Como fazer uma boa montagem de infraestrutura elétrica?

por | 14/10/2019

Montar uma infraestrutura elétrica não precisa ser um problema. Saiba mais neste post!

Uma boa infraestrutura elétrica é fundamental para o correto funcionamento de uma instalação. No entanto, muitos profissionais têm dúvidas sobre as melhores técnicas e requisitos desse projeto.

A verdade é que ela é considerada um elemento vital para edificações comerciais, industriais, hospitalares e até residenciais, pois liga cabos, equipamentos, sistemas de iluminação e de segurança e de circuito interno de TV.

Diante disso, trouxemos para o blog um post que o ajudará a montar uma infraestrutura elétrica com segurança e eficiência. Acompanhe!

Entenda o funcionamento de uma infraestrutura elétrica

A infraestrutura elétrica é essencial para o funcionamento de toda e qualquer obra. Afinal, inúmeros equipamentos e sistemas dependem dela para operar de maneira eficiente e adequada, uma vez que é composta por diversos itens, como:

  • Eletrodutos;
  • Caixas de passagem;
  • Caixa de medidores;
  • Fixadores para cabos;
  • Bandejas elétricas;
  • Leitos elétricos;
  • Eletrocalhas;
  • Suportes.

Vale destacar que uma instalação elétrica pode ser predial, comercial e industrial. Nesse sentido, as grandes diferenças entre elas são a complexidade das instalações e a potência instalada.

Além disso, elas podem ser divididas em três tipos distintos: instalação em tensão reduzida, instalação de baixa tensão e instalação em alta tensão. O projeto elétrico é que define qual a mais adequada e jamais deve ignorar as necessidades do cliente, sua durabilidade e manutenção.

Por fim, devemos observar que, para que a infraestrutura elétrica cumpra com o seu papel, é indispensável que respeite os requisitos técnicos e normativos para cada uma de suas destinações — daí a importância de um apoio técnico e profissional durante o projeto e execução da obra.

Quais são os principais cuidados antes de montar a infraestrutura elétrica?

Antes mesmo de iniciar a montagem da infraestrutura elétrica, é preciso tomar certos cuidados e investir em algumas estratégicas. Essa precaução inicial reduz as chances de problemas no futuro e garante o bom funcionamento da edificação. Confira!

O planejamento e elaboração do projeto

A primeira providência para garantir o sucesso de uma infraestrutura elétrica é o planejamento. Isso porque o tempo gasto com essa etapa reduz o tempo de execução da obra e proporciona bons resultados.

Dessa maneira, não deixe de elaborar o layout básico, de pensar na locação e aquisição dos equipamentos e máquinas necessárias. Além de, claro, organizar o cronograma de elaboração e execução do projeto da instalação elétrica.

A escolha dos materiais

O segundo ponto que merece sua atenção é a escolha dos materiais que serão usados. Nesse caso, é importante observar se eles cumprem com as normas técnicas e se são de boa procedência.

O mercado está repleto de fabricantes, mas nem todos oferecem produtos de qualidade e segurança. Por isso, pesquise e invista em materiais que tenham o selo do Inmetro, garantia do fornecedor e atendam aos seguintes requisitos:

  • Boa durabilidade;
  • Facilidade de instalação;
  • Manutenção ágil e sem burocracia;
  • Peças de reposição de fácil acesso.

A contratação de uma empresa especializada de confiança

O último fator que não pode ser ignorado é a contratação de uma empresa de engenharia com experiência e credibilidade no mercado. Esse apoio profissional fará toda a diferença antes, durante e após a finalização da obra.

Lembre-se de que a infraestrutura elétrica faz parte do projeto e, por isso, deve ser montada de forma adequada e que garanta uma boa vida útil. Afinal, a qualidade técnica da instalação gera economia a longo prazo e ainda evita transtornos.

Como montar uma boa infraestrutura elétrica?

Depois de todas as informações apresentadas, podemos finalmente falar sobre a montagem da infraestrutura elétrica. No entanto, é preciso lembrar que seguir as dicas anteriores conduzirá a um resultado muito mais satisfatório. Por isso, não pule etapas!

Todo o processo deve ser baseado no projeto elaborado com antecedência pela empresa de engenharia, que detém todos os conhecimentos e informações necessárias para a sua correta execução.

Assim, após analisar o local em que serão realizadas as instalações elétricas e as características de cada rede de alimentação e distribuição, o serviço poderá ser executado dentro de um padrão de qualidade e segurança.

A ideia é montar uma infraestrutura eficiente, econômica, que otimize todo o sistema e que garanta a proteção da edificação, seja ela destinada ao funcionamento empresarial, industrial ou residencial.

Nesse contexto, é essencial que a montagem obedeça às normas técnicas em vigor, como a coleta da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável e habilitado para comandar o projeto.

Por fim, para que os resultados sejam satisfatórios, recomenda-se que sejam realizados testes em todas as instalações, verificando se os sistemas estão íntegros e aptos a operar sem o risco de curto-circuito, incêndios e danos aos demais componentes.

Como manter o sistema elétrico funcionando corretamente?

Sempre que uma infraestrutura elétrica é montada, espera-se que ela cumpra com o seu papel e opere dentro da normalidade. Afinal, todo o prédio depende de sua eficácia.

Apesar disso, precisamos lembrar que o tempo e o uso contribuem para a deterioração dos equipamentos e materiais, o que pode conduzir a uma perda de eficiência e segurança do sistema.

Para evitar esse tipo de problema, a melhor estratégia é investir em manutenções preventivas periódicas. É durante esses procedimentos que verifica-se o estado das peças e equipamentos, podendo até detectar possíveis falhas no sistema elétrico.

Ou seja, com o simples cuidado de avaliar o estado da infraestrutura elétrica da edificação, consegue-se minimizar consideravelmente os transtornos causados pela ação do tempo e do uso do sistema.

Neste post, você descobriu que montar uma infraestrutura elétrica é assunto sério. Por ser um componente essencial para o funcionamento de edificações, é necessário atenção, experiência e conhecimento para realizar o procedimento. Por isso, não arrisque e invista na contratação de uma empresa especializada e com credibilidade nesse segmento.

A Eletrorede é expert em soluções em engenharia elétrica e pode ajudá-lo com essa tarefa. Entre em contato agora mesmo e elimine essa preocupação em sua obra!

 

 


Artigos Relacionados
Proteção contra sobrecorrente: tudo o que você precisa saber!

Para garantir a eficiência e a segurança de circuitos elétricos, é importante entender mais sobre a proteção contra sobrecorrente. Confira! A sobrecorrente é um problema
Saiba mais

Qual o papel da blindagem para seu sistema de descargas elétricas?

A blindagem foi uma das medidas de proteção contra surtos apresentadas na NBR 5419:2015. As MSPs foram criadas para evitar que apareça uma diferença de
Saiba mais

NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá