Termovisão: O que é e como agrega valor à distribuição de energia?

por | 28/11/2019

A termovisão é uma técnica que merece ser mais bem estudada. Leia o post e saiba tudo sobre ela!

O nome pode gerar insegurança e dúvidas, mas a termovisão é uma técnica que agrega muito valor à distribuição de energia. Exatamente por isso, é preciso entendê-la melhor e aprender a aproveitar todo o seu potencial.

Qualquer instalação elétrica é uma estrutura complexa e foi projetada para suportar um determinado fluxo de energia. Mas nem sempre as coisas saem como o esperado e, em alguns casos, é possível que aconteça um superaquecimento.

A termovisão é a técnica que o ajudará a se livrar desse problema e garantir a segurança e funcionamento do sistema. Leia o post e tire suas dúvidas sobre ela!

O que é termovisão?

A termovisão é uma técnica que usa equipamentos para ler raios infravermelhos e tornar possível a identificação de áreas de calor em equipamentos e sistemas elétricos.

O objetivo dessa metodologia é permitir que o olho humano consiga identificar o superaquecimento de um componente, instalação, equipamento ou processo. Isso porque a leitura dos raios infravermelhos mostra com clareza onde a temperatura está acima do normal.

Vale a pena lembrar que o infravermelho é uma frequência eletromagnética emitida por qualquer equipamento e é proporcional à sua temperatura. Por isso, torna muito simples e rápida a identificação de situações fora do padrão.

Qual o papel da termovisão na manutenção preditiva?

Também conhecida como termografia, a termovisão é uma técnica de grande relevância para o sucesso das manutenções preditivas.

Os equipamentos utilizados garantem uma rápida e eficiente visualização da elevação da temperatura, o que pode ser muito útil em grandes obras e, também, no setor industrial. Afinal, é possível inspecionar muitos equipamentos em um curto espaço de tempo.

Além disso, ela tem um papel muito importante no processo de planejamento e implementação do cronograma de manutenções nas instalações elétricas de prédios residenciais e comerciais.

Como o seu maior objetivo é reunir dados técnicos e de funcionamento das máquinas e sistemas, ela ajuda a prever problemas e estruturar ações preventivas mais eficientes e produtivas.

Como a termografia agrega valor à distribuição de energia?

Como dissemos, a termografia é uma técnica muito útil para engenheiros elétricos e profissionais da área. Conhecê-la é essencial, já que ela agrega muito valor à distribuição de energia.

Mas, afinal, que tipo de vantagem ela pode proporcionar? Confira!

Evita quedas de energia

Apesar de gerar transtornos e prejuízos, quedas de energia por superaquecimento de instalações elétricas são frequentes, especialmente em empresas e indústrias.

O funcionamento de diversos equipamentos elétricos ao mesmo tempo, somado à incapacidade do sistema para suportar tanto fluxo de energia pode gerar o problema. Para evitá-lo, o uso de equipamentos que captam raios infravermelhos é fundamental.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Como dissemos, a termografia faz parte das técnicas utilizadas em manutenções preditivas e preventivas. Por esse motivo, ela pode contribuir para o aumento da vida útil dos equipamentos elétricos.

A explicação é bem simples: quanto melhor o monitoramento do funcionamento do sistema, mais informações sobre a sua eficiência e produtividade você tem. Dessa forma, é possível trabalhar para garantir que ele dure mais e enfrente menos problemas.

Ajuda a economizar recursos

Um equipamento que enfrenta superaquecimento acaba consumindo mais energia e prejudica o funcionamento de toda a infraestrutura elétrica. Sendo assim, podemos afirmar que a técnica da termovisão pode ajudá-lo a economizar recursos.

Lembrando que, além da redução de custos financeiros, ela atua na otimização do tempo dos profissionais responsáveis pelas manutenções nos equipamentos. Afinal, eles conseguem ver e identificar problemas com mais rapidez e precisão.

Evita acidentes e incêndios

Não é novidade para ninguém que uma das principais causas de acidentes e incêndios em prédios está relacionada ao superaquecimento de equipamentos e instalações, como a de ar condicionado.

Sendo assim, ao investir na termografia você também está aperfeiçoando a segurança no edifício e evitando que desastres aconteçam e gerem prejuízos físicos e financeiros.

Diminui a quantidade de manutenções corretivas

As manutenções corretivas são aquelas executadas quando um problema ou falha acontece. Isso porque, depois de um curto circuito ou pane elétrica, é preciso adotar medidas emergenciais.

Devido às suas características, elas são mais caras e prejudiciais e, portanto, devem ser evitadas. Nesse cenário, a termovisão exerce um papel importante, pois ajuda a identificar problemas preventivamente e a prever a vida útil dos componentes.

Como implementar a termovisão em seu cotidiano?

Agora que você já entendeu como a termovisão é importante para o funcionamento de sistemas e instalações elétricas, é hora de aprender a colocá-la em prática em seu cotidiano.

A melhor notícia é que essa é uma tarefa simples, que pode ser realizada em poucas etapas. Quer descobrir quais são? Confira:

  1. Defina quais são os equipamentos que serão monitorados;
  2. Cadastre esses equipamentos no sistema de monitoramento;
  3. Defina a frequência com que a temperatura será conferida;
  4. Contrate uma empresa especialista no manuseio das ferramentas e coleta de dados;
  5. Analise com atenção os relatórios recebidos;
  6. Fique atento às recomendações dadas pelo profissional responsável;
  7. Elabore um plano de ação para evitar problemas;
  8. Verifique se as suas estratégias corrigiram o problema.

Depois de concluir a leitura deste post, não restam dúvidas de que a termografia é uma grande aliada das manutenções preditivas e preventivas. Ela ajuda a detectar problemas e a evitar uma série de transtornos — que podem ser extremamente prejudiciais para as empresas.

Além disso, é importante destacar que, quando bem empregada e com o apoio de uma empresa séria e com experiência na área, a termovisão ajuda seu negócio a investir no que realmente é necessário, reduzindo desperdícios e perdas financeiras.

Precisa de ajuda com o monitoramento de suas instalações elétricas? Conte com a Eletrorede! Temos profissionais altamente capacitados e experientes para lidar com todas as questões relacionadas ao setor de distribuição de energia. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!


Artigos Relacionados
Termovisão: uma aliada para o setor de distribuição de energia

Descubra porque Termovisão é uma técnica que agrega muito ao setor de distribuição de energia! Enquanto usava um eletrônico, você já percebeu um superaquecimento do
Saiba mais

Adequação de Layout Industrial: Quais vantagens?

O layout industrial tem como finalidade melhorar a disposição de máquinas e equipamentos no espaço, trazendo mais agilidade, conforto, eficiência, produtividade e organização de forma
Saiba mais

Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa
Saiba mais

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: Qual a diferença?

As manutenções são essenciais para o funcionamento de prédios residenciais e comerciais. Conheça os tipos existentes! Manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva. Ao ouvir
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá