Gestão de contratos: 4 pontos que você deve prestar atenção

por | 03/07/2018

Não se trata apenas de gerenciar documentos ou prazos. A gestão de contratos pode ser fundamental para aumentar a produtividade e reduzir custos!

Executar uma obra não é uma tarefa simples. São tantas etapas e detalhes para prestar atenção, que um planejamento pode ser fator determinante para o sucesso do projeto. A gestão de contratos é uma atividade que vai te ajudar a alcançar este objetivo. Quer entender por quê? Então, continue a leitura!

CONHEÇA OS TIPOS DE CONTRATO

A jurisprudência nacional reconhece diversas categorias de contrato – previstos por Lei no Código Civil. Veja as principais modalidades:

  • Troca ou permuta;
  • Compra e venda;
  • Locação;
  • Empréstimo;
  • Depósito;
  • Corretagem;
  • Entre outros!

Por isso, antes de assinar um contrato, verifique a qual categoria ele pertence. Isto será um ponto fundamental no que diz respeito às responsabilidades de contratado e contratante.

MAS, AFINAL, O QUE É GESTÃO DE CONTRATOS?

De maneira geral, a tarefa de Gestão de Contratos existe com o objetivo de garantir que o compromisso firmado entre duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas, por vínculo judicial, cumpra todos os requisitos preestabelecidos no documento.

Se houver necessidade – e comum acordo entre as partes – a reformulação de cláusulas contratuais também estão dentro do escopo deste trabalho. Em outras palavras, fazer a Gestão de Contratos significa fiscalizar todas as etapas do processo: desde a pré-contratação até o acompanhamento pós-obra.

PRESTE ATENÇÃO!

Separamos 4 pontos estratégicos que você não pode ignorar quando o assunto é Gestão de Contratos. Veja a seguir:

#1 CUIDE DA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO

A eficiência da Gestão de Contratos está intimamente ligada à capacidade de padronização das atividades. Desta forma, a empresa será capaz de equacionar os riscos de sofrer com qualquer tipo de prejuízo ou estresse judicial.

A National Contract Management Association desenvolveu uma metodologia considerada uma referência na área: a Gestão do Ciclo de Vida do Contrato. As etapas podem ser resumidas da seguinte maneira:

I. Pré-contratação

Definição dos encargos administrativos e técnicos do contrato. As informações são reunidas em uma minuta.

II. Negociação

Este é o momento de negociar as cláusulas. Após o consenso, os detalhes administrativos, jurídicos e financeiros são formalizados no contrato.

III. Pré-execução

A terceira etapa compreende as atividades de planejamento de todas as áreas – em outras palavras, o cronograma da obra. É o momento de fazer a compra do material necessário, selecionar a equipe de profissionais que trabalhará na obra, organizar a documentação contratual e receber o fluxo de pagamentos.

IV. Execução

Como o próprio nome indica, compreende a fase da execução do projeto acordado no contrato. É importante acompanhar todas as etapas previstas no cronograma de planejamento, pagamentos, matéria-prima e auditorias.

Caso seja necessário, este é o momento de incluir termos aditivos no documento – como prorrogações ou renovações de contrato.

V. Encerramento

É a fase final da Gestão de Contratos. Neste momento, o profissional responsável deve conferir se todos os critérios previstos no documento foram executados e registrados formalmente. Só após esta etapa e do vencimento de todos os prazos previstos no contrato, o vínculo é oficialmente encerrado.

#2 CONTE COM O SUPORTE DE UM GESTOR DE CONTRATOS

Por se tratar de uma tarefa com muitas etapas e detalhes importantes, a melhor alternativa é centralizar estas atividades em uma pessoa extremamente organizada. Além disso, o gestor de contratos ainda deve ter conhecimento técnico, facilidade de negociação e um bom relacionamento interpessoal.

Considerando a complexidade do trabalho, o suporte de um profissional especializado é um investimento que vale muito a pena!

#3 FIQUE ATENTO (A) AOS PRAZOS E ORÇAMENTOS

Outro ponto importante para prestar atenção na Gestão de Contratos é o controle de prazos e orçamentos.

Isto é fundamental para garantir o cumprimento de todas as cláusulas previstas em contrato. Desta forma, será possível se antecipar a uma possível necessidade de prorrogação dos serviços – por exemplo. Em relação ao controle financeiro, o gestor também garante que as negociações tenham o melhor custo-benefício para ambas as partes – proporcionando mais economia e produtividade.

#4 NÃO DEIXE DE DOCUMENTAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Registrar formalmente os principais acontecimentos durante o processo é essencial. O Diário de Obra pode ser feito com diversos recursos e níveis de detalhamento. Procure organizar fotografias, relatórios, notas ficais, certificados e outros itens importantes para a obra.

Desta forma, será possível realizar uma gestão mais eficiente e atender às exigências de auditorias.

Entendeu por que investir em um profissional especializado em Gestão de Contratos é um bom negócio?


Artigos Relacionados
turnkey
Turn key: tudo o que você precisa saber

Uma das maiores dificuldades em um projeto é a integração das empresas responsáveis por cada etapa. Cada uma delas têm uma maneira de trabalhar, com
Saiba mais

Comunicação interna: você conversa com a sua equipe?

Entenda como a comunicação interna pode impactar os projetos da sua empresa. Você sabia que uma das principais causas para o fracasso de alguns processos
Saiba mais

Segurança no trabalho: 5 práticas essenciais

Não importa complexidade da obra ou instalação a ser executada, pensar em segurança no trabalho é uma prática fundamental para o sucesso de um projeto.
Saiba mais

Energias Renováveis e suas vantagens

A energia renovável é o fornecimento sustentável de energia que atende às necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Tecnologias que promovam a energia
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá