Eficiência Energética: de olho na sustentabilidade

por | 10/05/2018

Saiba tudo sobre o conceito e a prática da Eficiência Energética!

Você imagina como seria a sua rotina sem energia? Atividades simples como tomar banho ou cozinhar seriam completamente diferentes. Com tanta tecnologia, a sociedade moderna só existe por conta deste recurso. Diante disso, é preciso desenvolver práticas e estratégias pensando em Eficiência Energética.

Quer se aprofundar um pouquinho mais neste tema? Então, continue acompanhando este texto!

ANALISANDO O CONCEITO: O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

De uma maneira geral, Eficiência Energética nada mais é do que o constante esforço de aprimorar os recursos e a utilização das fontes de energia – para que o consumo seja realizado de maneira mais sustentável e consciente. Em outras palavras: menos energia, mais possibilidades.

Veja um exemplo comum:

Quando você utiliza uma lâmpada incandescente comum, saiba que ela possui uma Eficiência Energética de 8%. O que isto significa? Simples! Dentro do seu potencial, esta parcela aponta a porcentagem de energia elétrica que é transformada em luz. O restante é responsável por aquecer o meio ambiente.

No caso de uma lâmpada fluorescente compacta, a Eficiência Energética aumenta para 32% – produzindo a mesma qualidade de iluminação. Ou seja, a energia é distribuída de maneira eficaz, sem sofrer tanto com perdas.

Eficiência Energética tem tudo a ver com utilizar a energia de maneira racional e consciente para alcançar determinado potencial. Resumindo, trata-se da relação entre a quantidade de energia aplicada em qualquer operação e a quantidade disponível para a prática.

Leia mais: Como economizar energia: 5 práticas fundamentais para ajudar a sua empresa

POR DENTRO DE UM PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Precisamos de energia para garantir o funcionamento de diversos equipamentos. Desde os mais simples como lâmpadas comuns, até os sistemas mais complexos utilizados em maquinários como uma geladeira ou uma indústria. Diante desta realidade, como usufruir das fontes de energia sem explorar os recursos naturais de maneira irresponsável?

Investir no estudo e na elaboração de um projeto de Eficiência Energética é uma das possíveis respostas para esta questão. Mas, como isso funciona na prática? A Eletrorede preparou uma explicação muito bacana para te ajudar a compreender este fluxo de tarefas.

O primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto de Eficiência Energética é justamente realizar uma avaliação do potencial de todos os sistemas consumidores de energia da unidade na qual o trabalho será realizado. Depois, com base nas informações geradas, o plano estratégico das ações é elaborado.

O principal objetivo deste investimento é pensar na redução de custos dentro do consumo dos bens hídricos e energéticos. Ou seja, o projeto de Eficiência Energética pretende identificar e expor sugestões viáveis (do ponto de vista técnico-econômico) de implantação. Veja alguns tópicos fundamentais deste documento:

  • Especificações técnicas;
  • Orçamento do projeto;
  • Equipamentos e materiais necessários;
  • Soluções e planos de ação práticos;
  • Gerenciamento do projeto;
  • Gestão dos resultados;
  • Entre outros!

Qualquer empresa pode buscar o apoio de profissionais qualificados para elaborar um projeto de Eficiência Energética, oferecendo as melhores soluções para cada demanda – seja o retrofit de instalação, adaptação dos processos operacionais ou qualquer outra medida que promoverá a redução dos custos no consumo de energia de um estabelecimento. Tudo isto, é claro, assegurando que os níveis de produção e qualidade do produto final se mantenham.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA PRÁTICA

Separamos alguns exemplos práticos onde o conceito da Eficiência Energética pode ser aplicado. Veja:

  • Máquinas

Equipamentos que dependem de um motor de alto rendimento, geralmente, possuem uma economia entre 20 e 30% de energia em relação ao tradicional.

  • Climatização

É um dos setores que apresenta mais inovações e soluções tecnológicas do mercado. O retrofit de um sistema antigo possibilitará a diminuição de 30% a 50% no custo final da energia elétrica. Além disso, também contribui para economizar com os gastos em manutenção.

  • Iluminação

Lâmpadas do tipo LED possuem maior Eficiência Energética do que investir em uma iluminação composta por lâmpadas incandescentes – gerando até 90% de economia.

Entendeu por que você deve investir em um projeto de Eficiência Energética? Os benefícios para a natureza são inúmeros – e para o seu bolso também!

A Eletrorede Engenharia possui um time de profissionais capacitados para analisar, planejar e executar as soluções mais assertivas pensando em Engenharia Elétrica. Conte com o conhecimento técnico e a experiência da nossa equipe para te ajudar! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!


Artigos Relacionados
Energia fotovoltaica: o que você precisa saber sobre sistemas On e Off grid

Qual a diferença entre os sistemas On e Off grid? A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, está em alta já vai fazer um
Saiba mais

Linha viva: o que é isso?

A linha viva é uma técnica desenvolvida nos EUA por conta dos acidentes que aconteciam com eletricistas a todo momento. Ela permite a realização de
Saiba mais

NBR-5410: Medidas de proteção contra choques

Descargas elétricas são responsáveis por um grande número de acidentes e mortes no Brasil.  A NBR-5410 foi criada para prevenir esse tipo de ocorrência. A
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá