Análise Termográfica: Saiba o que é e como funciona.

por | 19/12/2019

A Análise Termográfica é uma prática muito comum nas manutenções preditivas, proporcionando mais eficiência e durabilidade aos equipamentos. Ainda assim, há muitas dúvidas sobre o tema e, por isso, decidimos falar um pouco mais sobre ele aqui no blog.

Como você sabe, o uso de máquinas é essencial para a operação e produção industrial. Por esse motivo, é necessário garantir que elas estejam sempre em bom estado de conservação e aptas a exercer suas funções.

Continue a leitura e veja como a Análise Termográfica pode ajudá-lo com essa tarefa!

O que é Análise Termográfica?

A Análise Termográfica é o procedimento responsável por detectar a radiação infravermelha emitida por máquinas e equipamentos, com o intuito de atestar sua eficiência e seu funcionamento.

Essa é uma técnica não invasiva, ou seja, que não atrapalha a operação do maquinário. Além disso, é eficaz na identificação de alterações de temperatura que, geralmente, indicam uma falha ou dificuldade de funcionar.

Vale lembrar que a facilidade e rapidez com que o procedimento pode ser realizado faz dele um dos mais importantes e utilizados dentro do cotidiano industrial. Afinal, os benefícios são expressivos e o esforço e o custo são reduzidos.

Como funciona a Análise Termográfica?

Como dissemos, a Análise Termográfica faz parte das ações executadas durante uma manutenção preditiva e é muito rápida no processo de medição de informações e preservação das máquinas. Mas, afinal, como ela funciona?

Em primeiro lugar, é necessário entender que a técnica torna possível a visualização de elementos que não seriam possíveis a olho nu. Assim, ela amplia nossa visão, nos permitindo identificar o espectro infravermelho.

No cotidiano industrial, esse tipo de análise permite que o engenheiro ou profissional da área averigue as condições de funcionamento das máquinas, visualizando a temperatura de circuitos e quadros de energias de média e baixa tensão.

Mas isso não é tudo! O procedimento é tão útil e eficaz que facilita a análise de diversos ambientes produtivos, como:

  • Instalações elétricas;
  • Linhas de alta-tensão;
  • Nobreaks;
  • Subestações;
  • Cabines de entradas de energia.

Quais as falhas podem ser identificadas com a Análise Termográfica?

Não restam dúvidas de que a Análise Termográfica pode (e deve) ser usada por empresas de todos os portes e segmentos. Ela é uma grande aliada dos gestores e amplia os resultados obtidos com a manutenção preditiva.

Um dos principais motivos para que seja realizada é a fácil identificação de falhas e problemas nos equipamentos. Em geral, a desregulação gera mais calor do que o comum, tornando o diagnóstico mais rápido e assertivo.

Veja, agora, os principais problemas que podem ser percebidos com a utilização da Análise Termográfica:

  • Mau contato na fiação;
  • Processo de oxidação de peças;
  • Processo de desgaste de componentes;
  • Sobrecarga de circuitos;
  • Baixa lubrificação dos componentes;
  • Atrito elevado entre peças.

Quais as vantagens de se investir nessa técnica?

Para acabar com qualquer dúvida que você possa ter sobre a necessidade de incorporar essa técnica ao seu cotidiano, vamos esclarecer as vantagens que ela proporciona e que podem ser visualizadas logo após sua implementação.

Nesse sentido, é relevante destacar que o processo gera uma economia expressiva para a indústria, que não sofrerá com a troca antecipada de equipamentos por falta de manutenção.

Além disso, ao contratar uma empresa especializada e apta a executar esse serviço, seu negócio desfrutará de outros benefícios importantes. Veja alguns deles:

  • Rápida identificação de problemas capazes de interromper a produção;
  • Reduz os gastos com manutenção;
  • Amplia a vida útil dos equipamentos e das instalações elétricas;
  • Aumenta a segurança no ambiente, evitando curtos e incêndios;
  • Evita que os equipamentos fiquem parados.

Como realizar a Análise Termográfica em seu maquinário?

Depois de todas as informações apresentadas, é provável que você tenha se interessado por esse procedimento e esteja pensando em utilizá-lo em seu cotidiano.

A boa notícia é que, conforme dissemos, a Análise Termográfica é uma técnica muito simples de ser empregada. Além disso, a leitura dos resultados é rápida e bem clara.

Apesar disso, para garantir os melhores resultados e desfrutar de todos os benefícios informados, é imprescindível seguir algumas boas práticas. Confira!

Contrate uma empresa especializada

Como essa atividade é muito importante para o funcionamento e desenvolvimento industrial, é interessante contar com o apoio de profissionais qualificados.

Nesse caso, o ideal é que seja feita a contratação de uma empresa especializada e com experiência em fazer Análises Termográficas. Pesquise as opções à sua disposição e dê preferência para parceiros que atuam com manutenção preditiva e que, claro, tenham os equipamentos necessários.

Elabore um cronograma de inspeções

Esperar que um equipamento dê problema para, somente depois, tomar alguma providência não é uma decisão inteligente. Além de aumentar os custos do negócio, isso interrompe a produção e reduz a vida útil dos equipamentos.

Sendo assim, é importante que a indústria tenha um cronograma de manutenções preditivas e faça a Análise Termográfica com frequência. Dessa forma, você evita transtornos e prejuízos financeiros.

Em resumo, quanto mais cedo você fizer o diagnóstico, mais rápido poderá agir e solucionar o problema. Isso mantém a empresa produtiva e lucrativa.

Agora que você entendeu o que é e como funciona a Análise Termográfica, é capaz de concluir que essa técnica traz muitos benefícios ao setor industrial, garantindo que as manutenções sejam executadas com planejamento e baixa interferência na produção do negócio. Portanto, não deixe de aproveitar o seu potencial!

Gostou deste post? Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe o seu comentário logo abaixo. Teremos o prazer em ajudá-lo!


Artigos Relacionados
Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa
Saiba mais

3 inovações tecnológicas no setor de distribuição de energia

Conheça as novidades que estão ganhando espaço no setor de distribuição de energia elétrica. O setor de distribuição de energia é muito versátil. A cada
Saiba mais

Kits Pré-Montados: inovação no setor de instalações

Entenda o que são kits pré-montados e conheça os benefícios de optar por esta alternativa. Qualquer obra ou instalação aparenta ser uma situação de muito
Saiba mais

Rede Subterrânea: conheça os benefícios

Descubra as vantagens de investir na rede subterrânea – um dos modelos de distribuição de energia. Imagine caminhar pela cidade, olhar para o céu e
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá