Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

por | 29/11/2018

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra!

A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como negar. Nunca imaginamos que o homem um dia poderia ser substituído por uma máquina, porém essa é a realidade em que vivemos.

Com essa revolução tecnológica, vieram diversas vantagens. Quando falamos de engenharia – e obras de forma geral – novas tecnologias tem sido grandes aliadas na hora de fazer a gestão de uma obra:

  • Organizando documentos,
  • Registrando o consumo de materiais
  • Pontuando a eficiência dos equipamentos
  • Diminuindo desperdícios
  • Aumentando a produtividade

E muito mais!

Separamos mais 4 outras vantagens que a tecnologia traz especialmente para o gerenciamento dos registros de uma obra. Continue a leitura para conferir!

#1 ORGANIZAÇÃO

Registros de obras, por exemplo, geram um grande volume de papel nas empresas – o que dificulta o arquivamento e, consequentemente, a organização. Esses registros não podem ser jogados fora, uma vez que exigem um tempo de retenção mínimo para evitar problemas legais no futuro.

Por conta disso, investir em software que retém todos os registros de obras necessários, de forma organizada e de fácil acesso, colabora para uma gestão de obra mais eficiente e inteligente.

#2 ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Usando a ajuda da tecnologia para fazer o controle dos documentos de uma obra, é mais fácil manter tudo atualizado para que funcionários e terceiros tenham acesso.

Com isso, também é mais fácil de ter uma visão geral do que está acontecendo e pensar em ações preventivas e corretivas. Além de tornar mais fácil de registrar o cumprimento de legislações vigentes.

#3 SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE

Existem diversos softwares que conseguem fazer a integração de todas as informações dos registros de uma obra através de uma “catraca virtual”. Assim, é possível controlar o acesso de colaboradores, fornecedores e parceiros às obras, de maneira integrada.

Isso aumenta a produtividade de todos os envolvidos, uma vez que permite às equipes a localizarem informações com muito mais rapidez.

Além disso, o gestor consegue saber quem, quando e por quê acessou as informações relacionadas a obra. Integrado ao módulo de registros, facilita o bloqueio ou liberação de colaboradores – dependendo da documentação.

#4 MOBILIDADE

Outra ferramenta de grande ajuda, quando falamos do gerenciamento de registros de uma obra é um scanner móvel. Existem diversos apps para celular que podem fazer esse serviço, facilitando a digitalização de documentos físicos no canteiro de obras e agilizando o envio deles para o sistema da empresa.

 

Essas pequenas ajudas da tecnologia fazem total diferença para um gerenciamento de registros de obras eficiente. As atividades da obra se tornam mais dinâmicas e assertivas, tornando o trabalho mais organizado. Além disso, existe um maior controle do que está sendo feito – se o planejamento e cronograma estão em dia – o que garante a qualidade da obra!


Artigos Relacionados
Gestão de apontamento: o que é isso?

Entenda como a gestão de apontamento pode tornar seu trabalho mais simples e eficiente Gestores de qualquer área sabem da importância de um bom planejamento.
Saiba mais

3 inovações tecnológicas no setor de distribuição de energia

Conheça as novidades que estão ganhando espaço no setor de distribuição de energia elétrica. O setor de distribuição de energia é muito versátil. A cada
Saiba mais

Indústria 4.0: como ela vai impactar o seu negócio?

Entenda o que é e como a sua empresa pode se beneficiar com a Indústria 4.0. Provavelmente você já ouviu falar na Revolução Industrial. Este
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá