Manutenção Preditiva: O que você precisa saber sobre essa prática!

por | 15/11/2018

A manutenção preditiva pode fazer toda a diferença em seu orçamento.

Não é incomum uma empresa ou indústria querer reduzir custos de operação e melhorar a produtividade de seus equipamentos. A solução para ambas essas questões é uma só: a manutenção preditiva.

Neste artigo, iremos abordar:

  • O que é a manutenção preditiva
  • Como funciona?
  • Quais seus benefícios?

Continue a leitura para conferir!

O QUE É A MANUTENÇÃO PREDITIVA?

A manutenção preditiva é uma técnica que tem como objetivo prever falhas em equipamentos através de inspeções periódicas.

São utilizadas técnicas que programam intervenções nas maquinas, monitorando os equipamentos, a fim de acompanhar seu desempenho, e assim, tornando possível antecipar possíveis problemas e falhas futuras.

Dessa forma, se evitam gastos com manutenções não planejadas – além de promover um melhor aproveitamento da vida útil dos equipamentos.

COMO FUNCIONA?

Comumente são analisados fatores como:

  • Vibração nas máquinas
  • Variação de pressão
  • Variação de temperatura
  • Partículas de desgaste ou contaminação

Após a coleta desses dados, feita por um programa de monitoramento, se dá origem a um resultado. Ele pode ser um diagnóstico ou apenas dar início a análise da tendência de uma futura falha.

A partir do diagnóstico é preciso identificar a origem e a gravidade do defeito encontrado. E assim, programar o reparo.

A análise consiste em prever com antecedência a falha que vai acontecer, com o auxilio de instrumentos que fazem inspeções constantes, apurando as informações referentes aos estudos das vibrações e análises de óleo, estado das superfícies e peças.

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

A manutenção preditiva traz diversos benefícios para uma empresa ou indústria. Por exemplo, ela é muito eficiente para redução de custos, já que torna possível a antecipação e prevenção de falhas em equipamentos, evitando prejuízos.

Ela também ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos, porque possibilita a tomada de ações antes que os equipamentos se desgastem ou percam componentes importantes para seu funcionamento.

Além disso, ela aumenta a produtividade. As inspeções periódicas e o acompanhamento rigoroso dos equipamentos evita que equipamentos quebrem e fiquem parados por conta de manutenção corretiva. Assim, as máquinas estão sempre prontas para serem usadas.

As técnicas utilizadas na manutenção preditiva permitem a análise das informações que as máquinas transmitem.

Com isso, é possível atuar para garantir o máximo de aproveitamento com o menor custo. Por isso, adotá-las faz toda a diferença no andamento de uma indústria ou empresa.


Artigos Relacionados
Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

seguranca-canteiro-obra
4 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

O canteiro de obras é o local mais importante de uma obra. Ele deve ser projetado com objetivo de otimizar o tempo e o espaço
Saiba mais

SPDA: 5 erros mais comuns em sua instalação

Instalar o SPDA sem os conhecimentos técnicos necessários pode colocar a vida de terceiros em risco. O SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá