Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

por | 09/12/2019

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa nova etapa. Afinal, a tecnologia pode contribuir para a melhoria do trabalho prestado.

A transformação digital já é uma realidade no mundo contemporâneo e tem seus reflexos em diversos setores da sociedade. Naturalmente, a engenharia não poderia ficar de fora e, também, foi revolucionada.

Leia o post e confira tudo o que é preciso saber sobre essa tendência!

O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial, é um conceito que fala sobre o uso de tecnologia no ambiente industrial, visando a automação de tarefas e o compartilhamento de dados.

Essa nova fase é marcada pela larga utilização de recursos e ferramentas inovadoras, como a Internet das Coisas (IoT) e a Computação em Nuvem, sendo essencial para o aprimoramento de inúmeras atividades.

Vale lembrar que, apesar de surgir com o foco nas fábricas, essa tendência se ampliou e, hoje, traz benefícios para vários setores, como saúde e engenharia.

O que é a engenharia industrial?

A Engenharia Industrial é o ramo da engenharia responsável pela estruturação e gerenciamento de sistemas que integram pessoas, ferramentas e energia visando uma maior produtividade.

Em outras palavras, estamos falando de um campo de atuação em que o engenheiro se torna fundamental para a indústria. É ele quem faz o acompanhamento do projeto e execução da infraestrutura da fábrica, englobando a rede elétrica, de água e de gás, por exemplo.

Sendo assim, a engenharia industrial analisa custos, comanda a mão de obra e faz a gestão das instalações e do uso das máquinas e insumos no processo produtivo. Por esse motivo, é uma área dinâmica e que recebe muito apoio da tecnologia.

Tecnologia e engenharia: por que essa é uma combinação de sucesso?

A engenharia não pode ser dissociada da inovação tecnológica. Aliás, se analisarmos as evoluções pelas quais passamos, veremos que desde a saída de uma “sociedade a vapor” até a chegada ao atual cenário, em que robôs e tecnologias são uma realidade, a engenharia esteve presente.

Ainda assim, os profissionais da área são um pouco resistentes e deixam de aproveitar todo o potencial dos recursos à sua disposição.

Mesmo com esse obstáculo a ser superado, não é difícil prever que a tecnologia se tornará um elemento ainda mais indispensável para a engenharia, especialmente aquela relacionada ao ambiente industrial, que já está totalmente integrado à transformação digital.

Mas, afinal, por que essa combinação é tão poderosa? Há muitos motivos para investir na melhoria e automação de processos no setor, principalmente a redução de erros, a economia de recursos e otimização da mão de obra.

Além disso, existem muitas tecnologias que podem impulsionar o dia a dia desses profissionais e todas já estão sendo aplicadas na engenharia, como:

  • Inteligência artificial;
  • Robótica;
  • Internet das coisas;
  • Impressões 3D.

Como a engenharia industrial está sendo revolucionada?

As mudanças proporcionadas pela Indústria 4.0 nos processos de produção e na operação de máquinas e ferramentas deram origem ao que podemos chamar de Engenharia 4.0.

Essa engenharia industrial surgiu para corrigir falhas e atender às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. Com isso, estamos vivenciando uma verdadeira revolução dentro da manufatura.

Não há como deixar de citar a importância de novas ferramentas para o cotidiano da engenharia. Do chão de fábrica à gestão de projetos, elas estão mudando a forma com que os profissionais atuam, tornando tudo mais rápido e seguro. Veja alguns exemplos:

  • Softwares para gerenciar o tempo e a agenda do profissional;
  • Sistemas de gestão e planejamento de projetos;
  • Programas para desenhos técnicos;
  • Impressoras de modelos 3D;
  • Equipamentos e robôs inteligentes.

Obviamente, quando falamos em tendências e mudanças no dia a dia do engenheiro, é preciso que eles se preocupem com qualificação e atualização profissional. Afinal, eles devem ser capazes de lidar com os recursos e abandonar tarefas e processos manuais.

Como você pode se preparar para essa mudança no mercado?

Como ficou demonstrado, engenharia e tecnologia são conceitos que caminham lado a lado há algum tempo. No entanto, o setor está passando por uma forte onda de automação que merece a atenção dos profissionais em atividade.

Se você atua com engenharia industrial não pode ignorar esse novo cenário. Isso porque a falta de preparo para trabalhar e aproveitar o potencial desses novos recursos pode prejudicar seu crescimento.

Diante disso, para finalizar este post, decidimos trazer algumas dicas para que você fique pronto para exercer suas funções de maneira inovadora. Confira!

Estude e se atualize

Por mais atarefada e cansativa que sua rotina possa ser, é importante investir em novos conhecimentos. Não fique preso à graduação e busque cursos e especializações voltadas para a nova engenharia industrial.

Aprenda a comandar uma equipe

Dentro da fábrica, o engenheiro é um líder e precisa adotar essa postura. Por isso, aprenda a orientar sua equipe com clareza e objetividade, ajudando-a a superar suas limitações e aumentar sua produtividade.

Amplie seus horizontes

Novas tecnologias surgem a todo instante e você deve aprender a expandir seus horizontes e visualizar seus benefícios na prática. Sendo assim, fique de olho nas transformações e recursos e estude maneiras de incorporá-los ao seu cotidiano.

Conte com parceiros inovadores

Se estamos falando de uma revolução dentro da engenharia, é preciso contar com parceiros que entendam do assunto e estejam adaptados a essa nova realidade. Por isso, aposte em fornecedores que usam a tecnologia a seu favor e entregam projetos modernos e de qualidade.

Viu só como o mercado de engenharia industrial está mudando? Atualmente, a tecnologia vem se mostrando essencial para o cotidiano dos profissionais da área, exigindo que eles se preparem e adotem estratégias inteligentes. Já estamos vivenciando essas transformações, por isso não perca mais tempo e invista nessa tendência!


Você sabia que a Eletrorede está preparada para ajudá-lo com os processos e demandas de indústrias de todos os portes e segmentos? Fale com a nossa equipe e descubra como essa parceria pode se concretizar!


Artigos Relacionados
Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

Análise Cromatográfica: por que ela é fundamental para a indústria?

Entenda a importância da análise cromatográfica para o setor industrial. A análise cromatográfica (ou cromatografia) é uma técnica de análise com diversas finalidades. O método
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

Rede Subterrânea: conheça os benefícios

Descubra as vantagens de investir na rede subterrânea – um dos modelos de distribuição de energia. Imagine caminhar pela cidade, olhar para o céu e
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá