Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: Qual a diferença?

por | 25/11/2019

As manutenções são essenciais para o funcionamento de prédios residenciais e comerciais. Conheça os tipos existentes!

Manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva. Ao ouvir esses termos, é provável que você se lembre de ter lido a respeito, mas será que consegue diferenciar esses processos corretamente?

Todo edifício, seja ele comercial ou residencial, precisa passar por procedimentos de manutenção. Afinal, o tempo, o uso e diversos aspectos podem afetar o funcionamento dos sistemas elétricos e hidráulicos.

Acontece que há diversas maneiras de cuidar dessas instalações e você precisa conhecê-las melhor. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é um procedimento que se baseia em dados de monitoramento de sistemas, peças e ferramentas para prever sua vida útil e garantir seu melhor aproveitamento.

Nessa metodologia, é realizado um acompanhamento periódico dos componentes com a finalidade de coletar informações reais sobre as condições de funcionamento, prevendo e evitando falhas.

Para isso, são utilizadas técnicas eficientes e aprofundadas de análise, como verificação de vibração e uso de ultrassom. Ou seja, a manutenção preditiva é a responsável por executar inspeções nas instalações de um prédio e verificar suas condições, além de:

  • Identificar com antecedência a necessidade de manutenção;
  • Evitar desmontagens desnecessárias (apenas para inspeção);
  • Aumentar a vida útil dos equipamentos;
  • Evitar reparos emergenciais e mais caros;
  • Mitigar os danos causados por uma pane na infraestrutura;
  • Reduzir custos com manutenções;
  • Evitar a troca desnecessária e precoce de ferramentas e componentes.

É importante dizer que, com o auxílio da tecnologia, os técnicos conseguem prever o melhor momento para a realização da manutenção. Os dados analisados e o comportamento esperado dos equipamentos ajudam a melhorar essa tomada de decisão.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma intervenção programada que antecipa a ocorrência de falhas, garantindo a conservação do sistema e a correção de problemas que possam afetar seu funcionamento no futuro.

Observe que o objetivo principal desse procedimento é evitar panes em equipamentos, peças e ferramentas. Por isso, ela é executada de forma preventiva, por meio de ajustes, reparos e substituição de componentes.

Essa espécie de revisão — semelhante às revisões periódicas realizadas em automóveis — é planejada com base em informações e orientações dos fabricantes. Nesse caso, são realizados alguns procedimentos, como:

  • Lubrificação do sistema;
  • Substituição de peças;
  • Troca de fiação e disjuntores;
  • Inspeção preventiva em equipamentos e no quadro de energia.

Vale a pena destacar que a desmontagem de ferramentas e componentes para a simples verificação requer tempo e pode ser mais cara. Além disso, em muitos casos, é feita a substituição de itens antes do fim de sua vida útil.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva, como o nome sugere, é um procedimento que tem como objetivo corrigir uma falha do sistema. É feita especialmente quando algum equipamento deixou de funcionar e precisa ser trocado.

Portanto, as ações só são iniciadas quando o problema já se manifestou e não há outra alternativa à disposição. Isso pode ocorrer em duas situações: diante de uma falha inesperada ou com a identificação de um problema.

Sendo assim, não é difícil concluir que esse modelo gera mais custos. Ele deve ser uma exceção na rotina de conservação de prédios, edifícios e casas.

Quais as diferenças básicas entre elas?

Conseguiu entender o que é manutenção preditiva, preventiva e corretiva? Os conceitos apresentados acima são muito importantes para qualquer pessoa e profissional que precise lidar com a manutenção de imóveis residenciais e comerciais.

É sempre bom lembrar que máquinas, estruturas, peças e ferramentas não são eternas. A ação do tempo, da natureza e o próprio uso contribuem para que elas se deteriorem e apresentem falhas ao longo da vida.

Esses três modelos de manutenções servem para controlar e resolver essas questões. Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto e não conseguem diferenciá-las corretamente.

Por isso, preparamos um breve resumo que o ajudará a compreender, de uma vez por todas, o que a manutenção preditiva tem de diferente das demais. Confira!

Manutenção preditiva x manutenção preventiva

Na manutenção preditiva as atividades são executadas com base no estado real da instalação e dos equipamentos sempre com a finalidade de reduzir custos.

Já a preventiva é planejada e costuma ser realizada em um prazo pré-determinado. Ela é útil para identificar falhas com antecedência e pode até ajudar a controlar o orçamento, já que reduz a necessidade de manutenções corretivas.

A diferença básica entre elas é que a manutenção preditiva é aprofundada e conta com técnicas e equipamentos que garantem bons resultados, como ultrassom e câmeras termográficas.

Manutenção preditiva x manutenção corretiva

A manutenção preditiva é um procedimento que não espera o problema acontecer. Por meio de recursos tecnológicos, ela monitora os sistemas e tem informações reais sobre o seu funcionamento, evitando que problemas aconteçam.

Por outro lado, a corretiva é emergencial. Ou seja, ela entra em ação quando a falha já ocorreu e o sistema está inoperante. Assim, com os equipamentos estragados, o prédio tem seu funcionamento comprometido.

Já imaginou o quanto pode ser prejudicial para uma empresa vivenciar uma pane elétrica em sua sede? Os funcionários não conseguirão trabalhar e os clientes ficarão sem atendimento até que o problema seja corrigido.

Entendeu o que a manutenção preditiva, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva têm de diferente? As três são importantes para a conservação e funcionamento de sistemas elétricos e hidráulicos, mas é preciso conhecê-las para escolher a mais adequada para cada situação.

Nesse caso, fica a dica: aposte mais na manutenção preditiva, pois os benefícios proporcionados são expressivos e valem os investimentos!

Você sabia que a Eletrorede é expert em soluções em engenharia elétrica? Nós podemos ajudá-lo a manter seu prédio sempre em boas condições. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!


Artigos Relacionados
A importância da periodicidade na poda de árvores

Entenda por que você deve ter um cronograma para a poda de árvores em sua empresa ou condomínio! A manutenção de prédios comerciais e residenciais
Saiba mais

Análise Termográfica: descubra sua importância para a indústria

Entenda o que é, como funciona e qual a importância da Análise Termográfica para a sua empresa. Não tem como falar em manutenção no setor
Saiba mais

Soluções Eletrorede: 4 motivos para contratar

O que nós da Eletrorede podemos fazer por sua empresa? Escolher uma empresa de engenharia para executar instalações, manutenções, projetos industriais e de distribuição de
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá