Efluentes industriais ou esgoto? Aprenda a diferença!

por | 18/09/2018

Entenda no que os efluentes industriais se divergem do esgoto.

Assim como qualquer outro estabelecimento, uma indústria gera diversos tipos de resíduos. Estes resíduos são chamados de efluentes industriais. No entanto, existe uma certa confusão e incerteza em relação a este termo e o esgoto. Afinal, qual é a diferença?

Neste artigo vamos explicar os dois conceitos e ensinar como é feito o tratamento adequado. Confira!

O QUE É EFLUENTE INDUSTRIAL?

Entende-se por efluente industrial todo o despejo líquido utilizado em produção dentro de indústrias. Segundo a NBR – 9800/1987, isso inclui “águas usadas para limpeza e outras fontes que podem apresentar poluição por parte dos produtos usados ou produzidos no estabelecimento industrial”.

Muitos processos industriais envolvem substâncias tóxicas. Como elas podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, recebem atenção especial de órgãos públicos – que fiscalizam e regulamentam as atividades industriais.

Um exemplo recente da regulamentação ineficiente e falta de fiscalização de efluentes industriais foi o desastre que aconteceu em Mariana (MG).

O QUE É ESGOTO?

Este é um termo mais comum aos nossos ouvidos. O esgoto pode ser a água proveniente do banho, da limpeza de roupas ou descarga. Apesar de o esgoto residencial ser o tipo mais comum, não é o único. Ele também pode ser gerado em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e indústrias.

Para evitar a contaminação ambiental, existem alguns sistemas para o tratamento de esgoto. Entretanto, como diversas pesquisas apontam, quase metade do esgoto gerado não é tratado. Segundo o Instituto Trata Brasil, nosso país ainda descarta 55% do esgoto na natureza. Este é um cenário bastante prejudicial para o meio ambiente e a população como um todo – principalmente para os ribeirinhos.

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Por conta da variedade de indústrias existentes, os resíduos produzidos por cada uma são diferentes – mas os danos causados são semelhantes. Quando em contato com a água ou solo, os efluentes industriais podem inutilizar esses recursos naturais.

Além de desastres ambientais, eles também podem trazer riscos à saúde e até mesmo para a economia. Sendo assim, o tratamento dos efluentes é extremamente necessário.

Existem 2 tipos de tratamento:

  • Tratamento químico: utiliza substâncias químicas que neutralizam os riscos de contaminação.
  • Tratamento biológico: utiliza microrganismos que digerem as substâncias poluentes, neutralizando-as.

Geralmente, o tratamento biológico é o mais adequado. Isto porque a digestão orgânica é compatível com os processos naturais.

 

A Eletrorede Engenharia é especialista em soluções na área de Instalações Hidráulicas. Dentro deste segmento atuamos com o tratamento e esgotamento de efluentes industriais. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais detalhes!


Artigos Relacionados
Instalações Hidráulicas: tudo o que você precisa saber

Entenda tudo a respeito de instalações hidráulicas e como fazê-las da forma correta em sua obra! As instalações hidráulicas são uma parte fundamental de qualquer
Saiba mais

Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Iluminação de Emergência: Tudo o que você precisa saber a respeito

O que é, qual a importância e quais os tipos de iluminação de emergência?  Uma parte muito importante do sistema de combate a incêndio é
Saiba mais

Gás natural ou GLP: Qual a diferença?

Entenda a diferença desses gases e suas vantagens. Muitas pessoas acreditam que o gás natural e o GLP iguais e que a única diferença é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá