SPDA: 4 dicas para uma instalação eficiente

por | 19/06/2018

Separamos 4 conselhos fundamentais para garantir o sucesso na instalação do SPDA no seu edifício!

O SPDA tem a função de evitar ou diminuir os impactos gerados pela incidência de raios. No entanto, há alguns cuidados a serem tomados para garantir uma instalação eficiente deste equipamento. Leia o texto para descobrir quais são eles!

SPDA: CONHECENDO UM POUCO MAIS

O SPDA é uma exigência feita pelo Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT. Ele é fundamental na redução dos impactos das descargas atmosféricas, sendo extremamente útil para:

  • Equacionar riscos de incêndios e explosões;
  • Evitar danos materiais ao patrimônio;
  • Proteger a integridade física das pessoas e animais que transitam pelo edifício.

Para assegurar a eficiência do SPDA é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada. É ela que irá observar a adequação do projeto à ABNT NBR 5419/2015. Além disso, irá realizar o Gerenciamento de Risco de maneira adequada e a execução com segurança.

COMO GARANTIR A EXCELÊNCIA NA INSTALAÇÃO DO SPDA?

É preciso ficar atento (a) a alguns pontos para não cair em armadilhas ou realizar uma contratação ineficiente. A Eletrorede separou 4 dicas que vão te ajudar a obter sucesso na instalação do SPDA na sua edificação – seja ela residencial, comercial, industrial ou hospitalar.

Veja só:

1. Prefira materiais galvanizados a fogo!

A galvanização é o processo de aplicar uma camada de zinco metálico para proteger estruturas de ferro ou aço contra os impactos da oxidação. Por conta da espessura do zinco (com um revestimento médio de 0,1 mm), estes produtos possuem maior vida útil do que aqueles com galvanização eletrolítica.

Confira se a empresa contratada trabalha com a última atualização da NBR 5419. Além disso, não aceite o uso de materiais que não foram galvanizados a fogo!

2. Verifique a equipotencialização das massas metálicas

A equipotencialização é responsável pela proteção elétrica de equipamentos e, especialmente, da integridade física das pessoas. Estas medidas diminuem a diferença do potencial elétrico entre dois ou mais corpos condutores de eletricidade e evita que a falha em equipamentos provoque um acidente com choque em qualquer pessoa que precise utilizá-lo.

Por este motivo, é essencial conversar com o profissional responsável pela elaboração do projeto de SPDA para que ele considere a equipotencialização das linhas de energia, sinal e centrais de gás.

3. Proteja seus equipamentos eletroeletrônicos de maneira adequada

Além de prestar atenção na equipotencialização das massas metálicas, é preciso focar também nos aparelhos eletroeletrônicos. Proteja os equipamentos com maior sensibilidade e responsabilidade com soluções de MPS (Medidas de Proteção contra Surtos).

A maioria dos curtos-circuitos, na verdade, são consequências de descargas atmosféricas que atingem as edificações e causam prejuízos em aparelhos elétricos, estruturas metálicas e até em tubulações.

Por isso, converse com um especialista para receber as orientações adequadas.

4. Certifique-se que a empresa contratada para realizar a instalação do SPDA tem credibilidade

Muitas pessoas têm dificuldade na contratação de fornecedores confiáveis. Se você seguir à risca esta recomendação, dificilmente terá problemas com as etapas anteriores.

No momento da auditoria e renovação de laudos técnicos, alguns projetos são validados como “não conforme” por conta de falhas na execução do projeto de SPDA. É preciso ser fiel ao Gerenciamento de Risco e ao que foi projetado. Qualquer mudança pode afetar a qualidade do equipamento e deixar brechas para acidentes elétricos.

Ao contar com um profissional especializado, você terá a tranquilidade de garantir um serviço de qualidade!

Se você quiser conhecer todos os detalhes da instalação, manutenção e revisão de laudos técnicosclique aqui e faça o download gratuito do nosso Guia Completo: Tudo que você precisa saber sobre SPDA!

A Eletrorede Engenharia tem sólida experiência na análise de Gerenciamento de Risco, instalação de SPDA e renovação de laudos técnicos – atendendo clientes de diversos segmentos. Nosso time está capacitado para atender projetos seguindo as determinações da NBR 5419 atualizada.


Artigos Relacionados
SPDA: Quais são os modelos?

Gaiola de Faraday? Captor Franklin? Qual o melhor modelo para você? Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve estar ciente da
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

4 motivos para investir em um Laudo Técnico de SPDA

Separamos 4 razões para te mostrar a importância de realizar um laudo técnico de SPDA! Depois da instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas
Saiba mais

Período de chuvas: veja como se proteger da incidência de raios

Em algumas épocas do ano a chuva não perdoa. Você sabe como se proteger dos raios? O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizou um
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá