final do processo.

Análise aprofundada do óleo

A próxima etapa é a realização de análises do óleo isolante em laboratório. Isso serve para entender melhor o tipo de resíduo mais presente no produto, garantir sua qualidade e até mesmo ajudar os gestores a identificarem possíveis problemas nos equipamentos.

Nesse caso, existem inúmeras técnicas, como a Análise Físico-Química e a Análise Cromatográfica.

Na Análise Físico-Química, são verificados a cor a aparência do óleo, uma vez que o escurecimento da substância indica um processo de oxidação. Além disso, avalia-se o teor de água, visto que ela pode prejudicar as propriedades dielétricas do óleo e acelerar a deterioração química.

Em seguida, é feita a medição da capacidade de o óleo isolante suportar tensões elétricas de forma eficiente e segura, processo conhecido como ensaio de rigidez elétrica. Assim como a detecção de contaminantes polares solúveis no óleo, produtos de oxidação e partículas metálicas.

Outra técnica muito útil é a Análise Cromatográfica, que ajuda a acompanhar as condições dos equipamentos e complementa os resultados obtidos nos demais ensaios. O processo é realizado em três fases:

  1. Extração dos gases dissolvidos por meio de vácuo e agitação da amostra coletada em seringa.
  2. Análise cromatográfica da mistura gasosa.
  3. Interpretação dos resultados obtidos.

Sobre os possíveis diagnósticos, destacam-se a eletrólise, o óleo superaquecido, as descargas parciais e a celulose aquecida. Lembrando que, essas conclusões têm um nível de acerto elevado, especialmente quando os ensaios são realizados por profissionais capacitados e com experiência nesse tipo de análise.

Processo de regeneração do produto

Feito isso, é hora de iniciar o processo de purificação e regeneração do óleo isolante. Lembrando que, a depender da empresa responsável pela etapa, é possível adotar diversos métodos.

Um dos procedimentos mais eficientes é feito de maneira automatizada, evitando o contato humano com a substância e reduzindo a geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

De início, é feita a remoção de partículas sólidas com o auxílio de filtros. Em seguida, o óleo passa por diversas colunas feitas de material absorvente, retendo impurezas e corrigindo a sua cor.

Devolução do óleo para a empresa

Depois de todo o processo de regeneração, é feita a coleta de uma amostra para análise e comparação dos resultados, o que garante a eficiência do procedimento e atesta que o produto está apto a ser novamente usado nos equipamentos.

Por fim, o material é recolocado em veículos de transporte e encaminhado à empresa. Tudo isso deve ser feito com o máximo cuidado, visando evitar vazamentos e contaminações.

Você já conhecia o processo de tratamento de óleo? Conforme mostramos, essa é uma estratégia essencial para a garantia do correto funcionamento de equipamentos elétricos, ampliando sua vida útil e tornando-os mais seguros e estáveis.

Entender a sua importância, bem como as etapas pelas quais a substância passa até ser purificada e reutilizada é muito importante. Isso porque, o procedimento é bom para as empresas e, também, para o meio ambiente. Aproveite o que aprendeu e implemente essa prática em seu negócio!

A Eletrorede Engenharia é referência em serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Uma de nossas especialidades é a coleta segura de óleo isolante para análises. Entre em contato para saber mais. 


Artigos Relacionados
Energia Elétrica no Ambiente Industrial

A conscientização é o segredo para garantir o uso de energia elétrica no futuro. A economia de energia na indústria passa a ser um dos
Saiba mais

Adequação de Layout Industrial: Quais vantagens?

O layout industrial tem como finalidade melhorar a disposição de máquinas e equipamentos no espaço, trazendo mais agilidade, conforto, eficiência, produtividade e organização de forma
Saiba mais

Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa
Saiba mais

Termovisão: O que é e como agrega valor à distribuição de energia?

A termovisão é uma técnica que merece ser mais bem estudada. Leia o post e saiba tudo sobre ela! O nome pode gerar insegurança e
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá