Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

por | 27/11/2018

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor.

Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os mais importantes estão: seguir as normas para realizar o projeto, analisar a estrutura do edifício e, por último – porém não menos importante – manutenção regular.

Além desses pontos, existem outros fatores importantes, especialmente quando falamos de extintores.

Por isso, separamos 4 cuidados que fazem toda a diferença para um bom funcionamento de seus extintores e, consequentemente, seu sistema de combate a incêndio.

Continue a leitura para saber mais! 

#1 EXTINTORES OBSTRUÍDOS

A localização do extintor é de extrema importância dentro de uma empresa, prédio ou indústria. Muitos gestores querem resolver problemas de espaço ao colocar extintores e hidrantes em lugares de difícil acesso ou não recomendados pelas normas.

Isso faz toda a diferença na hora de combater um incêndio.  Por isso, é importante seguir as normas e deixar claro, tanto para gestores, quanto funcionários a importância da desobstrução dos corredores de emergência e extintores.

#2 LACRE ROMPIDO

Em muitos prédios residenciais ou empresas, os próprios moradores ou funcionários rompem o lacre por má fé.

Por isso, é importante líderes de setor e condomínio ficarem atentos a isso e se preparar para substituir o extintor ou o lacre o mais rápido possível.

Isso porque, um extintor com o lacre rompido não é um extintor válido para técnicos de segurança e bombeiros.

#3 INSPENÇÕES REGULARES

Não são incomuns casos em que o casco do extintor fura e a água de dentro vaze, sem que se note. Por isso, é importante checar periodicamente os extintores de seu lugar de trabalho. Evitando descobrir que o extintor esta vazio na hora de usa-lo.

Esses são alguns itens que você deve se atentar na hora de fazer a inspeção:

  • Casco;
  • Bico da mangueira;
  • Manômetro
  • Validade da carga.

#4 MANUTENÇÃO E RECARGA

De forma geral, todos os extintores devem ser trocados ou recarregados anualmente – exceto os extintores de C02, que devem ser inspecionados e recarregados a cada 6 meses. É muito importante seguir esses prazos, fazendo toda a diferença na hora de enfrentar um incêndio.

Por isso, é preciso se atentar na hora de fazer a contratação da empresa responsável por essa manutenção. Sempre escolha uma empresa de confiança!

Esses 4 pequenos cuidados podem parecer simples, mas são eles que diferenciam um sistema de combate eficiente!

 

A Eletrorede Engenharia projeta e executa serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e combate a incêndio, atendendo clientes de diferentes segmentos. Trabalhamos com uma equipe qualificada para garantir a qualidade de nossos serviços.


Artigos Relacionados
Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Hidrante: aprenda a diferenciar cada categoria

O hidrante é um componente essencial do sistema de combate a incêndio. Aprenda a diferenciá-los! Quando pensamos em um projeto de segurança contra incêndio, este
Saiba mais

Sprinkler: conheça o chuveiro automático para combate a incêndio

O sprinkler é considerado uma das alternativas mais eficientes para evitar prejuízos materiais e a perda de vidas. Não tem jeito. Desde que foi criado,
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá