Análise Cromatográfica: por que ela é fundamental para a indústria?

por | 19/07/2018

Entenda a importância da análise cromatográfica para o setor industrial.

A análise cromatográfica (ou cromatografia) é uma técnica de análise com diversas finalidades. O método pode ser aplicado em diferentes áreas da Ciência – desde o refinamento do petróleo até a perícia criminal. Entenda mais sobre o tema no artigo a seguir.

O QUE É ANÁLISE CROMATOGRÁFICA?

No começo do século XX, M. S. Tsver fez um experimento muito interessante. Ele moeu plantas e dissolveu seus pigmentos. A solução que resultou deste processo foi despejada em um tubo vertical cheio de giz moído. O resultado desta experiência foi que cada pigmento percorreu o tubo em diferentes velocidades – deixando seus rastros no caminho e inspirando o termo. A origem da palavra vem do grego: “chroma”, cor e “grafein”, grafia).

Atualmente, a análise cromatográfica é considerada uma das técnicas de análise mais versáteis – e essencial para o setor da indústria. Também pode ser definida como um processo físico-químico de separação de misturas. Em outras palavras, de sólidos em uma solução.

O fundamento da cromatografia está baseado na diferença das propriedades e composições das substâncias. Assim, a interação de cada uma com as duas fases da técnica (estacionária e móvel) acontecerá de maneira distinta – a velocidade de migração será desigual.

AS FASES DO PROCESSO

Por ser uma técnica com um índice de aplicabilidade muito grande, a análise cromatográfica é classificada de acordo com:

  • O objetivo da separação (analítica ou preparativa);
  • O sistema cromatográfico (em coluna ou planar);
  • A fase móvel (líquido, gás ou gás pressurizado – com composição constante ou variável);
  • A fase estacionária (líquida, sólida ou quimicamente ligada);
  • O modo de separação (adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou afinidade);
  • O modo de operação (frontal, deslocamento ou eluição).

Contudo, as fases são as mesmas – independendo da classificação. Veja:

I. Fase Estacionária

Nesta etapa, a substância que está sendo analisada se fixa na superfície de outro material – como, por exemplo, um papel de filtro.

II. Fase Móvel

Nesta fase, as substâncias que serão isoladas são “arrastadas” por um solvente fluido (líquido ou gasoso) – como, por exemplo, vapor de álcool etílico.

SETOR INDUSTRIAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DA CROMATOGRAFIA?

A análise cromatográfica tem um papel muito importante em diversas áreas, especialmente na indústria. Por meio desta técnica é possível analisar e separar misturas complexas com muita precisão em pouco tempo. É um processo bastante eficiente, usado com o objetivo de:

  • Quantificar as impurezas de um produto;
  • Determinar a composição e formulação de um produto;
  • Controlar a qualidade de ativos e formas farmacêuticas;
  • Estudar a estabilidade e degradação de um produto;
  • Calcular a porcentagem do princípio ativo.

Desta forma, a área de controle de qualidade é muito beneficiada – porque tem a possibilidade de obter resultados preciso em um curto espaço de tempo.

A Eletrorede Engenharia conta com uma equipe capacitada para atender indústrias de diferentes segmentos. Uma das especialidades e soluções que oferecemos para o setor é a coleta de amostra de óleo isolante para análise cromatográfica. Para saber mais detalhes entre em contato conosco!


Artigos Relacionados
Saiba como a engenharia industrial está sendo revolucionada.

O que você sabe sobre o mercado de engenharia industrial atual? Muita coisa está mudando e os profissionais da área devem estar preparados para essa
Saiba mais

Tecnologia: Como ela facilita o gerenciamento de registros de uma obra?

As novas tecnologias estão revolucionando a forma que trabalhamos em uma obra! A tecnologia revolucionou a forma que vivemos de diferentes formas. Não tem como
Saiba mais

De olho na NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A NR-12 é uma das Normas Regulamentadoras mais importantes da Consolidação de Leis Trabalhistas. Leia o texto e saiba mais detalhes sobre este tema! Em
Saiba mais

Análise Termográfica: descubra sua importância para a indústria

Entenda o que é, como funciona e qual a importância da Análise Termográfica para a sua empresa. Não tem como falar em manutenção no setor
Saiba mais

BUSCA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Encontre-nos

SÃO PAULO
(11) 94148.9881
Av. Rouxinol, 1041, sl. 606, Moema

CAMPINAS
(19) 3255.0537
Rua Hoche N. Segurado, 39, Vila Marieta

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12) 3906.1000
Rua Cel. Eurico C. Souza, 35, Jd. Diamante

VITÓRIA
(27) 99730.7330

Rua Leocádia P. dos Santos, 115, Enseada do Suá