Automação na distribuição de energia: entenda a importância

por | 25/10/2018

Quais são as vantagens que a Automação traz para a Distribuição de Energia?

Atualmente tudo é – ou está no processo de se tornar – automatizado. Desde linhas de produção aos nossos carros. No setor de energia elétrica não é diferente.

No extenso caminho que a energia percorre até chegar às concessionárias de energia, a automação está presente. E sempre acompanhando as rápidas evoluções das cidades e da população. Mas por que ela é tão importante para este setor? Confira a seguir!

AS VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO 

A fase de distribuição de energia demanda, com grande quantidade e frequência, soluções tecnológicas que proporcionam maior assertividade no processo de entregar a energia elétrica ao consumidor.

A automação, nesses casos, tem como objetivo principal melhorar o processo de distribuição de energia elétrica. Desta forma, diminui custos operacionais e tempo. Um imprevisto que a automação ajuda a evitar, por exemplo, é a interrupção de energia – uma vez que o sistema aponta faltas de energia e o operador pode solucionar o problema a distância.

Os quadros elétricos de automação de subestações e de redes de distribuição permitem a operação de circuitos de forma automática ou remota. Isso acontece através de sistemas e equipamentos que possibilitam a comunicação em tempo real com outras subestações.

Isso permite ao controlador reconhecer e monitorar:

  • Faltas de energia
  • Condutores rompidos
  • Descoordenação
  • Sobrecargas

Com os apontamentos feitos pelo operador no sistema, o equipamento age de forma automática sempre que problemas como este forem identificados.

Por ser possível operar o sistema de forma remota, uma das maiores vantagens da automação na distribuição de energia é a segurança dos profissionais envolvidos. Pois, desta forma, a supervisão e controle da subestação pode ser feita sem pessoal em campo.

O investimento em automação também facilita o processo de distribuição de energia como um todo, já que os sistemas de distribuição estão cada vez mais complexos – o que dificulta o processo de controle e operação feito pela mão de obra humana.

A Eletrorede Engenharia tem expertise em distribuição de energia, sendo uma das maiores provedoras de serviços elétricos para concessionarias de energia e obras residenciais, comerciais e industriais. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!


Artigos Relacionados
Energia fotovoltaica: o que você precisa saber sobre sistemas On e Off grid

Qual a diferença entre os sistemas On e Off grid? A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, está em alta já vai fazer um
Saiba mais

5 curiosidades sobre Energia Solar que você não sabia

Chegou a hora de conhecer alguns fatos sobre Energia Solar! Já faz alguns anos que a Energia Solar está em alta. A sustentabilidade e a
Saiba mais

Energia Solar: uma tendência no setor de distribuição

A Energia Solar vem se destacando no setor de distribuição de eletricidade. Saiba mais sobre esta tendência! O uso inconsciente dos recursos naturais acaba levando
Saiba mais

Instalações elétricas: 4 cuidados que você deve ter

Esses são os pontos que você deve se atentar quando falamos de instalações elétricas As instalações elétricas são pontos cruciais em qualquer tipo de edificação.
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá