3 inovações tecnológicas no setor de distribuição de energia

por | 21/06/2018

Conheça as novidades que estão ganhando espaço no setor de distribuição de energia elétrica.

O setor de distribuição de energia é muito versátil. A cada ano surgem diversas inovações tecnológicas que aumentam cada vez mais o potencial de compartilhamento de energia sem sofrer com perdas.

Aqui no blog, já falamos sobre a Rede Subterrânea e a Energia Solar. Agora é a vez de mostrar outras tendências que prometem conquistar espaço neste ramo! Continue a leitura para conhecer quais são elas!

DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

A ANEEL é o órgão responsável pela regulação dos serviços de distribuição de energia no Brasil. Observe como ela descreve o setor:

“A distribuição se caracteriza como o segmento do setor elétrico dedicado à entrega de energia elétrica para um usuário final. Como regra geral, o sistema de distribuição pode ser considerado como o conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam, geralmente, em tensões inferiores a 230kV, incluindo os sistemas de baixa tensão.”

Como em toda área de prestação de serviços, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Ela pode aprimorar as ferramentas e equipamentos utilizados – gerando uma evolução importante no nível da execução do trabalho.

A Eletrorede separou 3 inovações que estão ganhando espaço no setor de distribuição de energia. Veja quais são elas!

1. REDES INTELIGENTES DE ENERGIA

Também chamadas de “Smart Grids”, as Redes Inteligentes são sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica munidos de recursos de Tecnologia da Informação e automação. Tudo isso com alto nível de eficiência operacional.

Estes equipamentos permitem a integração das ações de todos os usuários conectados. Também estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento sustentável – pois contribuem para a redução das emissões de gases que alimentam o efeito estufa.

As Redes Inteligentes trazem vantagens para consumidores, concessionárias de energia e para o próprio sistema elétrico. Elas disponibilizam medidores eletrônicos inteligentes com funções muito interessantes. Por meio deles é possível enviar eventos e alarmes, além de realizar a medição remota.

Já existem estudos para que as Smart Grids permitam um acompanhamento mais assertivo e instantâneo do consumo e energia. A ideia é que os consumidores possam acessar as informações a respeito do próprio consumo a qualquer momento. Caso haja necessidade de repensar algum comportamento antes da chegada da conta de luz, é possível fazer isto em tempo hábil. Além disso, será possível acionar ou desligar eletrodomésticos por meio de programação remota.

Já pensando nas concessionárias de energia, os benefícios também são atrativos. Será possível analisar com maior profundidade o comportamento de consumo dos clientes. Desta forma, será possível elaborar uma ampliação da oferta de energia com um planejamento assertivo.

As Redes Inteligentes também oferecem a possibilidade de uma regulação mais efetiva de fraudes comerciais ou perdas operacionais de energia. Outra vantagem é a identificação em tempo real de qualquer queda no fornecimento da rede e automação dos reparos necessários para reestabelecer o suprimento do sistema de distribuição de energia.

A parte mais interessante das Redes Inteligentes é que elas permitem a conexão de pequenos sistemas de geração de energia (solar e eólica) em consumidores residenciais e comerciais. Ou seja: ela possibilita não só a distribuição de energia, mas também a oportunidade de microgeração. É a tecnologia trabalhando a favor de um consumo mais econômico e consciente de eletricidade.

2. MICRORREDES INTELIGENTES

Já imaginou ter o controle total da energia da sua casa, empresa ou indústria? As Microrredes Inteligentes funcionam de uma forma parecida com as Smart Grids e oferecem esta possibilidade.

O consumidor pode, por exemplo, monitorar a produção e distribuição de energia solar pelas casas de um condomínio residencial por meio de aplicativos para celulares ou tablets. A energia que não for consumida instantaneamente será estocada em baterias e enviada para a rede da distribuidora. Esta prática poderá gerar crédito nas contas de luz dos moradores.

As Microrredes Inteligentes são sistemas de geração e distribuição de energia. Elas possibilitam a integração de diversas categorias de produção de energia. Alguns exemplos: sistema eólico, fotovoltaico, controle de cargas e armazenamento.

Esta inovação ainda está em estágio de pesquisa e experimento internacional. As primeiras instalações pré-venda estão nos EUA, Japão, Alemanha, Itália e outros países da Europa. As Microrredes Inteligentes funcionam tanto conectadas às redes da distribuidora de energia, quanto de maneira independente.

No primeiro caso, a energia é armazenada durante o dia para ser consumida à noite. Isto faz com que o sistema de distribuição que abastece a cidade não fique sobrecarregado. Na segunda alternativa, as microrredes conseguem abastecer as casas por pelo menos uma hora – no caso de algum problema eventual na distribuição de energia pelas concessionárias.

A autonomia do projeto também alcança indústrias, hospitais, entre outros espaços que não podem sofrer com a falta ou deficiência na distribuição de energia.

3. CABO HÍBRIDO PARA ENERGIA E DADOS

A terceira inovação tecnológica do setor de distribuição de energia é um projeto muito interessante.

Estamos falando de um cabo híbrido: metálico por fora, mas com uma fibra óptica em seu interior. Ele tem a função de conduzir energia elétrica ao mesmo tempo em que faz a transmissão de dados em banda larga. Este equipamento também é chamado de OPDC (ou Optical Distribution Cable) e serve como referência para um segundo objetivo – montar uma rede de distribuição de energia sinérgica.

Se, por algum motivo, houver algum rompimento do cabo híbrido, a fibra óptica permite detectar o ponto exato em que a falha aconteceu. Isto possibilita que a rede de energia possa ser bloqueada enquanto o problema é resolvido.

O cabo híbrido é uma alternativa para reduzir a poluição visual dos postes de distribuição de energia e se apresenta como um elemento fundamental na arquitetura de redes inteligentes.

Gostou de conhecer estas inovações tecnológicas? A Eletrorede Engenharia é especialista em soluções de distribuição de energia para clientes de diferentes segmentos. Conte com a nossa equipe para atender você!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

Indústria 4.0: como ela vai impactar o seu negócio?

Entenda o que é e como a sua empresa pode se beneficiar com a Indústria 4.0. Provavelmente você já ouviu falar na Revolução Industrial. Este
Saiba mais

Rede Subterrânea: conheça os benefícios

Descubra as vantagens de investir na rede subterrânea – um dos modelos de distribuição de energia. Imagine caminhar pela cidade, olhar para o céu e
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá