Gás natural ou GLP? Descubra os principais mitos e verdades sobre o tema

por | 05/07/2018

Quando se trata de Gás Natural e GLP, muitas afirmações sem embasamento são feitas. Vamos desmistificar alguns mitos sobre o assunto!

Você conhece as principais diferenças entre Gás Natural e GLP? No texto a seguir vamos esclarecer algumas dúvidas elementares, além de comentar as principais afirmações sobre cada produto. Vale a pena conferir este conteúdo!

POR DENTRO DOS CONCEITOS

O primeiro passo para desmistificar falsas afirmações é dar embasamento teórico e técnico a respeito do tema. Neste caso não é diferente. É importante entender – pelo menos o básico – do assunto antes de se aprofundar um pouco.

#1 GÁS NATURAL

Trata-se de um combustível fóssil, composto 90% por metano e uma proporção menor de gases como butano e propano. O Gás Natural é encontrado em reservatórios profundos do subsolo e fornecido por uma rede de distribuição encanada.

#2 GLP

Também conhecido como Gás Liquefeito de Petróleo – ou gás de cozinha. O GLP também pode ser encontrado nas reservas do subsolo ou é gerado do processo de refino do petróleo cru. Depois disso, o gás é engarrafado em cilindros ou botijões – e comercializados a granel.

VERDADEIRO OU FALSO?

Agora que você aprendeu a diferenciar o GLP do Gás Natural, separamos algumas afirmações a fim de desmistificar os principais mitos sobre o tema. Vamos lá?

#1 Em relação a segurança, o GLP oferece maior perigo do que o Gás Natural.

Falso. Ambos são inflamáveis quando estão próximos de fontes de ignição – como, por exemplo, motores de geladeira ou lâmpadas. Em ambientes fechados, o GLP (mais denso) se acumula junto ao solo. Já o Gás Natural é mais leve que o ar e se desloca para o teto. Em espaços externos, os dois gases se espalham e desvanecem no ar.

Na verdade, o que realmente garante a segurança no armazenamento dos gases são as normas de segurança de instalação e manutenção – regulamentadas pela ABNT e Corpo de Bombeiros.

#2 O Gás Natural é mais caro do que o GLP.

Verdadeiro. O gás de cozinha tem preços mais flexíveis. Além disso, você só reabastece o botijão quando necessário e só paga pelo que consome.

Já o Gás Natural é vendido por concessionárias estaduais. Por conta deste monopólio, existem algumas tarifas que encarecem o custo do produto – principalmente para empresas de pequeno porte.

#3 O GLP tem uma distribuição mais capilarizada geograficamente.

Verdadeiro. Por conta da facilidade de armazenamento e logística de transporte, o gás de cozinha consegue chegar em todas as cidades do País. Além disso, seu abastecimento é 100% garantido.

Ao contrário, o Gás Natural depende de incentivos estatais e não alcançam todos os municípios. O abastecimento pode ser interrompido por conta de agentes externos, como obras públicas.

#4 O Gás Natural é mais eficiente e sua chama é mais limpa do que o GLP.

Falso. A medição dos gases deve ser realizada com base no Poder Calorífico Inferior – ou seja, o calor de combustão dos combustíveis. Oficialmente, o Gás Natural tem a medida de 8.800 Kcal/M³ (a 20oC e 1 atm); já o GLP mede 11.100 Kcal/Kg. Logo, o PCI do gás de cozinha é o vencedor do desafio.

Em relação às chamas, a diferença está entre os queimadores de forno utilizados.

#5 Tanto o GLP, quanto o Gás Natural são mais ecológicos do que a lenha.

Verdadeiro. Ambos se mostram uma excelente alternativa de geração de energia em larga escala – ganhando de combustíveis como diesel e carvão. Apesar do Gás Natural ter 90% de metano em sua composição, estima-se que apenas 1% desta porcentagem escape dos dutos e polua a atmosfera.

O GLP não possui gases nocivos para o Efeito Estufa em sua composição.

Se você tem outras dúvidas ou quer saber mais detalhes sobre o Gás Natural e o GLP, entre em contato com a Eletrorede. Nossa equipe tem conhecimento técnico e experiência de trabalho com este tipo de instalação hidráulica e poderá responder todas as suas perguntas sobre o assunto!


Artigos Relacionados
Instalações Hidráulicas: tudo o que você precisa saber

Entenda tudo a respeito de instalações hidráulicas e como fazê-las da forma correta em sua obra! As instalações hidráulicas são uma parte fundamental de qualquer
Saiba mais

Sistema Novec 1230: O que é isso?

Conheça tudo sobre o sistema Novec 1230, o mais eficiente do mercado. O Sistema Novec 1230 é o agente extintor desenvolvido pela 3M, um dos
Saiba mais

Iluminação de Emergência: Tudo o que você precisa saber a respeito

O que é, qual a importância e quais os tipos de iluminação de emergência?  Uma parte muito importante do sistema de combate a incêndio é
Saiba mais

Gás natural ou GLP: Qual a diferença?

Entenda a diferença desses gases e suas vantagens. Muitas pessoas acreditam que o gás natural e o GLP iguais e que a única diferença é
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá