Hidrante: aprenda a diferenciar cada categoria

por | 29/08/2018

O hidrante é um componente essencial do sistema de combate a incêndio. Aprenda a diferenciá-los!

Quando pensamos em um projeto de segurança contra incêndio, este é um dos primeiros equipamentos que aparecem em nossas mentes. Mas você sabia que existem diversos tipos de hidrante? Continue a leitura para conhecer as principais categorias desta instalação!

UMA PEQUENA INTRODUÇÃO

O hidrante é uma peça essencial para o sistema de combate a incêndio. De maneira geral, são compostos por um reservatório de água com canalização fixa para resistir ao calor do fogo.

Estes equipamentos já se tornaram parte do nosso cotidiano, presentes em qualquer edificação. Seja em um condomínio residencial, prédio comercial, industrial ou hospitalar: eles são uma excelente alternativa de combate a incêndio.

A Eletrorede Engenharia separou os principais modelos de hidrante para te apresentar. Conheça as diferenças entre cada categoria a seguir!

HIDRANTE URBANO

Esta categoria é uma das mais conhecidas por serem muito representadas em produções culturais – como filmes ou desenhos. O hidrante urbano é instalado na calçada, mas possui um registro impossível de ser acionado por qualquer pessoa.

Como este reservatório é abastecido por companhias de água municipais, o Corpo de Bombeiros é o único órgão que pode liberar o fluxo de água.

HIDRANTE DE RECALQUE

Este modelo de hidrante é instalado nas áreas externas às edificações. Normalmente, ficam “enterrados” em calçadas ou colunas.

O hidrante de recalque tem como principal função abastecer a Reserva Técnica de Incêndio do edifício por meio do caminhão do Corpo de Bombeiros. Ou seja, ele é uma peça fundamental para que os profissionais possam ter recursos para combater o fogo com segurança.

Se faltar água durante o incêndio, a RT será acionada. Por isso, as válvulas do hidrante de recalque devem ser instaladas de modo que o fluxo da água possa correr em dois sentidos.

Além disso, é importante lembrar que este equipamento não deve estar localizado em locais de passagem ou estacionamentos.

HIDRANTE INDUSTRIAL

O hidrante industrial é um modelo bastante específico. Ele foi projetado especialmente para o combate de incêndios – considerando a vazão e pressão da água. Assim, possibilita maior proteção à edificação e estrutura da indústria.

Este equipamento é fundamental para o setor – visto que se trata de um ambiente com alto potencial de sofrer com incêndios graves.

Geralmente, este tipo de hidrante está fixado em colunas e não possui a mangueira a disposição. Ou seja, em caso de acidentes, a brigada deve acoplar esta peça para poder agir contra o fogo.

HIDRANTE DE PAREDE

Como o próprio nome indica esses hidrantes, geralmente, são encontrados na parte interna de edifícios comerciais ou residenciais. Por isso, é necessário oferecer treinamento aos moradores ou funcionários para o manuseio do equipamento de maneira adequada.

As caixas do hidrante de parede devem conter uma mangueira (ou mangotinhos) e seus componentes. A saída de água pode ou não ser instalada dentro desta caixa.

Dentro de cada especificação, o hidrante é uma peça-chave no combate a incêndio. Agora que você já conhece as diferentes categorias deste equipamento, sabe que ele não deve faltar em um projeto de segurança.

A Eletrorede Engenharia tem expertise técnica e prática em soluções de combate a incêndio, atendendo clientes de diversos segmentos. Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho!


Artigos Relacionados
Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Incêndios por curto-circuito: Como evitar?

Separamos algumas dicas para ajudar você a evitar curto-circuito! Quando falamos de curto-circuito, muitas vezes, não dimensionamos o estrago que ele pode fazer de fato.
Saiba mais

Extintores: você deve tomar estes 4 cuidados!

Você precisa se atentar a esses cuidados com seu extintor. Ter um bom sistema de combate a incêndio eficiente depende de inúmeros fatores. Dentre os
Saiba mais

Sprinkler: conheça o chuveiro automático para combate a incêndio

O sprinkler é considerado uma das alternativas mais eficientes para evitar prejuízos materiais e a perda de vidas. Não tem jeito. Desde que foi criado,
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá